Autor Tópico: Capas Bielas / Bronzes  (Lida 386811 vezes)

Offline megagonca

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Megane III 1.5 dCi 110 FAP
Re: Capas Bielas / Bronzes
« Responder #495 em: 12 de Maio de 2017, 10:27 am »
Qual é o ano do carro?

2010, é a primeira versão com FAP.

"O problema" dos bronzes coloca-se sempre nos 1.5 dci e noutros

Quanto á bomba de óleo a prevenção e substituição é o melhor remédio.

Quanto ao problema descrito acredito bem que seja um injector a dar sinal, já foram substituídos alguns nos carros de 110 cv.

Pensei que a questão dos bronzes fosse mais crítica nos motores anteriores a 2010 (sem FAP), de qualquer forma não custa nada pedir para verificar.

A bomba de óleo é possível verificar o desgaste ou convém substituir após um determinado número de KMs?

Também penso que possa ser um injetor, talvez ter o tal chip "permitiu" detetar a situação mais cedo devido à alteração do sistema de injeção e etc.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #496 em: 12 de Maio de 2017, 16:40 pm »

"O problema" dos bronzes coloca-se sempre nos 1.5 dci e noutros

Talvez questão de fundo seja mais de lubrificação que de outra coisa..
O OQS não existe em todos os k9k, apenas nas gerações mais recentes.. esse sensor mede a qualidade do lubrificante, fazendo antecipar a periodicidade da manutenção quando tal se verifique necessário, via cb. Esta modernice vem aplicada desde os famosos testes de óleo enviados para a Renault para prever necessidade de substituição dos bronzes..
Soluções como o 5.o injetor para o fap vieram e foram, agora usa-se 'closed coupled filter' nos Euro5/ Euro6 ready.
Até a bomba de óleo dos Euro5 é diferente, com débito variável..
Acredito muito mais que o ponto fraco dos 1.5dci possa ser lubrificação ineficaz do que bronzes a ceder compulsivamente..

Offline WD40

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Megane II
« Responder #497 em: 13 de Maio de 2017, 00:01 am »

.....

A bomba de óleo é possível verificar o desgaste ou convém substituir após um determinado número de KMs?

......

Essa dúvida tb me persegue   , não sei se na próxima muda óleo não mude a bomba .....315.000km....

Offline ReDsOuL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #498 em: 13 de Maio de 2017, 10:09 am »
Qual o preco da bomba se óleo?

Offline WD40

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Megane II
« Responder #499 em: 13 de Maio de 2017, 11:54 am »
Cá fora, por volta 120€

Offline smcaraudio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Espinho
  • Garagem : MeganeIII
« Responder #500 em: 11 de Julho de 2017, 12:15 pm »
Pessoal , necessito levantar uma duvida , tenho um Megane III de Outubro de 2012  90 CV , a duvida reside em , devo ou não substituir os ditos Bronzes o carro fez agora 140.000 Km.... Se sim quando devo efectuar a substituição dos mesmos ?

Obrigado!

Offline martins79

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #501 em: 11 de Julho de 2017, 20:28 pm »
Pois o que me está a preocupar são casos de Mercedes A180 com K9K a manifestarem problemas com as capas... :angry:

https://www.facebook.com/helder.rosa.58/videos/887655058016089/

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #502 em: 11 de Julho de 2017, 20:31 pm »
Apesar de circular por aí info. que o motor colocado no mercedes não é bem igual, isso não é verdade, na construção do k9k não existe nenhum consórcio nissan-renault-mercedes..

Offline martins79

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #503 em: 11 de Julho de 2017, 20:42 pm »
Pois existe a noção que como o K9K de 110cv foi "vendido" como powertrain a Mercedes a marca tivesse tido ainda cuidado adicional nessa questão eu na minha opinião pelos casos surgidos serem ainda bastante reduzidos em relação as  versoes euro 4 do k9k.

Mas quebra-se um pouco o mito que os K9K Euro V não sofriam do problema dos bronzes...

Mas a surgirem mais casos indicam um defeito de concepção irreparável...E dada a tão pouca cilindrada de diferença com o 1.6DCI a Renault sabe que por causa deste erro de concepção terá que substituir o k9k por versões com menos potencia do 1.6DCI...

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #504 em: 11 de Julho de 2017, 22:29 pm »
Pessoal , necessito levantar uma duvida , tenho um Megane III de Outubro de 2012  90 CV , a duvida reside em , devo ou não substituir os ditos Bronzes o carro fez agora 140.000 Km.... Se sim quando devo efectuar a substituição dos mesmos ?

Obrigado!

Problemas de capas de bielas nos 1.5 dCi, ao contrário do que normalmente é afirmado, não desapareceram nos Euro V, ou seja os que usam FAP. Houve alterações sim, que diminuíram fortemente a incidência do problema mas que não o resolveram a 100%. Comparado com os anteriores aos referidos, o problema quase que se pode considerar residual, mas como o que está na moda é cascar na Renault e infelizmente o estigma das capas de biela ainda perdura.
Agora na 1ª pessoa, tenho uma sucata dessas com o motor de 90 puros sangue gauleses. Já está quase nos 100.000 km e no meu caso não estou muito preocupado com isso. Todos os anos mudo o óleo e não como diz a Renault com os 30.000 km ou 2 anos. O máximo que fiz com uma muda de óleo andou perto dos 20.000, portanto jogo sempre na antecipação porque sinceramente um óleo fazer 2 invernos não me agrada.
Podes fazer a troca das capas a título preventivo, que não vem grande mal ao mundo e se isso te deixa mais confortável com o assunto, força. Podes ainda fazer uma análise ao óleo, de forma a verificar se nele existem particulas provenientes do desgaste das capas.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #505 em: 11 de Julho de 2017, 22:38 pm »
Verdade e verdade, @Rui

Já agora compartilho este artigo, do engenheiro de projecto responsável, entre outros, pelo k9k

http://m.wardsauto.com/technology/renault-s-latest-k9k-diesel-cuts-costs-not-corners

O meu tio tem um Megane III que só vê o óleo quando acende a luz de nível baixo... assim não dá... e mesmo assim o Euro 5 já vem equipado com sensor de qualidade do óleo  (OQS), para evitar males maiores..

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #506 em: 11 de Julho de 2017, 22:58 pm »
Pois mas não nos podemos fiar a 100% nesse sensor, que de sensor não tem nada. Isso não passa de um algoritmo matemático que em função de vários parâmetros (temperaturas, regimes do motor, cargas de acelerador, utilização da caixa, etc, etc) vai "ajustando" o intervalo até à próxima revisão/muda de óleo.
Olha, boa sorte para esse teu tio. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #507 em: 11 de Julho de 2017, 23:09 pm »
O objetivo do teu tio é ver quando é que o motor s deita de vez?  :laugh:

Quando arrear, depois antes de dizer que a Renault não presta, ele que conte o tratamento que lhe deu :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #508 em: 12 de Julho de 2017, 00:12 am »
Basicamente, o meu tio é do tipo user 'carro é para andar..'
Se o Megane berrar, lá dirá que o carro não presta, já sei como ele é.. Já o avisei, mas ele diz que eu ando a ler demais :)

Offline smcaraudio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Espinho
  • Garagem : MeganeIII
« Responder #509 em: 12 de Julho de 2017, 11:35 am »
Verdade e verdade, @Rui

Já agora compartilho este artigo, do engenheiro de projecto responsável, entre outros, pelo k9k

http://m.wardsauto.com/technology/renault-s-latest-k9k-diesel-cuts-costs-not-corners

O meu tio tem um Megane III que só vê o óleo quando acende a luz de nível baixo... assim não dá... e mesmo assim o Euro 5 já vem equipado com sensor de qualidade do óleo  (OQS), para evitar males maiores..

Moral da História posso considerar que não justifica a muda das capas , certo? O meu tem Fap , o modelo certo é o Dinamique ECO 2