Autor Tópico: Alerta de luz de temperatura e água  (Lida 7102 vezes)

Offline carocha_pt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 4
Alerta de luz de temperatura e água
« em: 10 de Novembro de 2011, 21:07 pm »
Tenho um clio de 97, 1.2 gasolina.

Ele sofreu alguns problemas de aquecimento, e de agua para o oleo e de oleo para a agua.... foi mudada a junta por duas vezes e só com um liquido soldablocos é que deixou de passar agua para oleo....

Agora está tudo bem excepto uma coisa.... que não sei se é mecanico ou electrico:

Sempre que o carro está ao relanti, depois de aquecer apenas, acende sempre a luz de temperatura simultaneamente da água e óleo, e se acelarar apaga a luz, largo o acelarador volta a acender.... Ja fiz uns quilometros (tipo umas 6 viagens de 70 km e funciona bem), não vai abaixo, nao há problemas nos niveis de oleo nem de agua... nao sei o q será...

Será que com o liquido soldablocos sujou o sensor de temperatura?  :shocked:

Será que com o aquecimento que levou antes, estragou o sensor?  :sad:

Como não tenho manómetro de temperatura nao sei a temperatura se está acima do normal.

Tenho pensado em colocar um manometro, mas nao sei como o fazer...  :huh:

Obrigado pela atenção e pelo magnifico forum que aqui é proporcionado.

 :grin:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Alerta de luz de temperatura e água
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2011, 01:10 am »
jasus ..... então e terem enviado a cabeça ao torneiro ? liquido solda blocos :S nunca ouvi falar disso , enfim agora é ver os sensores como estão ou troca los

Offline carocha_pt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 4
Re: Alerta de luz de temperatura e água
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2011, 08:52 am »
A cabeça foi rectificada, pelo menos é o que diz o mecanico... não tenho é confiança nele após a reparação que ele fez.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Alerta de luz de temperatura e água
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2011, 09:07 am »
A frio o motor fica sempre ligeiramente acelerado e depois de aquecer o ralenti cai para o valor normal. Aqui acender a luz do óleo pode indicar falta de pressão do mesmo.
Num Corsa 1.0 12V (o mítico 3 cilindros da treta) tive um problema semelhante. Válvula de pressão de óleo nas lonas foi o que me informaram na altura. Não procedi à troca da vávula e como tal não sei se o problema ficaria resolvido. Despachei o carro e problema resolvido.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Alerta de luz de temperatura e água
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2011, 09:25 am »
Isso é daquelas situações que podemos estar aqui a dizer-te que troca os sensores todos e não resolve......

1º deverás medir a temperatura em que o bloco/radiador e tubagem se encontram aquando do acendimento,
2ª pergunto eu o circuito encontra-se bem sangrado?
3ª afinal a utilização do soldablocos serviu para tapar uma fugo onde? no bloco ou na cabeça de motor ou em algum periférico?

A utilização de Soldablocos têm as suas desvantagens e uma delas é ir não só solidificar junto ao local de fuga mas tb em todo o circuito ..... causaundo por vezes ligueiros entupimentos que prejudicam o fluxo de liquido refrigeração. No caso do radiador poderá este estar com +70 % dos canais completamente congestionados.

Offline carocha_pt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 4
Re: Alerta de luz de temperatura e água
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2011, 12:35 pm »
Obrigado caçoilauto pela resposta.

Pergunto, como faço para verificar a temperatura do veiculo? Já que não tenho manometro com graus de temperatura? É com algum termómeto portatil para esse efeito?

De facto não sei se o circuito ficou bem sangrado, mas ja devo ter feito uns 600km apos a reparação e os niveis continuam correctos.

O mecanico optou por colocar um soldablocos pq ele mudou a junta por duas veses, da primeira vez diz q rectificou tudo e deixa me o carro, eu vou ver logo o oleo e tinha café com leite... ja estava a passar agua para o oleo.... Da segunda vez tambem começou a passar oleo para o radeador, e ele argumentou que seria uma eventual fuga ou fissura pelas camisas dentro do bloco, o que é minimamente estranho, nao sei como ele se baseou.

Agora, é estranho, se de facto está  a aquecer e se acende a luz, o porque de a mesma apagar sempre que acelero e de acender sempre que não acelero, simultaneamente oleo e agua.

O mecanico em questão nem la quero voltar, porque ja me disse ia limpar os sensores e que deveria ser isso, mas pelo que vejo, só me falta dizer que é a cambota que esta toda retorcida.

O que farias tu cacoilauto? Presumindo que farias o teste de temperatura estaria dentro do normal?

cumps


Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: Alerta de luz de temperatura e água
« Responder #6 em: 11 de Novembro de 2011, 14:10 pm »
Como és de Sintra aconselho-te a levares o carro à caçoilauto para isso ser visto. :wink:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Alerta de luz de temperatura e água
« Responder #7 em: 11 de Novembro de 2011, 16:01 pm »
Obrigado caçoilauto pela resposta.

Pergunto, como faço para verificar a temperatura do veiculo? Já que não tenho manometro com graus de temperatura? É com algum termómeto portatil para esse efeito?

De facto não sei se o circuito ficou bem sangrado, mas ja devo ter feito uns 600km apos a reparação e os niveis continuam correctos.

O mecanico optou por colocar um soldablocos pq ele mudou a junta por duas veses, da primeira vez diz q rectificou tudo e deixa me o carro, eu vou ver logo o oleo e tinha café com leite... ja estava a passar agua para o oleo.... Da segunda vez tambem começou a passar oleo para o radeador, e ele argumentou que seria uma eventual fuga ou fissura pelas camisas dentro do bloco, o que é minimamente estranho, nao sei como ele se baseou.

Agora, é estranho, se de facto está  a aquecer e se acende a luz, o porque de a mesma apagar sempre que acelero e de acender sempre que não acelero, simultaneamente oleo e agua.

O mecanico em questão nem la quero voltar, porque ja me disse ia limpar os sensores e que deveria ser isso, mas pelo que vejo, só me falta dizer que é a cambota que esta toda retorcida.

O que farias tu cacoilauto? Presumindo que farias o teste de temperatura estaria dentro do normal?

cumps




é complicado dizer-te para fazeres isto ou aquilo..... teria sempre que ser analizado, e com equipamento correcto ( pelo que parece nem um termometro portátil tens.....) pelo menos podes caso tenhas luzes para tal podes medir os sensores.