Autor Tópico: trabalhar estranho a frio  (Lida 11182 vezes)

Offline Richa

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trabalhar estranho a frio
« em: 27 de Janeiro de 2011, 17:21 pm »
Boas

Tenho um clio II 1.5 dci de 80cv com 150000 feitos este fds.
Aos 90000 mudei 2 velas.

Durante 6 anos sempre dormiu na rua, com as temperaturas de inverno aqui da covilha. A frio sempre fez umas vibrações, mas como não gosto de arrancar logo com o carro, esperava 30s a 1 minuto, as vibrações desapareciam e seguia viagem.

em Novembro e Dezembro as vibrações custavam um pouco mais a desaparecer, ao que pensei, que pelo menos as outras 2 que não mudei deveriam estar queimadas.

Há 2 ou 3 semanas, comprei uma garagem, mas parece que o gajo não gosta, e esta segunda, custou a pegar, durante uns 5s tudo bem, e depois começou a vibrar cada vez mais, até que acendeu a luz da resistencia e quase não se aguentava ao ralentin enquanto que deitava fumo branco. Depois acelerei até as 1500RPMs e deixei estar assim por uns segundos, e voltou ao normal, e apagou a luz. Dai para cá tem feito sempre isso a frio, mas como sei que vai perder rotação e vibrar, dou-lhe um pouco de aceleração e já não faz, em estrada, tudo normal.

Ontem mudei as 4 velas. Hoje demanha, fumo branco e vibração. que acham que poderá ser?

Offline Artur

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #1 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:23 pm »
pergunta estupida ( digo eu )

mudas te as 4 velas porque ?

Offline Richa

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:32 pm »
pergunta estupida ( digo eu )

mudas te as 4 velas porque ?

porque tinha 3 pifadas, e a 4ª até podia ter pifado hoje, assim mudei as 4.

Offline tvaz

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:35 pm »
Por norma as velas mudam-se as que estão queimadas, logo mudar as 4 tem que ficar bom...

Offline Artur

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:39 pm »
pergunta estupida ( digo eu )

mudas te as 4 velas porque ?


mas o problema que tens , nada tem a ver com as velas . Velas fazia com que custasse a pegar e ficasse a mastigar ( tipo a deitar fumo sem pegar )
no teu caso , ou tens um problema no sensor de arranque a frio ( pois aceleras um bocado e deixa de fazer ) ou noutra coisa que agora não me ocorre . Liga a maquina e faz diagnostico a ver o que acusa .

as velas , deitas te dinheiro a rua
porque tinha 3 pifadas, e a 4ª até podia ter pifado hoje, assim mudei as 4.

Offline Richa

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #5 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:40 pm »
Por norma as velas mudam-se as que estão queimadas, logo mudar as 4 tem que ficar bom...
Pois, isso foi o que eu pensei


É normal as velas trazerem sujidade? é que as que penso serem de origem, que até custaram um pouco mais a sair, traziam terra, ou um acumulado de pó que parecia terra, ou isso são particulas que se vâo acululando?

Offline Black Phoenix

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #6 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:44 pm »
Normalmente sim, o chamado carvao.

Offline Richa

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #7 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:46 pm »
no teu caso , ou tens um problema no sensor de arranque a frio ( pois aceleras um bocado e deixa de fazer ) ou noutra coisa que agora não me ocorre . Liga a maquina e faz diagnostico a ver o que acusa .

e onde fica esse sensor?

já agora, queria ver se era alguma coisa que pudesse resolver sem ir à máquina, mas sem mexer grande coisa.

Tb acho que não é o filtro do gasoleo, senão acontecia em andamanto

Offline Richa

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #8 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:47 pm »
Normalmente sim, o chamado carvao.

Mas não era preto, era castanho, tb no sitio da rosca

Offline Artur

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #9 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:47 pm »
resolver sem ir a maquina ? ahhhhhh tabem ..... se tivesse ido a maquina e mesmo que tivesses de pagar o diagnostico , já te tinha ficado mais barato que as velas ;)

Offline Black Phoenix

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #10 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:48 pm »
Puderes resolver ate poderás, mas como pode ser tanta coisa e preferivel ires directamente a maquina e se for o sensor indica por ser electronica. E assim escusas de te por a desmontar e nao ser tantas quantas as coisas que te recomendarem.

Offline Richa

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #11 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:49 pm »
resolver sem ir a maquina ? ahhhhhh tabem ..... se tivesse ido a maquina e mesmo que tivesses de pagar o diagnostico , já te tinha ficado mais barato que as velas ;)

Pois, mas tinha-as mudado na mesma, podia era terem sido só 3

Offline Artur

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #12 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:56 pm »
resolver sem ir a maquina ? ahhhhhh tabem ..... se tivesse ido a maquina e mesmo que tivesses de pagar o diagnostico , já te tinha ficado mais barato que as velas ;)

Pois, mas tinha-as mudado na mesma, podia era terem sido só 3

para que  ? ainda nao percebi e acho que nem nunca vou perceber porque o pessoal gosta de mudar velas nos diesel ....
já tive carros com 300 e 400 mil com velas de origem .... e na maquina acusavam queimadas desde os 50 mil ou menos ...
as velas no diesel servem apenas para por o motor a trabalhar quando a temperatura é inferior a 0 graus ..... E quando ligam , as vezes nem 3 segundos trabalham .....
mas ok , força com as velas

Offline Caçoilauto

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #13 em: 28 de Janeiro de 2011, 09:04 am »
o carro durante o dia pega normalmente?

Em caso afirmativo tem a ver com ar no circuito diesel. ou um injector .

Tens que fazer um diagnóstico cuidado senão andas a enterrar dinheiro e não resolves.


Temos todos que nos consciencializar que nos dias de hoje o diagnóstico não poderá ser feito por experiência de profissão, por ouvido ou qualquer outro intuito. Existem mecanismos que estão ao nosso alcançe para realizar esses diagnósticos e desse modo temos que os usar.


Quando estamos doentes não tomamos um medicamento qualquer. A automedicação sempre foi condenável. Nos carros é igual....

Offline Richa

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Re: trabalhar estranho a frio
« Responder #14 em: 28 de Janeiro de 2011, 10:38 am »
Ontem à tarde depois de 4h parado, e estava frio, não fez nada, quando nos dias anteriores bastava 1 ou 2h parado para dar os sintomas referidos.

Há noite estive a fazer a revisão, estava na altura, filtro do ar, do oleo, do gasoleo e Oleo. Estava parado desde as 19, e as 23:30, tudo normal. Hoje de manha, normal.

o carro durante o dia pega normalmente?

Em caso afirmativo tem a ver com ar no circuito diesel. ou um injector .

Tens que fazer um diagnóstico cuidado senão andas a enterrar dinheiro e não resolves.


Temos todos que nos consciencializar que nos dias de hoje o diagnóstico não poderá ser feito por experiência de profissão, por ouvido ou qualquer outro intuito. Existem mecanismos que estão ao nosso alcançe para realizar esses diagnósticos e desse modo temos que os usar.


Quando estamos doentes não tomamos um medicamento qualquer. A automedicação sempre foi condenável. Nos carros é igual....
Como já referi anteriormente bastava algumas horas parado para fazer o que referi.

Tb sei que o melhor é ir directamente ao médico. Já mudei o que considero de facil resolução, se voltarem a aparecer os sintomas, vai à máquina, ou médico!!! :wink: