Muito bem, então vou dar-vos conta da aventura dos últimos dias, tudo por causa de uma ferramenta.
Dirijo-me à Impacto a buscar a minha chave. Quando chego lá, a funcionária não tinha posto de lado a mesma pelo que, para azar o meu, a tinham vendido a outro cliente.
Perguntei por alternativa, e tinham lá uma chave de caixa de 14 longa. Exclusivo Facom, 24+iva

Ainda por cima era de 3/8, o meu roquete é de 1/2. Portanto era a chave de 14, a extensão e o roquete. Com o preço da chave nem perguntei pelo resto

Depois de mais uns passeios ocasionais, ninguém tinha essa chave. Existiam imensas chaves de caixa longas, mas saltavam o 14. Razão: exclusividade.
Entretanto na maxmat encontrei uma caixa de ferramentas com diversas medidas, longas e curtas, roquete e extensões, e milagre, tinha a de 14, tudo por 50 euros. Como essa caixa me dava jeito toca a comprar.
Mais uma contrariedade, quando vou sacar as velas, a chave não entrava no orifÃcio, tinha +/- 1 mÃsero milimetro a mais, pelo que não dava. Toca a devolver a caixa de ferramentas, aqui sem espiga.
Entretanto um colega empresta-me uma chave que ele tinha, e

aleluia serviu como uma luva. Escusado será dizer que aquilo entra milimetricamente e não pode ter uma arestinha a mais.
Conclusão: mudo as velas e vou testar a viatura. Fica quase perfeito

. Desaparecem os soluços, e só com o A/C na posição máxima é que se nota uma pequena instabilidade.
Aqui vem a 2ª parte do meu projecto. Mudar os cachimbos e cabos das velas, pois as que estão lá têm um aspecto um pouco desgastado. Inclusivamente reparei que nas revisões anteriores, todas na Renault, partiram alguns daqueles pernos que servem para puxar o cachimbo. E tenho uma com um corte na carcaça.
O que me recomendam, mudar somente os cabos ou mudar também a bobina de ignição? Para isso também precisava saber onde encontrar a referência OEM da peça.
PS- Enquanto estava a trocar as velas e verificava as antigas, pensava que o problema nunca seria disso pois o aspecto delas não estava tão mau quanto isso. Os bornes não estavam negros, estavam só ligeiramente dourados. O nribeiro também referiu isso no tópico do projecto dele.