Ora então surge a primeira duvida aqui neste nosso espaço reservado a motores...
Devo começar por dizer que esta situação se arrasta à algum tempo e nenhuma medida foi tomada para verificar nem corrigir o problema.
O problema no R19 (1.4 energy de duplo carburador

) lá de casa é que o arranque dele está complicado. Fica inicialmente como se a carga da bateria estivesse muito baixa mas pouco tempo depois, 2 ou 3 seg, ele começa com a ignição normal. Acontece que agora tem acontecido mais vezes e em algumas delas, mantem a rotação como se tivesse sem bateria sempre (isto com o meu pai, cmg tal nunca aconteçeu). Se estiver frio ele está uns segundos assim mas se for a quente é mais raro acontecer tanto tempo, normalmente dá 2 tentativas de ignição fracas e depois vai ao normal...
O que vos pergunto é se fazem ideia do que será? Sem perceber muito (leia-se nada) de mecânica pensei em 3 possibilidades:
Bateria a ir cus cães, mas acho estranho que insistindo continuamente ele fique "boa".
Motor de arranque que não esteja nas melhores condições e me esteja a lixar o esquema todo.
Uma bobine que existe encostada ao chassis que está a ficar marada. Penso que à uns anos teve de ser substituida mas não me lembro bem pois ainda era novo... A bobine é uma coisa deste genero mas de origem, só mostro aqui caso não seja o nome técnico da peça e asssim ficam esclarecidos:

Se alguém me puder ajudar agradeço.