Autor Tópico: Renault Megane 1.5 DCI 2004 - "Deficiência na injecção"  (Lida 75715 vezes)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Renault Megane 1.5 DCI 2004 - "Deficiência na injecção"
« Responder #15 em: 26 de Fevereiro de 2011, 20:08 pm »
perder gasoleo pelos bicos junto a ficha ? :S agora é que fiquei todo trocado ....
o bico do injector fica numa ponta do injector , a ficha , na ponta contraria :S
mas se mandas te reparar e não está bom , porque não vais reclamar com quem ( não ) reparou ?

Offline Paulo Relvão

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #16 em: 05 de Maio de 2011, 14:15 pm »
Hoje também me aconteceu o mesmo problema. Já é a segunda vez, da primeira fui ao mecânico e apagaram as deficiências que tinha gravado e ficou bom. Hoje aconteceu o mesmo, dá erro de Deficiência de Injecção e a luz SERVICE está sempre ligada. Noto ainda um trabalhar diferente, tipo metálico, não sei bem... mas o motor continua a puxar bem....! Estou com receio de andar e estar a agravar mais o problema, mas ele tem de ver se aguenta até chegar a casa.
Isto será problemas de injectores ou será outro problema?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #17 em: 05 de Maio de 2011, 14:17 pm »
apagaram o erro e ficou bom , NÃO , errado , completamente , fica bom quando se resolve o problema , apenas limparam a memoria de erros

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #18 em: 05 de Maio de 2011, 15:54 pm »
Hoje também me aconteceu o mesmo problema. Já é a segunda vez, da primeira fui ao mecânico e apagaram as deficiências que tinha gravado e ficou bom. Hoje aconteceu o mesmo, dá erro de Deficiência de Injecção e a luz SERVICE está sempre ligada. Noto ainda um trabalhar diferente, tipo metálico, não sei bem... mas o motor continua a puxar bem....! Estou com receio de andar e estar a agravar mais o problema, mas ele tem de ver se aguenta até chegar a casa.

OS erros só aparecem quando na verdade existem problemas a sua limpeza nunca pode ser antecedida da resolução dos problemas ou até mesmo em deterimento desta.

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
« Responder #19 em: 05 de Maio de 2011, 17:17 pm »
Noto ainda um trabalhar diferente, tipo metálico, não sei bem...

Eu no teu lugar ia com o carro direitinho à oficina...

Os meganes dCi de 2003/2004 dão muito este problema de deficiência na injecção, o meu também já deu o erro 3/4 vezes, mas a mensagem e a luz service acendem 1 ou 2 segundo e apagam de imediato, nunca notei nenhuma perda de potência. Acontece sempre em acelerações mais fortes em 2ª ou 3ª velocidades, excepto uma delas que deu com o carro parado e o motor de arranque nem sequer piava, uma vez que o erro deveria de estar a dar "ordem" para tal.
Fui à Renault e na clip apenas acusou uma falha no contactor do pedal de travão (acho que disse bem), nada de problemas de injecção propriamente dita. Limparam o erro, e daí para cá voltou a aparecer mais umas 2 vezes, desaparece de imediato e aparentemente nada se passa com o carro. Pelo que ouço estes sintomas são comuns a muita gente.

No teu caso, trabalhar metálico pode indicar problemas "a sério"... manda ver isso.

Offline Paulo Relvão

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #20 em: 05 de Maio de 2011, 17:33 pm »

OS erros só aparecem quando na verdade existem problemas a sua limpeza nunca pode ser antecedida da resolução dos problemas ou até mesmo em deterimento desta.

A verdade é que depois de ter apagado as anomalias, este ficou a trabalhar normalmente sem que a luz do SERVICE estivesse ligada. Na altura o erro que deu foi do sensor do acelarador (acho eu), por acaso lembro-me do tapete no dia anterior se ter embrulhado debaixo do pedal do acelarador... não sei se terá sido isso que provocou o erro.

Offline Paulo Relvão

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 05 de Maio de 2011, 17:45 pm »

Os meganes dCi de 2003/2004 dão muito este problema de deficiência na injecção, o meu também já deu o erro 3/4 vezes, mas a mensagem e a luz service acendem 1 ou 2 segundo e apagam de imediato, nunca notei nenhuma perda de potência. Acontece sempre em acelerações mais fortes em 2ª ou 3ª velocidades, excepto uma delas que deu com o carro parado e o motor de arranque nem sequer piava, uma vez que o erro deveria de estar a dar "ordem" para tal.
Fui à Renault e na clip apenas acusou uma falha no contactor do pedal de travão (acho que disse bem), nada de problemas de injecção propriamente dita. Limparam o erro, e daí para cá voltou a aparecer mais umas 2 vezes, desaparece de imediato e aparentemente nada se passa com o carro. Pelo que ouço estes sintomas são comuns a muita gente.

No teu caso, trabalhar metálico pode indicar problemas "a sério"... manda ver isso.
Já marquei para amanhã de manhã. Essas falhas que desaparecem logo que dão ao teu, tb me acontece muitas vezes, parece que é normal... que de normal não acho nada, mas prontos. Mas estas versões são assim mesmo, quanto a isso não há nada a fazer! Outra situação que me acontece muitas vezes é começar aos soluços ao andar em regimes baixos, mas isso acho que se deve a um apoio por baixo do motor que me parece estar com demasiada folga.  :angel:
Vamos lá ver se amanhã não tenho nenhuma trste noticia.

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #22 em: 05 de Maio de 2011, 17:48 pm »
Se é um erro que persiste, i.e., se a luz service se manteve ligada até o erro ser apagado, e se dizes notar um trabalhar diferente, acho mesmo que devias mandar ver isso... mas tu é que sabes.

Uma coisa é um erro momentâneo que possa ter sido originado por um pico de sujidade ou vácuo no sistema de injecção, e que depois pode iludir o sistema levando-o a acusar um erro noutro lado (no meu caso o pedal do travão não tinha nada), outra é o que dizes notar no teu carro...

Offline Paulo Relvão

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 06 de Maio de 2011, 10:15 am »
Hoje de manhã fui com o carro à oficina e ao ligar o carro à maquina deu dois erros. Um foi no pedal do acelarador, o outro foi no injector 3. Pelo que o mecânico disse, pode ser problema no pedal do acelarador que é eléctrico e por algum motivo pode estar a enviar dados errados que provoca estes erros de injeção. Parece que é comum estes avariarem!!
Seja como for e que se fez foi eliminar os erros e ver como estava a funcionar todo o sistema de injeção, desde medir pressão dos injectores, do turbo, se os injectores não se tinham descodificado, etc, etc. Pelo que vimos todo os sistema de injecção esta a funcionar normalmente e com os valores normais.
Se este problema voltar a acontecer e se verificar que está tudo bem com injectores e sensores e sei lá mais o kê, vai-se substituir um acelarador e ver se não volta a dar problemas.
Para já está a funcionar bem e sem erros.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #24 em: 06 de Maio de 2011, 10:28 am »

Já marquei para amanhã de manhã. Essas falhas que desaparecem logo que dão ao teu, tb me acontece muitas vezes, parece que é normal... que de normal não acho nada, mas prontos. Mas estas versões são assim mesmo, quanto a isso não há nada a fazer! Outra situação que me acontece muitas vezes é começar aos soluços ao andar em regimes baixos, mas isso acho que se deve a um apoio por baixo do motor que me parece estar com demasiada folga.  :angel:
Vamos lá ver se amanhã não tenho nenhuma trste noticia.

Conto-vos uma historia. Megane dCI 1.5 de 100Cv, 2004. Carrinha de serviço da minha antiga empresa. De vez em quando em autoestrada acendia a luz de Service e no mostrador da mesma "Deficiência de Injecção". Não se notava alterações no regime do motor nem o seu trabalhar. Deixou-se andar assim, ate que um dia parou na autoestrada. Resultado: Motor Novo.

E assim termino este pequeno conto verídico com a seguinte citação:

Esse tipo de problemas não desaparece por acaso, nem acontecem porque é "normal"! O problema continua lá, e os danos causados sao elevados e caros.

Offline jpcp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 06 de Maio de 2011, 10:51 am »

Esse tipo de problemas não desaparece por acaso, nem acontecem porque é "normal"! O problema continua lá, e os danos causados sao elevados e caros.

Tens toda a razão. No entanto, no meu caso em particular e na grande maioria pelo que se lê por aqui, ligando à máquina não dá um erro muito lógico (no caso do Paulo deu injector 3, algo em concreto). Na minha carrinha foram verificados na altura pela Renault todos os injectores, e estava tudo normal. Ia com cerca de 120.000Km (tinha trocado há pouco tempo a distribuição)  e vai agora com quase 170.000 sem que nenhum problema ao nível do motor se tenha revelado. Acusa o erro a espaços de tempo muito longos, 1 ou 2 vezes por ano no máximo. Sempre que aparece dá cagaço, é verdade, mas o que fazer?

Ou seja, por mais que concorde contigo, o que é que se pode mandar arranjar se não detectam nada de grave, apagam o erro e nos dizem para voltar a andar normalmente com o carro? Como já foi discutido aqui noutro tópico, mandar fazer uma revisão/substituição preventiva aos bronzes, injectores, turbo, etc.. é demasiado caro... o mais sensato a fazer não será mesmo ir andando e esperar que não seja nada de grave? É uma questão pertinente acho eu.

Volto no entanto a frisar, se acompanhado destes erros vier perda de potência momentânea, barulhos no motor, etc... aí a história é outra.

Offline Paulo Relvão

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 06 de Maio de 2011, 15:42 pm »
Conto-vos uma historia. Megane dCI 1.5 de 100Cv, 2004. Carrinha de serviço da minha antiga empresa. De vez em quando em autoestrada acendia a luz de Service e no mostrador da mesma "Deficiência de Injecção". Não se notava alterações no regime do motor nem o seu trabalhar. Deixou-se andar assim, ate que um dia parou na autoestrada. Resultado: Motor Novo.

E assim termino este pequeno conto verídico com a seguinte citação:

[/quote]

Pois, até posso concordar contigo...!
Mas vou mandar arranjar o Kê? Neste momento está tudo a funcionar com normalidade.
Por exemplo no teu caso dizes que deixaste andar e que teve de levar motor novo! Motor novo como? Que acontceu para levar assim um motor novo? O motor partiu? Foi problemas de injecção!!!
Eu tive há uns anos um R19 comercial e um belo dia na auto-estrada ia ele quase na sua rotação máxima e houve uma biela que partiu e abriu um buraco no bloco do motor que cabia lá o meu punho. E este até essa altura sempre funcionou bem! Portanto isso de ter de levar um motor novo, não é assim qualquer maneira.

Offline naines

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga, Portugal
« Responder #27 em: 05 de Julho de 2011, 14:43 pm »
Boa tarde Pessoal,

Fui na passada sexta feira ao meu mecânico e falei-lhe deste problema "Deficiência na injecção". Então ligamos a chamada "Clip" (penso não estar em erro) e acusou 2 problemas:
 - uma vela (causa para de vez em qd o carro ao ligar (em frio) as rotações "soluçarem" durante 1 a 2 segundos)
 - e a válvula da bomba do gasóleo;

*Nota:
Os valores de EGR e Injectores estavam OK;

Segundo o meu mecânico esta válvula pode ser a origem para o tal problema "Deficiência na injecção", alguém já teve problema semelhante?!

Obrigado,
Naines

Offline naines

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga, Portugal
« Responder #28 em: 07 de Julho de 2011, 11:45 am »
bom dia,

Alguém pode dar uma dica sobre o tópico acima?!
Segundo o meu mecânico, o problema na válvula da bomba do gasóleo pode ter origem em outro sitio.

Obrigado,
Nuno

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #29 em: 07 de Julho de 2011, 17:06 pm »
já limparam a egr ? já a tiraram fora para verificar ? é por ai que devem começar