Autor Tópico: Capas Bielas / Bronzes  (Lida 404821 vezes)

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Capas Bielas / Bronzes
« Responder #390 em: 18 de Fevereiro de 2017, 20:49 pm »
Acho que sim, para as coisas serem feitas com calma e ficar a 100%

Offline ClioVegas

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Clio II 1.5 dci
« Responder #391 em: 18 de Fevereiro de 2017, 22:57 pm »
Obrigado, era só para ter uma ideia mais ou menos já que estou a ponderar bastante mudar na próxima muda de óleos, já vai com 186.000km, quando for a muda já deve estar a bater nos 188.000km, apesar de dizerem que nos 65 não há muitos casos elas duram bastante, não estou descansado sem saber que dali não haverá crise. Para poupar umas centenas de € gastar depois milhares em motor etc não me faz sentido.

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
« Responder #392 em: 20 de Fevereiro de 2017, 11:45 am »
Bom dia.
Uma Renault Grand scenic de 2008 1.5 dci, 105 cv ainda "padece" do problema das capas das bielas?
Obrigado.
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #393 em: 20 de Fevereiro de 2017, 18:52 pm »
Sim, ainda sofre disso.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #394 em: 21 de Fevereiro de 2017, 07:47 am »
É realmente uma situação no mínimo caricata/absurda como tal avaria pode suceder mesmo após as capas terem sido substituídas pela marca... e não me vou pronunciar muito mais!

Há tempo atrás deixei uma questão sobre qual a quilometragem em que a Renault deveria fazer analise ao óleo dos motores "suspeitos" de ter a anomalia das capas, mas fiquei sem resposta.

Por acaso sabe? ou alguém me consegue responder?
Bom, eu comprei um Captur dci 90cv (K9K 608) e tenho procurado em tudo o que é sítio sobre fiabilidade deste motor..
O que posso saber dizer é que o 1.5 dci teve vários ciclos de melhorias/inovações á medida que foram encontrados  problemas, desde 1a. geração.. atualmente, a Renault já  não faz essa análise ao óleo pois, segundo o APV, essa anomalia nos motores foi corrigida em todas as unidades que intervencionadas na marca, nas revisões normais (e eu sei de experiencia própria que não é verdade, tive um familiar que destruiu 2 motores K9K 105cv num megane 2, e depois um K9K 110cv num megane 3, ele tem um estilo de conduçã calma, e os carros são de frota com assistência oficial integral, sempre problemas de desgaste na cambota).. Não sei se o ELF é um excelente óleo, uso-o por ser o preconizado, e respeitando a norma do construtor - RN 0720 - Turbo com DPF, mas com intervalos mais curtos, de 20000km.
Foi-me também dito que, no caso da minha versão de motor, o K9K 608 traz muitas melhorias que não existiam em vs anteriorez com bomba óleo motor de débito variável, outros segmentos que exigem menos esforço por parte da correia distrib., tem um DPF melhorado e mais evoluído (manutenção não programada para este órgão, não é prevista substituição durante vida útil do motor) EGR de baixa pressão e injetores de ultima geração, tudo isto pude comprovar em várias referências cruzadas..
Mas continuo a ter medo de ser proprietário de uma viatura com este motor colocado.. por agora são só 34500km fez 1a. revisão em Outubro passado, so far so good... vamos ver.
Agora temos uma kangoo de serviço, de 2014 no 'estaleiro'  com 144 mil, tem as luzes do painel tudo aceso, antipoluição, injeção, etc, vamos ver o que aquilo dá :(

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

Offline Miguel1120

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer
« Responder #395 em: 21 de Fevereiro de 2017, 11:15 am »
Uma pergunta rápida os motores 1.5 dci 90cv clio iv sofrem esse problema ?

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #396 em: 21 de Fevereiro de 2017, 11:37 am »
Quando passou a estar corrigido?
Obrigado RenaultTurbo.
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #397 em: 21 de Fevereiro de 2017, 11:49 am »
Nunca !!!

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #398 em: 21 de Fevereiro de 2017, 12:01 pm »
Então?

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #399 em: 21 de Fevereiro de 2017, 12:40 pm »
É o mesmo K9K 608 que o meu. O que soube  por parte de um mecânico experiente e da minha maior confiança, já não afeta versões mais recentes dos 1.5 dci, a par com a maior longevidade da correia de distribuição, agora aos 160.000km nessa unidade motriz..
Tudo o que me advertiu foi manutenções a tempo e horas, cuidado com o óleio que deve obedecer á norma RN 0720 (e, caso verifique que o nível de óleo sobe na vareta - fazer controle visual regular - mandar substituir o óleo, por contaminação de gasóleo, por precaução) e muito cuidado com os gasóleos low cost.
Há  tantas razões para o desgaste anormal das capas das bielas/cambota continuarem, e se referem que o material usado atualmente não é o mesmo, a qualidade do lubrificante tem muito a ver nestas situações. Mandarei controlar entre a revisão dos 90 e a dos 120mkm, na mesma. E terei certamente muito mais cuidado com o lubrificante, prazos de troca e qualidade do mesmo entre revisões...

Offline herculano

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
« Responder #400 em: 21 de Fevereiro de 2017, 19:32 pm »
Podemos dizer que é "um defeito de fabrico"....

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #401 em: 21 de Fevereiro de 2017, 19:47 pm »

O problema de capas nunca foi resolvido no motor de 105cv. Só quando chegou o de 110cv é que se resolveu verdadeiramente esse problema. No de 105 o melhor que se tem a fazer é mesmo prevenir. Se tiveres interesse em comprar uma Scenic com esse motor até pode ser um bom ponto para tentar obter um bom desconto na compra do carro se não tiver sido trocado
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #402 em: 21 de Fevereiro de 2017, 21:21 pm »
Atenção que é 160.000 km ou 6 anos, o que acontecer primeiro.
Não há contaminações de gasóleo por o 1.5 dCi não tem ciclos de pós-injecção. O combustível usado para a regeneração do FAP é doseado por um 5º injector montado no FAP.
E a situação dos combustíveis low cost é uma das grandes tangas que continuam a circular por aí.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #403 em: 22 de Fevereiro de 2017, 09:38 am »
@Rui

A informação que tenho é de mecânico da rede Renault, e dele é o conselho acerca da 'qualidade' dos combustíveis. Por alguma razão tambem a minha empresa, com uma frota de cerca de 200 viaturas -  ligeiros de passageiros e mercadorias - não quer que se use gasóleo simples, apenas aditivado. Tivemos imensos problemas com FAPs no passado recente e o cenário tem mudado bastante, não pode ser simplesmente tanga. E, no demais, cada um faz o que quer da sua viatura..

Offline Miguel1120

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer
« Responder #404 em: 22 de Fevereiro de 2017, 11:10 am »
Ainda não precebi a resposta da ou não da