Autor Tópico: ajuda  (Lida 10276 vezes)

Offline richard quintaneiro

• Renault laguna
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: ponte de vagos
  • laguna
ajuda
« em: 15 de Outubro de 2010, 21:53 pm »
ola a todos. tenho um pobrema com meu carro ele e uma laguna de 2002 ten me dado pobremas e nao sei o que faser. nao a queria trocar mas esto a ter muitos gastos com ela
richard quintaneiro

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: ajuda
« Responder #1 em: 15 de Outubro de 2010, 21:58 pm »
Qual(ais) os problemas? Eu tenho uma de 2003, e já lhe vou conhecendo as manhas. Se deres um pouco mais de informação, vais ver que o pessoal por cá te dá umas dicas para resolveres os problemas (ou pelo menos parte deles...)
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

MRC

• Visitante
« Responder #2 em: 15 de Outubro de 2010, 22:00 pm »
richard, atenção ao português, sff.

A moderação,

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #3 em: 15 de Outubro de 2010, 22:02 pm »
bem, antes de mais, precisas de explicar melhor:

que motor tem? (por ex. 1.9?)
que problemas está a dar?

• Renault laguna
  • 1.0 SCe
  • *
  • laguna
« Responder #4 em: 15 de Outubro de 2010, 22:11 pm »
ela tem um motor 1.9. ja tive que mudar a enbraiajen e tive que mudar o turbo tive que por tudo novo. desculpen o portugues e vim da venezuela
richard quintaneiro

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 15 de Outubro de 2010, 22:19 pm »
A questão dos turbos é muito frequente nestas carrinhas. Também o da minha foi à vida, e levou o motor com ele.

Em termos de recomendações gerais, faz mudanças de óleo e filtros de óleo e ar mais frequentes que o recomendado (encurta os 30.000 km recomendados para 10 ou 15 mil km, e nunca mais do que um ano), com óleo sintético 5w40 de qualidade (procurando promoções de hipermercados e afins, compras shell helix diesel ultra por cerca de 30€/4l), nunca faças arranques muito violentos a frio (até o ponteiro da temperatura chegar ao nível normal, pois só a temperaturas mais elevadas o óleo flui mais fluentemente), e espera cerca de 1 minuto/minuto e meio entre o parar o carro e desligar o motor (para que o turbo desacelere, evitando cortar a lubrificação enquanto ainda se encontra em elevadas rotações).

Quantos km tem o carro? A embraiagem é peça de desgaste, pode ser normal a mudança...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

• Renault laguna
  • 1.0 SCe
  • *
  • laguna
« Responder #6 em: 15 de Outubro de 2010, 22:22 pm »
tamben tenho o motor a faser un barulho estranho ja me falaran que o tenho que mudar. disseran para por um motor do ano de 2004 que e o melhor para a laguna mas nao sei o que faser.
richard quintaneiro

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #7 em: 15 de Outubro de 2010, 22:25 pm »
Quem te disse, a Renault? Algum mecanico amigo? Amigos numa conversa de Cafe?

Se foi a ultima hipotese, nao te admires pois a imagem desse modelo ficou manchada e muito com os problemas do turbo, dai ter a má fama e ao minimo ruido e motor para o lixo segundo algumas pessoas, no entanto neste forum existem varios utilizadores que ja partiram turbos e substituiram e os motores continuam de boa saude, isso claro se forem tidos os devidos cuidados como mencionado reduz em muito a hipotese de problemas. Nao a anula mas minimiza.

• Renault laguna
  • 1.0 SCe
  • *
  • laguna
« Responder #8 em: 15 de Outubro de 2010, 22:32 pm »
o pobrema e so as de 2001 e 2002 que estao assim mas se tiver que por um motor novo meto os motores 1.9 de 2004 falan vem deles mas ja ando com medo de gastar mais dinheiro e nao ficar boa
richard quintaneiro

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #9 em: 15 de Outubro de 2010, 22:35 pm »
O problema não é só nas de 2001 e 2001, as de meados de 2003 ainda tiveram esses problemas.

Um barulho no motor é demasiado geral... Comprar um motor numa sucata é sempre uma lotaria, pois não sabes o tratamento que teve. Reparar o motor que tens deverá ser mais viável (dependendo obviamente do seu estado), e em princípio melhor opção.

Essa história de mudar o motor por um de 2004 não seria propriamente solução, pois o problema não estará no motor em si, mas mais provavelmente na electrónica (forma como a ECU gere o turbo?). Li num fórum inglês (que vale o que vale) que um fulano garantia a pés juntos que o problema era do tubo que levava o óleo do motor para o turbo (tubo com uma curvatura muito acentuada, o que limitava o fluxo de óleo para lubrificar o motor, e que levava, no longo prazo, à deficiente lubrificação do veio do turbo e consequentemente ao turbo partido) - teria sido essa a modificação nos carros de fins de 2003/início de 2004 que resolveu o problema dos turbos partidos. Nunca consegui saber se isto tem ou não ponta de verdade, ma quando na Renault me mudaram o motor e turbo, uma das peças novas que foi posta foi efectivamente esse tubo.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, 22:36 pm por nelsonjrgomes »

• Renault laguna
  • 1.0 SCe
  • *
  • laguna
« Responder #10 em: 15 de Outubro de 2010, 22:51 pm »
eu tenho este carro a poco tempo tem 9 meses na minha mao. o motor ja ten 164 mil klm a ultima ves que se mudo o oleo foi na norauto e meteran para 30 mil eres disseram que era o melhor
richard quintaneiro

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #11 em: 15 de Outubro de 2010, 22:58 pm »
richard , no teu perfil onde esa escrito «titulo personalizado » emenda a palavra renout para RENAULT sff .

quanto ao oleo , conselho , muda o oleo desse carro a cada 10 mil km , ou anualmente e acredita que poupas muito esse motor e esse turbo

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #12 em: 15 de Outubro de 2010, 22:58 pm »
Lá por meterem o óleo "para 30.000 km" não quer dizer que o tenhas que lá deixar 30.000 km, e tendo esse carro um feitio especial, nada como tentar prevenir danos de maior...

É algo muito fácil mudar óleo e filtro de óleo; sugiro-te que o aprendas a fazer (gastas 10€ em material - uns 3€ na chave quadrada para desapertar o bujão do cárter e o resto numa chave de filtros, e dura-te o resto da vida) e faças tu as mudanças frequentes. Eu faço as revisões "grandes" a cada 30.000 km na Renault, mas isso não me impede de fazer mudanças de óleo intermédias. Hoje em dia os óleos de qualidade não são assim tão caros, o filtro de óleo custa uns 10€. Por 50€ fazes a festa. Claro que isto não te resolve o problema actual, mas quando o tiveres resolvido, trata bem do motor que é meio caminho andado para afastares problemas futuros...

• Renault laguna
  • 1.0 SCe
  • *
  • laguna
« Responder #13 em: 15 de Outubro de 2010, 23:10 pm »
pois nisso ten razao fica mais barato. ela bao vai ter que ficar nao a quero trocar e uma carrinha boa e confortavel ten tudo o que e presiso. o mais estranho que eu acho e que um mecanico me falo que tinha que mudar o motor mas eu pucho por ela e responde muito bem.
richard quintaneiro

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #14 em: 15 de Outubro de 2010, 23:14 pm »
O problema não é só nas de 2001 e 2001, as de meados de 2003 ainda tiveram esses problemas.

Um barulho no motor é demasiado geral... Comprar um motor numa sucata é sempre uma lotaria, pois não sabes o tratamento que teve. Reparar o motor que tens deverá ser mais viável (dependendo obviamente do seu estado), e em princípio melhor opção.

Essa história de mudar o motor por um de 2004 não seria propriamente solução, pois o problema não estará no motor em si, mas mais provavelmente na electrónica (forma como a ECU gere o turbo?). Li num fórum inglês (que vale o que vale) que um fulano garantia a pés juntos que o problema era do tubo que levava o óleo do motor para o turbo (tubo com uma curvatura muito acentuada, o que limitava o fluxo de óleo para lubrificar o motor, e que levava, no longo prazo, à deficiente lubrificação do veio do turbo e consequentemente ao turbo partido) - teria sido essa a modificação nos carros de fins de 2003/início de 2004 que resolveu o problema dos turbos partidos. Nunca consegui saber se isto tem ou não ponta de verdade, ma quando na Renault me mudaram o motor e turbo, uma das peças novas que foi posta foi efectivamente esse tubo.

Sim também já ouvi essa teoria, e acredito que assim seja.