Autor Tópico: Laguna II Ph II 2.0 150 '07 Perda de potência  (Lida 5074 vezes)

Offline miqq

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Garagem : Clio II Ph1 1.2 58cv | Laguna II 2.0 150cv
Laguna II Ph II 2.0 150 '07 Perda de potência
« em: 15 de Fevereiro de 2019, 14:25 pm »
Boa tarde a todos,

Como o título indica, estou com problemas de potência num laguna  2 2.0 150cv de 2007 - na primeira vez que senti foi em andamento, perdi a potência por completo e o pedal do acelerador pouco ou nada respondia. Hoje, pela terceira vez em uma semana, no primeiro arranque do dia, o carro pegou bem à primeira sem solavancos mas para arrancar é preciso puxar pelas rotações pra lá das 2mil e não largar a embreagem totalmente para ele se mexer...
De salientar que desde a primeira vez que aconteceu sinto falta de potência em geral no carro e consumos elevados, ontem aparecia 11.5/100l

Offline miqq

• 1.0 SCe
  • *
Re: Laguna II Ph II 2.0 150 '07 Perda de potência
« Responder #1 em: 15 de Fevereiro de 2019, 14:46 pm »
Pelo que analisei aqui no fórum, algumas das hipóteses que julgo que possam ser:

- Turbo obstruído ?
- EGR ?
- Medidor de massa/MAF ?

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
« Responder #2 em: 15 de Fevereiro de 2019, 14:48 pm »
Boa tarde por experiência própria nos 1.9dci desliga o medidor de massa de ar e verifica se o carro recupera parte da potência (não serve de solução mas no meu serviu logo para ver que o massa de ar estava com problema ) se sentires alguma potência de volta podes sempre tentar limpar o massa de ar e tentar ligar a ver se resolve se não terás que comprar um novo.
O ideal seria sempre passares em alguém com máquina de diagnóstico pois pode ser egr também ou mesmo o turbo em si só vendo os valores em tempo real e que se consegue retirar alguma conclusão mas eu começava por experimentar o maf pois no 1.9dci sentia o mesmo problema (intermitente) e desligando a ficha fiquei com 75% da potência de volta andou inclusive desligado pois a limpeza não resolveu até chegar o novo e serviu para solução de recurso até chegar o novo (são caríssimos originais).
Cumprimentos

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #3 em: 15 de Fevereiro de 2019, 16:56 pm »
Algum tubo que vai para o intercooler roto ou braçadeira desapertada?

Em tempos num carro igual o tubo que vem do intercooler saltou e eu ia ficando encravado numa ultrapassagem...
Estava a ultrapassar e de repente o carro ficou sem forca, por muito que acelerasse.
Parei fui ver e descobri que o tubo que vem do intercooler para a borboleta tinha saltado.
A sorte foi que ia aultrapassar numa AE e nao vinha ninguem de frente, mas se fosse numa estrada vulgar podia ter acontecido o pior...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #4 em: 15 de Fevereiro de 2019, 17:22 pm »
neste carro os tubos do intercooler costumam realmente dar o berro, começa por ai em verificar se não vês vestígios de óleo junto dos tubos. dá uma vista de olhos nos meus tópicos que falo disso em alguns...

Offline miqq

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 16 de Fevereiro de 2019, 12:25 pm »
Desliguei o medidor de massa de ar e o carro parecia outro andar... Andei apenas cerca de 1km e voltei a ligar. Fiz o teste com o Carro parado, embraido, com o sensor ligado e pedal a fundo chega ás 3mil e não vai mais - sensor desligado vai até à redline.
Fui a um colega, liguei a uma máquina (maxiDAS DS808) apagou-me os erros, inclusive um do travão elétrico que tinha desde que troquei a bateria (falarei mais tarde na criação do DB), ao diagnosticar outra vez dava sempre erro de problema de injeção.
Hoje, para ajudar à festa, mesmo com o maf ligado, aparece-me "verificar sistema anti-poluiçao". Será de ter andado algum tempo com o sensor desligado ou também devo estar com problemas na válvula EGR ?

Hoje fiquei de saber valores para as seguintes opções que o mecânico me falou:
- colocar maf nova e fazer ou não reprogramação
- anular maf e fazer reprogramação para consumos
- anular EGR também...

A minha ideia antes disso, seria também limpar o maf e testar.

Gostava de saber as vossas opiniões. Já agora, tenho o carro à cerca de duas semanas. Tem 126000km, em breve faço um diário de bordo e colocarei algumas fotos.

Offline miqq

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro de 2019, 13:02 pm »
Verifiquei os tubos e as abraçadeiras desse tubo e pareceu-me tudo bem..

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #7 em: 16 de Fevereiro de 2019, 18:07 pm »
Tinha algum erro relacionado com egr na Centralina da injeção?....
Andar com a ficha desligada não tem nada a ver com o erro aparecer no CB tens de voltar a ligar a máquina de diagnóstico e ver o que originou a mensagem (a mensagem em si é genérica) pois pode ter várias causas aponto para problema da MAF e EGR a precisar de uma limpeza no mínimo.

Offline miqq

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2019, 21:57 pm »
Desde já, obrigado a todos.
Não, só apareceu umas horas depois...
Vou partir por então realizar limpeza da egr e maf.

Offline miqq

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 26 de Fevereiro de 2019, 00:36 am »
Boa noite a todos !
Resolvi então tirar o MAF fora e realizar a tal limpeza.
Como o segundo parafuso do MAF esta por baixo, retirei-o junto com a caixa do filtro de ar...
Primeiro ponto a reparar mal tiro a caixa do filtro de ar ? Metade da esponja da parede da caixa já não existia e penso já ter visto aqui algures no fórum malta a falar que esta esponja com o tempo perdia as suas propriedades e começava a desfazer-se. E afirmo, simplesmente passava o dedo e ela desfazia-se, deduzo que ela inicialmente não seria assim tão sensível - acabei por retirar a metade que faltava.

Spray de contacto para cima e dentro do sensor, limpeza ao de leve, uma ligeira abanadela e mostro aqui o belo pedaço que estava mesmo dentro do sensor - Este e mais algumas partículas mais pequenas...

Conclusão: Após a limpeza, liguei o sensor, o carro voltou logo ao "normal" e esta responder perfeitamente a meu ver. A limpeza foi feita no dia 21-02 (5Dias atrás), o erro de injeção desapareceu mal liguei o sensor (só apareceu por eu ter desligado o sensor, de salientar que aquando as perdas de potencia, não aparecia erro!)
Também tinha falado do erro "Verificar sistema anti-poluição", que só me tinha aparecido após ter andado +/-24h com o sensor desligado e coincidência ou não, desapareceu no dia seguinte à limpeza após ter feito uns 3-4 pequenos percursos.

CB Limpinho Limpinho  :dance:

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #10 em: 26 de Fevereiro de 2019, 01:44 am »
Simples fácil e melhor que tudo...barato...ainda bem que resolveste o problema...agora convinha e se souberes de quem tenha máquina de diagnóstico para apagar algum erro que ainda esteja na Centralina para mais tarde se for necessário não ter lá esses erros e levar a um eventual futuro diagnóstico errado.
Quanto ao resto a maf ficou como nova...
Se poderes esclarecer...Limpaste com spray de contactos e mais o que? Cotonetes?
Obrigado e cumprimentos 

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #11 em: 26 de Fevereiro de 2019, 08:48 am »
No meu LagunaII  2.0 dci que tive e era de 2005 tambem tive que tirar essa maldita esponja que se estava a desfazer.

Como é possivel terem metido essa me*** aí?...

Enfim...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline miqq

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 26 de Fevereiro de 2019, 21:46 pm »
Limpei com spray de contacto, cotonetes, pano e um mini soprador-pincel que tenho mas que se faz bem o serviço sem ele.
Em relação a ter tirado a esponja, noto que agora com o capô aberto, quando o turbo descomprime a caixa vibra e faz mais ruído - mas dentro do carro não noto isso.
Sim, em breve irei levar outra vez à maquina de diagnostico.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 27 de Fevereiro de 2019, 00:27 am »
Essa esponja serve para reduzir o ruído.
Mas essa caixa fica antes ou depois do filtro do ar?

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #14 em: 27 de Fevereiro de 2019, 09:50 am »
Essa esponja fica depois do filtro, no fundo da caixa de ar, a caminho da MAF e do turbo.

Portanto a esponja que se vai soltando vai para lá.