Autor Tópico: Ponteiro Temperatura do motor  (Lida 4852 vezes)

Offline Carlos_98

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guarda
  • Garagem : Renault Clio 1.2 Energy 92
Ponteiro Temperatura do motor
« em: 13 de Fevereiro de 2018, 19:06 pm »
Boas a todos, tenho um clio 1.2 energy de 92, e hoje ao dar à chave pela primeira vez o ponteiro reagiu de uma maneira que eu nunca tinha visto.
O que aconteceu foi que ao ligar ignição o ponteiro subiu logo para o meio (carro frio e temperatura ambiente de uns 5ºC), dei à chave e deixei aquecer o motor, ele foi até ao penúltimo traço e depois disparou a ventoinha.
Agora o que faço? Vejo do sensor, ou do quadrante? Alguém tem conhecimento desta matéria?
O meu quadrante é igual a este da foto.
Obrigado.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Ponteiro Temperatura do motor
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2018, 19:21 pm »
Á partida deve ser do sensor de temperatura , no bloco do motor/caixa do termostato.. verifica a ficha e se o comportamento se mantiver tens de mudar, isso é barato..

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2018, 23:17 pm »
Isso nunca me aconteceu. Tive um R19 que o quadrante é quase igual e ele assinalava a temperatura incorrecta mesmo após troca de sensores.

Troquei de quadrante e deixei de ter esse problema.

P.S - Onde deu para notar que realmente estava errado foi depois na leitura do combustível onde com o depósito cheio o indicador ia além do máximo e a luz de reserva acendia a meio do último quarto.
Como disse, troquei de quadrante e o problema foi-se.

Mística Jaeger. Os Veglia não costumam dar esses problemas, pelo que soube.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2018, 23:57 pm »
Antes de trocar seja o que for, é ver os valores com o multímetro do sensor de temperatura. Ver se a frio e Às varias temperaturas têm os valores de resistência indicados para a temperatura em questão.

Offline Carlos_98

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2018, 00:14 am »
Obrigado a todos,

Antes de trocar seja o que for, é ver os valores com o multímetro do sensor de temperatura. Ver se a frio e Às varias temperaturas têm os valores de resistência indicados para a temperatura em questão.
E sabe dizer quais os valores normais de resistência do sensor?

Isso nunca me aconteceu. Tive um R19 que o quadrante é quase igual e ele assinalava a temperatura incorrecta mesmo após troca de sensores.

Troquei de quadrante e deixei de ter esse problema.

P.S - Onde deu para notar que realmente estava errado foi depois na leitura do combustível onde com o depósito cheio o indicador ia além do máximo e a luz de reserva acendia a meio do último quarto.
Como disse, troquei de quadrante e o problema foi-se.

Mística Jaeger. Os Veglia não costumam dar esses problemas, pelo que soube.
Vou verificar qual é o meu, a nivel da gasolina, quando lhe meter já vejo, mas parece estar bom nesse aspecto.

Á partida deve ser do sensor de temperatura , no bloco do motor/caixa do termostato.. verifica a ficha e se o comportamento se mantiver tens de mudar, isso é barato..

Como disse irei testar, se verificar as leituras mais altas do que o normal sei que é o sensor, se estiver bom vejo se a cablagem está em condições e não faz massa. Agora só precisava então dos valores de referência do sensor de temperatura. Alguém sabe?

Obrigado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 14 de Fevereiro de 2018, 08:07 am »
Segundo o autodata:

20ºC - 3060-4045 ohm
40ºC - 1315-1600 ohm
80ºC - 300-370 ohm
90ºC - 210-270 ohm

Se o sensor em frio já está a meio , pode mesmo ser do sensor, mas verifica também se o termostato está a funcionar bem, ou seja enquanto o carro está frio não circula agua pelo radiador e quando aquece começa a circular. Consegues ver isso verificando se o tubo que vai do termostato ao radiador aquece ou não. Vai comparando com os tubos que vão à sofagem.

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #6 em: 14 de Fevereiro de 2018, 08:31 am »
O meu actual tinha um problema no ponteiro da gasolina. Cheio ficava antes do indicador máximo.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk

Offline Carlos_98

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2018, 14:00 pm »
Segundo o autodata:

20ºC - 3060-4045 ohm
40ºC - 1315-1600 ohm
80ºC - 300-370 ohm
90ºC - 210-270 ohm

Se o sensor em frio já está a meio , pode mesmo ser do sensor, mas verifica também se o termostato está a funcionar bem, ou seja enquanto o carro está frio não circula agua pelo radiador e quando aquece começa a circular. Consegues ver isso verificando se o tubo que vai do termostato ao radiador aquece ou não. Vai comparando com os tubos que vão à sofagem.

Obrigado, de qualquer forma, testei hoje o manómetro, retirei a ficha e dei à ignição e o ponteiro foi para o meio, coloquei um clip a fazer de chante e subiu. Assim deduzo que é o manómetro, pois com a ficha desligada deveria ficar no minimo, mas fica a meio. Agora a minha questão é: Será que não consigo arranjar aquilo? Há alguém que perceba destes quadrantes renault?

Cumprimentos.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro de 2018, 17:55 pm »
Aquilo é um voltímetro praticamente, consoante a voltagem assim o ponteiro mexe. Ou seja, quando varia a resistência à massa. Quanto menor for a resistência, mais ele marca.
É preciso ver também se não será um curto circuito na cablagem que provoca isso.