Autor Tópico: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda  (Lida 3813 vezes)

Offline flavio87

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: carregado
  • Mensagens: 70
  • Garagem : renault 19
Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« em: 22 de Fevereiro de 2020, 20:41 pm »
Boas pessoal,a minha laguna 1.9 dci anda com o ralenti muito incerto e em andamento maior parte das vezes sempre que carrego na embraiagem o ralenti começa a descer e vai abaixo,sem falar que depois para voltar a pegar tenho de insistir pelo menos umas 3 a 4 vezes porque pega e vai abaixo, alguém me sabe explicar o que poderá ser,já ando com medo de andar na Renault e que fique empanado de vez!sem falar que começou por dar um erro no quadrante de defeito de carga na bateria de vez em quando agora sempre que ando na carrinha da sempre esse erro no quadrante,o que poderá ser? obrigado

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2020, 21:16 pm »
Achas que tens hipóteses de passar na cacoilauto?
Podem ser demasiados erros e complicados para opinar sem mais informação...

Offline flavio87

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: carregado
  • Mensagens: 70
  • Garagem : renault 19
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #2 em: 23 de Fevereiro de 2020, 23:57 pm »
Hoje fui dar uma vista de olhos ao motor e deparei-me com a ficha da egr desligada,voltei a liga-la e o ralenti ficou certo sem oscilaçoes,pensei que tivesse solucionado o problema,mas assim que fui dar uma volta a carrinha ficou sem potencia,não se sente o turbo e aparece erro da injecção ou injeção deficiente,já tirei a egr e limpei-a pois também até não tinha muito carvão voltei a montar e o problema mantém-se,alguém me pode ajudar ou dar alguma dica?

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2020, 12:13 pm »
Provavelmente a egr precisa de ser trocada. Deu alguns problemas nesse motor. Eu acho que tenho algures por este fórum um PDF de como a testar.

Offline flavio87

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: carregado
  • Mensagens: 70
  • Garagem : renault 19
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #4 em: 26 de Fevereiro de 2020, 10:05 am »
O mais estranho é que o turbo não se nota sequer a trabalhar,e quando ele devia de atuar dá erro de injeção e a carrinha deixa sequer de desenvolver,tenho de desligar e voltar a a ligar, reparei que a válvula de vácuo que vai á wastegate e á válvula de fecho da borboleta de admissão não atua quando desligo o carro e a wastegate por mais que acelere não mexe,será a válvula de vácuo que não está a funcionar?tou a ficar sem ideias,já liguei á máquina apaquei os erros todos,mas este erro voltou a aparecer e a carrinha não anda nada!

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #5 em: 26 de Fevereiro de 2020, 13:49 pm »
Isso pode ser uma fuga de vácuo por aí algures (embora não explique o ir abaixo ainda ontem andei a ver o estado de um apoio do motor na minha laguna ao meter o braço para ver melhor lá dei um toque num tubo de vácuo e lá fui eu com menos 60cv e com a mensagem de avaria na injeção parei mais a frente em local seguro e lá vi o tubo solto liguei ao depósito do vácuo e o carro voltou ao normal mas isso parece ser sintoma de falta de vácuo e admissão entupida a egr já andava desligada por algum motivo.
Eu quando comprei a minha o tubo de vácuo da borboleta já vinha anulado (tapado na ponta) julgo que seja um problema crónico nunca me dignei a tentar ligar pois a peça deve estar avariada e deve fazer fugir vácuo o que dá os mesmos sintomas vê isso de preferência num bom mecânico.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #6 em: 28 de Fevereiro de 2020, 08:28 am »
Apagar os erros e não dizer quais eram, não é lá grande ajuda.
Saber quais são os erros que aparecem ajuda a perceber a origem do problema.
Esse turbo é de geometria variável? Se o turbo não altera a sua geometria, vai causar uma diferença de fluxo de ar que o motor não está À espera, e pode causar esse erro.

Offline flavio87

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: carregado
  • Mensagens: 70
  • Garagem : renault 19
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #7 em: 29 de Fevereiro de 2020, 21:23 pm »
Sim o turbo é de geometria,já coloquei outra válvula (n75) vi os tubos todos de vácuo tá tudo ok,o engraçado é que não tenho turbo,não sinto ele a disparar,a carrinha tá Morta,já vi o turbo e não tá partido nem nada do gênero,os tubos não tão rotos,não sei mesmo!tou a desanimar!

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #8 em: 29 de Fevereiro de 2020, 21:33 pm »
A linha de escape?

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline flavio87

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: carregado
  • Mensagens: 70
  • Garagem : renault 19
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #9 em: 01 de Março de 2020, 12:04 pm »
O que eu tenho visto em vídeos é que a wastegate sobe e quando desligam o tubo de vácuo ela desce,com o motor ao ralenti,e no meu motor não faz nada quando faço esse teste,e a wastegate não tá presa pois eu consigo mexe-la á mão,e o que eu noto é que só faz vácuo do servo freio, é como se as válvulas de vácuo nenhuma trabalhasse,mas é estranho pois já coloquei a (n75) nova do me resta a outra pequena que está agarrada ao colector de admissão que propriamente nem sei o que faz !

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #10 em: 01 de Março de 2020, 18:34 pm »
Consegues ver o turbo a fazer spooling enquanto aceleras?

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline flavio87

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: carregado
  • Mensagens: 70
  • Garagem : renault 19
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #11 em: 01 de Março de 2020, 21:39 pm »
Já coloquei a minha mulher a acelerar e a ver o turbo e a wastegate nem mexe!e em andamento quando o turbo devia de disparar da o erro de injeção deficiente e tenho de desligar e voltar a ligar o carro para voltar a andar

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #12 em: 02 de Março de 2020, 06:28 am »
Se colocares o dedo na ponta do tubo de vácuo que encaixa na wastgate e acelerares sentes a fazer forca/vácuo?

Offline flavio87

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: carregado
  • Mensagens: 70
  • Garagem : renault 19
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #13 em: 02 de Março de 2020, 20:50 pm »
Não sinto nada

Offline flavio87

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: carregado
  • Mensagens: 70
  • Garagem : renault 19
Re: Renault laguna 1.9 DCI vai abaixo!ajuda
« Responder #14 em: 02 de Março de 2020, 22:28 pm »
Já tentei ver em Videos no YouTube para testar a wastegate mas não consigo perceber a maneira como colocam os tubos para testar,alguém me consegue explicar?