não e so isso...e simplesmente impossivel ganhar 10 cv com electronica no motor NA a gasolina.... nem 2 quanto mais 10 ou 15...
Depende..
P.e., nos F4R730/736 há ganhos dessa ordem com um bom remap. Mas esses remaps não são feitos por curiosos, nem custam 200€ ou 300€.. Até porque a electronica de um motor otto nada tem a ver com a electronica de motor diesel! O diesel é muito mais tolerante que a gasolina, por isso é que toda a gente mexe em diesel. Misturas AF já são muitos numeros..
O que há que entender quando se quer mais de um motor é que não existem maravilhas.
Os motores Renault, sobretudo os K4x, são motores redondos. Disponibilizam bom binário a médio regime e isso ajuda numa condução mais fácil (não necessário andar sempre a espremer o motor) e mais economica.
Se podem ser mexidos? Podem. E até têm potencial, sobretudo o K4M. Mas aà é necessário ter em mente o caracter do motor muda e não fica tão amigo do conforto de condução quanto era. Sem falar no consumo..
Para quem quer mais do motor tem 2 hipoteses: ou turbina (um turbo de baixa pressão , p.e.) ou vai buscar mais cc.
Ou troca por um carro com um motor adequado ao carro.
Há mais uma coisa a ter em mente: o "milagre" das repros que surgiu de há um tempo para cá deve-se ao facto dos motores terem turbo. Nos motores atmosféricos, sejam otto, sejam diesel, não há milagres para ninguém.