O problema não é só nas de 2001 e 2001, as de meados de 2003 ainda tiveram esses problemas.Um barulho no motor é demasiado geral... Comprar um motor numa sucata é sempre uma lotaria, pois não sabes o tratamento que teve. Reparar o motor que tens deverá ser mais viável (dependendo obviamente do seu estado), e em princÃpio melhor opção.Essa história de mudar o motor por um de 2004 não seria propriamente solução, pois o problema não estará no motor em si, mas mais provavelmente na electrónica (forma como a ECU gere o turbo?). Li num fórum inglês (que vale o que vale) que um fulano garantia a pés juntos que o problema era do tubo que levava o óleo do motor para o turbo (tubo com uma curvatura muito acentuada, o que limitava o fluxo de óleo para lubrificar o motor, e que levava, no longo prazo, à deficiente lubrificação do veio do turbo e consequentemente ao turbo partido) - teria sido essa a modificação nos carros de fins de 2003/inÃcio de 2004 que resolveu o problema dos turbos partidos. Nunca consegui saber se isto tem ou não ponta de verdade, ma quando na Renault me mudaram o motor e turbo, uma das peças novas que foi posta foi efectivamente esse tubo.