Finalmente chega um DIY que pode ser útil a quem tenha um clio 2 ph 2 e queira trocar o rádio Tuner list por um rádio Update List, que tem como vantagem, trazer entrada auxiliar.Existem 2 familias principais de rádios que equipam o Clio 2 Ph 2:
Tuner List, vem nos clios de 2001 a 2004
Update List, vem nos clios G2004 e Storia
Dentro dos tuner list existem vários modelos:
- K7 com display integrado
- k7 com display separado
- CD com display integrado
- CD com display separado
- CD com display separado Cabasse auditorium
Dentro dos update list existem estes:
- CD com display integrado
- CD com display separado
- CD com display separado Cabasse auditorium
- CD\mp3 com display separado
- CD\mp3 Sony CDX-GT30 RN
Tanto os tuner como os update list que trazem display integrado, não são compatÃveis com o display separado. Têm uma entrada semelhante aos outros, mas que serve para ligar o comando de volante.
Os tuner list com visor separado apenas são compatÃveis com o visor com 2 fichas. E o update list é apenas compatÃvel com o visor que só tenha uma ficha na traseira.
Se se ligar um rádio update list a um visor de um tuner list, simplesmente não aparece nenhuma info no visor. O mesmo acontece se se ligar um tuner list a um visor update list.
O comando de volante é compatÃvel com qualquer dos rádios tuner ou update list
Vamos ao que interessa:
Material:Eu para a instalação usei um rádio Update list Sony CDX-GT30 RN mas pode-se usar outro update list com visor separado.
Visor update list: Peça nº 82 00 380 298; Preço: 161,88€ + IVA mas pode ser encontrado numa sucata.

Chave torx T20
Navalha\x-acto\alicate descarnador: para descarnar os fios.
Fita isoladora\fita vulcanizadora\manga termorectractil: para isolar as ligações dos fios.
Chave de fenda pequena: sempre útil!
Procedimento:Desmontar o tablies e tirar o visor do tuner list
Como não consegui arranjar o conector para ligar a ficha do visor, decidi soldar fios aos contactos da ficha e isolar com cola quente.

Os fios são soldados segundo este esquema ( NC significa não conectado, não precisa de soldar nada nesse pino):

1 - Signal température extérieure sortie afficheur {rose}
2 - Alim (0V) {noir}
3 - NC
4 - Alim (12V Permanent) {rouge}
5 - Alim (Rhéostat) {violet}
6 - Sonde {vert}7 - Signal0V Sonde température extérieure {marron}
8 - Alim (12V Après contact) {jaune}
9 - Prise Autoradio {gris} [5]
10- Alim ( + Feu de position gauche protégé ) {bleu}
11- NC
12- NC
13- Prise Autoradio {vert} [3]
14- Prise Autoradio {marron} [1]
15- NC
16- NC
17- NC
18- NC
19- Commandes aux volant {violet}
20- Commandes aux volant {vert}
21- Commandes aux volant {marron}
22- Commandes aux volant {jaune}
23- Commandes aux volant {rose}
24- Commandes aux volant {gris}


Neste esquema ve-se como fazer a ligação para a ficha do rádio.

Há 4 fios que se juntam 2 a 2 e que vão ligar aos pinos 13 e 14 como indica o esquema.
Nos rádios tuner list, o pino da ficha do rádio que é NC é o 4. No update list é o 6, é so trocar de um sÃtio para outro.
Agora é preciso ligar os fios do visor antigo, tuner list aos do novo, update list.
Os fios do tuner list têm este esquema:


Connecteur P1 :
1 - Signal+ Sonde température extérieure
2 - Signal0V Sonde température extérieure
3 - NC
4 - NC
5 - Masse
6 - + Feu de position gauche protégé
7 - Commande éclairage feux route > rhéostat
8 - 12V (+Servitude protégé > radio)
9 - 12V (+Batterie par relais coupe circuit)
10- Signal température extérieure sortie afficheur
11- Prise Autoradio [6]
12- Prise Autoradio [5]
13- Prise Autoradio [1]
14- Prise Autoradio [2]
15- Prise Autoradio [3]
Agora é só fazer a correspondência e ligar os fios um a um:
Tuner List ---> Update List
1 ----> 6
2 ----> 7
5 ----> 2
6 ---->10
7 ----> 5
8 ----> 8
9 ----> 4
10----> 1
12----> 9
13---->14
15---->13
Depois de unir os fios e de os isolar, se tudo correu bem, o visor já acende e dá as horas e a temperatura ao rodarem a chave do carro. Atenção que este visor demora 1-2 segundos a ligar, mas é normal.

Ao se se ligou o rádio, deverá aparecer a info do rádio no visor e os comandos de volante deverão funcionar.
Se tiver tudo OK, dar uma boa vista de olhos nos fios a ver se ficou tudo bem isolado e montar o
tablier e o rádio.
ConclusõesA montagem no meu caso correu bem, o visor ficou a funcionar perfeitamente. A nota negativa vai para os comandos de volante que só funciona a rodinha atrás, para trocar as músicas. Ainda tenho que rever as ligações dos fios do comando.
AgradecimentosAgradeço aos user's Muddly e Cereais. Agradeço aos post's dos user's Krubs e lithiumboy_. E agradeço ao forum francês:
www.forum-clio.com.
Um muito obrigado a todos
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