Autor Tópico: Motor não arranca  (Lida 24804 vezes)

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
Motor não arranca
« em: 03 de Março de 2011, 19:57 pm »
Boas. Tenho uma Megane II 1.5 dci 105cv de 2006 com 140.000 km. Aqui há mais ou menos um mês teve algumas dificuldades no arranque. O motor de arranque funcionava mas patinava um pouco. Esta situação não era constante e notava-se mais a meio de uma viagem maior, do tipo Lisboa - Porto. No sábado passado parei na área de serviço a meio da A1 e parou de vez.

O mesmo sintoma. O motor de arranque dá sinal mas não pega.

A oficina Renault para a qual foi o carro foi enviado, perto do meu local de trabalho fez um diagnóstico: falta de compressão. Deverão ser os segmentos disseram. Todas as pessoas com quem tenho falado acham uma situação quase impossível (Carro com 140.000 km). Deram de imediato um valor estimativo para reparação de 3.000 a 4.000 euros. Só abrindo o motor poderiam ser mais precisos.

Tomei a decisão de deslocar a viatura para o concessionário onde comprei o carro e onde sempre efectuei as reparações e revisões. Ao telefone também acharam uma avaria muito pouco provável, mas nada é impossível. Perguntaram-me se tinha deitado muito fumo ou se tinha sentido o motor a perder potência. Nada disto se verificou.

O que poderá originar uma situação destas numa viatura com estes km rodados, sem problemas anteriores e manutenções regularmente efectuadas?

Obrigado.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Motor não arranca
« Responder #1 em: 03 de Março de 2011, 20:15 pm »
fazia algum ruido tipo ferro a roçar?

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 03 de Março de 2011, 21:51 pm »
Não fez nenhum barulho. Fiz parte da A2 e toda a A1 sempre a andar e depressa. Nunca senti nada. Decidi parar para por água no limpa vidros.

Entretanto a viatura foi retirada da oficina e aguarda junto à casa de um familiar meu que a envie de reboque para a outra oficina.

Este meu familiar disse-me agora ao telefone que tentou pegar o carro e que nem o motor de arranque dá sinal. Faz um simples "trec-trec".

Confesso que estou muito baralhado!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 03 de Março de 2011, 22:19 pm »
neste momento com essas descrições e com tanta coisa a mistura , confesso que nem sei o que diga .
há que começar por uma ponta

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 04 de Março de 2011, 19:13 pm »
Foi substituida a bateria. Já dá sinal mas continua a nao pegar. A descrição que me deram é que parece que o motor ao pegar "desliza"....

Alguma ideia?

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #5 em: 04 de Março de 2011, 19:28 pm »
eu sei que vai parecer uma pergunta estupida... mas a bateria tem Ah suficientes??  :lipsrsealed:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 04 de Março de 2011, 20:00 pm »
Foi substituida a bateria. Já dá sinal mas continua a nao pegar. A descrição que me deram é que parece que o motor ao pegar "desliza"....

Alguma ideia?

mas puses te o carro onde ? num sapateiro ? o motor desliza ? loooooooool oh pah , só mesmo para rir .... tendo um diagnostico anterior ( falta de compressão ) estão a tentar fazer o que ? um milagre ? Se continua na mesma , só há 2 hipoteses , verificar se o motor de arranque está bom , se não está é trocar , se está é partir para outra . Tentem por o carro a trabalhar de empurrão que tiram as duvidas e se tiver segmentos colados pode ser que descole , já que é ao «calhometro» siga

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 04 de Março de 2011, 23:57 pm »
Não é ao calhometro. A questão que se põe aqui é que a opinião das pessoas com quem falei é unânime. É muito improvável que se trate de algum problema com os segmentos.

Não estou disposto a mandar  abrir o motor do meu carro por duas tretas.

O carro aguarda transporte para o concessionário onde foi vendido e onde foram feitas as manutenções. A troca de bateria serviu de despiste para um possível problema. A terminologia utilizada para descrever a acção do motor foi explicada aqui na expectativa que alguém pudesse entender melhor o que se passa quando se tenta arrancar o motor. Infelizmente não somos todos experts de mecânica.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 05 de Março de 2011, 00:00 am »
boa sorte

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 12 de Março de 2011, 00:16 am »
Próxima segunda vão abrir o motor.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 12 de Março de 2011, 00:25 am »
infelizmente a opinião uniname das pessoas que pensa que é impossivel , ao contrario daquilo que foi dito aqui , pode ter servido apenas para estragar mais .... com as insistencias de tentar por o motor a trabalhar . Se tinhas segmentos colados , agora o mais certo é teres cilindros riscados , isto se não houve mais danos ainda .

boa sorte

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 12 de Março de 2011, 20:33 pm »
Nunca tentei por o carro a pegar a empurrão. As tentativas foram feitas só com o carro parado através da ignição.

"Segmentos colados". Alguém me pode explicar como isso pode acontecer?

Obrigado

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 12 de Março de 2011, 20:36 pm »
foi isso que referi , tentar por o motor a trabalhar , pode ter causado mais estragos , quando o motor de arranque roda , todo o conjunto roda tambem .

segmentos colados podem acontecer por falta de lubrificação ( falta de oleo , oleo não indicado , oleo sem as propriedades correctas ) por aquecimento ( falta de agua , falta de arrefecimento ) etc , so depois de desmontar , olhar , ver , analisar é que se pode pedir uma conclusão

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 13 de Março de 2011, 00:29 am »
Compreendo. Não aconteceu nada disso. Nem aqueceu, nem ficou sem óleo. Sou muito cuidadoso com essas coisa, para além do computador de bordo dar todas essas indicações.

A falta de compressão poderá estar relacionada com outro problema para além dos segmentos?

Após uma reparação deste tipo (abertura de motor, com o que poderá ser reparado), a fiabilidade será a mesma de um motor fechado na fábrica? O que se pode esperar?

Obrigado

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 13 de Março de 2011, 01:32 am »
se for uma reparação bem feita , a fiabilidade nunca fica comprometida