Autor Tópico: ralentin alto  (Lida 13300 vezes)

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
ralentin alto
« em: 21 de Maio de 2011, 16:06 pm »
Boas,

O meu carro laguna 1.6 16v de 98,

Como sempre tive carros a diesel e os meus dotes de mecânica são muito básicos o funcionamento da gasolina ainda me é estranho.  O que me leva a questionar o que pode estar a acontecer para que quando ligo o carro frio este fique com a rpm entre 1500 / 2000, o que me parece anormal, quando o carro esta a temperatura normal volta a ter a rpm que penso ser a normal entre as 700 / 800 embora por vezes fique nas 1000. Já detectei também que por vezes quando paro por exemplo num semáforo as rpm oscilam.

Entretanto numa pesquisa aqui no forum dei com este diy http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.0, postado pelo Artur. Procedi então a limpeza destas peças mas parece não ter resolvido. Troquei também o filtro de ar.

A questão é há algum teste que eu possa fazer para tentar chegar ao que esta a falhar?

Obrigado, :smiley:

Xmarine

• Visitante
Re: ralentin alto
« Responder #1 em: 21 de Maio de 2011, 16:27 pm »
Em principio, pelos sintomas será problema na sonda lâmbda

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2011, 17:18 pm »
Para mim os sintomas são normais, nada de especial  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #3 em: 21 de Maio de 2011, 20:39 pm »
Bem isso de quando o carro está frio e o metes a trabalhar e as rotações ficam mais altas (aí nas 1500rpm) parece-me normal, o meu faz exactamente o mesmo :smiley:

Depois do carro quente, fica aí pertos das 900rpm se não me engano... agora a parte de as rpm oscilarem ja não me parece tão normal... :lipsrsealed:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #4 em: 21 de Maio de 2011, 22:06 pm »
Sensor de temperatura do bloco ou sonda lâmbda.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #5 em: 21 de Maio de 2011, 22:43 pm »
Sensor de temperatura do bloco ou sonda lâmbda.

Caso seja esse o problema sabes dizer me se da para testar ou só numa oficina?

Nao sei se e relevante mas fiz a limpeza que mencionei em cima, ontem a noite e hoje parece que ainda esta mais acelerado.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2011, 01:52 am »
Se tiveres a sonda avariada, avisa, para a trocar nos 4 a gasolina lá de casa que deve estar avariada em todos lool
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline chourimen

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
« Responder #7 em: 22 de Maio de 2011, 23:12 pm »
Amigos no meu caso do meu 1.4 16v motor e igual ao do laguna 1.6 16v ,ora no meu caso e igual :shocked:

Em frio relatim 1500 e 2000 rpm ,depois temperatura sobe a meio o rpm normalisa ate 750 ou 800 e por veses oxila muito entre 1500 e 2000 ponteiro oxila

Limpei todos sensores,filtro ar novos,corpo admiçao todo limpo,borboleta limpa,filtro de gasolina,velas novas, resumido foi tudo visto e limpo.
Meti novo termoestado e valvula de temperatura para tirar teimas e no fim fas igual LOL

Resumido foi feito 3 testes de diagnostico e resultado 0 erros nao foi encontrado anomalias nehumas.

Todos testes que foram feitos foi em 3 maquinas diferentes.

Tenho alguns amigos que tem estes motores 1.4 16 ,1.6 16v e os sintomas e sempre iguais :grin:
por isso neste aspecto para mi ja e crónico.

espero ter ajudado.

abraços

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #8 em: 23 de Maio de 2011, 09:23 am »
Meus caros, todas as hipoteses apontadas poderão estar certas, no entanto deixo aqui tb mais uma e que a meu ver será a mais acertada:

Entradas de ar incorrectas no corpo de admissão.

Pelos sintomas descritos é de certeza uma entrada de ar  incorrecta que depois faz com que o calculador responda alterando as rotações .

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #9 em: 23 de Maio de 2011, 22:30 pm »
Meus caros, todas as hipoteses apontadas poderão estar certas, no entanto deixo aqui tb mais uma e que a meu ver será a mais acertada:

Pelos sintomas descritos é de certeza uma entrada de ar  incorrecta que depois faz com que o calculador responda alterando as rotações .

Parece me uma das opções em ter em conta alem de outras a quais respondi, mas agora volta a colocar a mesma questão a tua solução, como se testa ou regula a entrada de ar? Não e suposto ser automático?

Desculpa a ignorância mas quem não sabe pergunta. :)

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #10 em: 23 de Maio de 2011, 23:40 pm »

Parece me uma das opções em ter em conta alem de outras a quais respondi, mas agora volta a colocar a mesma questão a tua solução, como se testa ou regula a entrada de ar? Não e suposto ser automático?

A entrada de ar que ele fala é igual à que eu tinha por causa do o´ring partido como está descrito no DIY, só desmontando o corpo da borboleta é que se dá por ela

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #11 em: 24 de Maio de 2011, 11:32 am »

A entrada de ar que ele fala é igual à que eu tinha por causa do o´ring partido como está descrito no DIY, só desmontando o corpo da borboleta é que se dá por ela

Mesmo desmontando o corpo da borboleta pode não ser visivel a olho vivo a inoperancia dos vedantes.

è necessário ver até que ponto não será um vedante que esteja  espalmado. de outra forma é tentar influenciar as medidas de ar á admissão.

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #12 em: 24 de Maio de 2011, 12:55 pm »

[/quote]

[/quote]

Pelo menos quando desmontei a borboleta os orings estavam ok, sem falhas.

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #13 em: 24 de Maio de 2011, 12:57 pm »

Mesmo desmontando o corpo da borboleta pode não ser visivel a olho vivo a inoperancia dos vedantes.

è necessário ver até que ponto não será um vedante que esteja  espalmado. de outra forma é tentar influenciar as medidas de ar á admissão.

[/quote]

Vedentes!? ao desmontar não vi nenhum vedante alem dos o rings, há mais?

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #14 em: 24 de Maio de 2011, 14:07 pm »
vedantes/ o'rings ou juntas são a mesma coisa