Autor Tópico: Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V  (Lida 5111 vezes)

Offline scenick

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Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V
« em: 06 de Julho de 2011, 19:24 pm »
Hoje um companheiro da mecânica que gosta de alterar carros ( tem 3 carros e todos estão mexidos ) veio com a conversa de mexer na centralina da minha Scenic e que ganhava aí uns 10 a 15 cavalitos. Apesar de ter posto logo de parte a ideia gostava de ouvir as vossas opiniões  :huh:

Offline Artur

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Re: Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V
« Responder #1 em: 06 de Julho de 2011, 19:44 pm »
se o teu colega disse isso , foge dele e não lhe deixes mexer na centralina nunca na vida

Offline salazar

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Re: Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V
« Responder #2 em: 06 de Julho de 2011, 19:46 pm »
Ganda mecanico...  :rolleyes:

Offline scenick

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Re: Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V
« Responder #3 em: 06 de Julho de 2011, 20:28 pm »
Obrigado pelas vossas opiniões e que como é lógico vão a meu favor, também acho que o carro como está chega perfeitamente.
Apesar de ter 12 anitos e só 154.000 Km respira saúde e da boa e é para se manter por mais uns bons anos.

Xmarine

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Re: Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V
« Responder #4 em: 06 de Julho de 2011, 20:40 pm »
não e so isso...e simplesmente impossivel ganhar 10 cv com electronica no motor NA a gasolina.... nem 2 quanto mais 10 ou 15...

Offline bossinis

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Re: Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V
« Responder #5 em: 06 de Julho de 2011, 20:49 pm »
consegues ganhar mas 1º tens de mexer na mecânica. e depois sim na electrónica.
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Offline salazar

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Re: Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V
« Responder #6 em: 06 de Julho de 2011, 21:16 pm »
não e so isso...e simplesmente impossivel ganhar 10 cv com electronica no motor NA a gasolina.... nem 2 quanto mais 10 ou 15...

Depende..
P.e., nos F4R730/736 há ganhos dessa ordem com um bom remap. Mas esses remaps não são feitos por curiosos, nem custam 200€ ou 300€.. Até porque a electronica de um motor otto nada tem a ver com a electronica de motor diesel! O diesel é muito mais tolerante que a gasolina, por isso é que toda a gente mexe em diesel. Misturas AF já são muitos numeros..

O que há que entender quando se quer mais de um motor é que não existem maravilhas.
Os motores Renault, sobretudo os K4x, são motores redondos. Disponibilizam bom binário a médio regime e isso ajuda numa condução mais fácil (não necessário andar sempre a espremer o motor) e mais economica.
Se podem ser mexidos? Podem. E até têm potencial, sobretudo o K4M. Mas aí é necessário ter em mente o caracter do motor muda e não fica tão amigo do conforto de condução quanto era. Sem falar no consumo..

Para quem quer mais do motor tem 2 hipoteses: ou turbina (um turbo de baixa pressão , p.e.) ou vai buscar mais cc.
Ou troca por um carro com um motor adequado ao carro.

Há mais uma coisa a ter em mente: o "milagre" das repros que surgiu de há um tempo para cá deve-se ao facto dos motores terem turbo. Nos motores atmosféricos, sejam otto, sejam diesel, não há milagres para ninguém.

Offline scenick

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Re: Mexer na centralina da Scenic 1.4 16V
« Responder #7 em: 06 de Julho de 2011, 21:36 pm »
Grato mais uma vez pelas opiniões e explicações claro.
Como devem calcular apesar de lidar todos os dias com peças mecânicas (e não só) um individuo não é obrigado a ser mecânico mas com os anos vai ganhando umas luzes e acaba mesmo sem querer por ganhar noções de mecânica, daí que a ideia de mexer no carro foi logo posta de parte mas as vossas opiniões são sempre uma mais valia e um adicionar de conhecimentos :wink:
Abraço