Autor Tópico: follow me home Clio III  (Lida 12835 vezes)

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
Re: follow me home Clio III
« Responder #15 em: 18 de Outubro de 2012, 10:45 am »
Ah ok, quer dizer que se o tentar fazer na Laguna vai correr mal?

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #16 em: 18 de Outubro de 2012, 10:48 am »
Não disse isso, se dá mesmo no clio III no teu também dará. Será só perceber algumas coisas e o user responder ás minhas questões que lhe coloquei atrás.

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #17 em: 18 de Outubro de 2012, 11:07 am »
Sim eu entendi isso, ja esta visto que no clio III do user funciona, agora para a laguna II sera igual a forma de montar?

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #18 em: 18 de Outubro de 2012, 11:10 am »
Carlos tens a resposta à terceira questão aqui ;)
Para que não te accione o sistema sempre que ligues os piscas, tens que colocar um relé de 5 pinos nesse fio. Esse relé tem que ter os 5 pinos, sendo que um deles é o 87a.
O que vais fazer é: ligas um fio de um dos piscas ao pino 87a, e ligas o fio castanho do FMH ao pino 30.
Depois ligas o pino 86 a um ponto de massa e o pino 85 a um ponto de corrente de 12V com ligação á ignição, ou seja, que só tenha corrente quando ligas a ignição.
Assim, quando ligares a ignição, o relé muda de posição e desliga-te o FMH.

Posso estar errado mas do que li da explicação depreendo que a ligação foi feita dessa forma (aos piscas) porque para fazer a ligação ao fecho central seria necessário efectuar a descodificação do sinal CAN que vem da UCH. :|
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #19 em: 18 de Outubro de 2012, 13:04 pm »
Não, a resposta não está ai  :wink:

E não precisa de efectuar descodificação do sinal CAN relativamente ao fecho central, funciona perfeitamente ligando ao fecho central, o problema aqui é que pela ligação que ele fez se desligares a ignição completamente e ligues os 4 piscas (por alguma coisa) e caso seja de noite ele vai activar o follow me home.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 13:12 pm por carlosjcm »

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #20 em: 18 de Outubro de 2012, 14:14 pm »
Sim tens razão  :embarrassed: li à pressa e omiti da minha leitura a parte do "não ligar a ignição".  my fault ;)
E assim sendo a tua quetão é bastante pertinente.

Como disse desconheço o processo de instalação deste dispositivo follow me home e pensava que o sinal do fecho central era CAN, mas se não é melhor ainda para fazer estas mods :D
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 14:17 pm por depx »
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline BlindedPK

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sines
  • Garagem : Ford Mondeo 2.0 TDCI + Clio 1.2 Beboop
« Responder #21 em: 18 de Outubro de 2012, 15:44 pm »
Boa tarde,

Mascondez não, não tenho erro algum no computador de bordo.

Carlos, vou tentar responder-te da melhor forma, se não conseguir terás de esperar pela pessoa que me ajudou a montar isto.

1 - sim tenho os dois sensores de origem da renault. Chuva e luminosidade. O sensor de luminosisadade funciona lindamente.

2 - Antes de ligar aos piscas, tive o Fmh ligado no trancamento e destrancamento de portas, botão que se encontra junto ao botão de 4 piscas, o problema desta ligação aparecia ao trancar as portas, pois o sinal que é enviado para o Fmh ficava com o sinal de 12v durante cerca de 1m continuo no cabo, fazendo o Fmh ligar as luzes durante cerca de 1m e 10s e não os 30 especificados de origem pelo trimmer. Ao abrir as portas trabalhava bem.
O Fmh não reconhece se abre ou se fechas, ele simplesmente recebe impulsos de 12v, ou seja, quando abro o carro os piscas piscam 1x e ele activa as luzes, e ao trancar os piscas piscam 2x e ele activa. Sendo que cada vez que os piscas piscam os mínimos e médios piscam também e depois ficam os 20s ligados referentes ao sistema.

3 - sim esse é o único "problema" digamos assim, pois tenho que ligar a primeira posição do canhão da ignição para inergizar o relê para que não me ligue o sistema cada vez que abro pisca. Se não o ligar, os mínimos e médios piscam com os 4 piscas, ficando isto a parecer um alarme auto... :x

Daqui a pouco ligo o pc e já vos respondo melhor se quiserem perguntar algo mais. Talvez ate faca um vídeo para vos mostrar.

Abraço

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #22 em: 18 de Outubro de 2012, 15:51 pm »
Em relação ao video era uma boa ideia ate umas fotos ajudavam  :grin:
No meu caso tambem queria por este sistema FMH na minha Laguna mas eu tenho xenon de origem e tenho o CB que sempre tiver uma luz fundida avisa nem LED's posso colocar nos minimos a não ser que tenha CANBUS.
Sera que posso meter o FMH e nao tenho problemas?

Offline BlindedPK

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 18 de Outubro de 2012, 16:07 pm »
Mascondez,

Irei postar umas fotos e video quando tiver um tempinho.
Pelo que li nos foruns da Audi e depois de falar com outro electricista, todos os sistemas que te indicam que uma lampada esta fundida são complicados de contornar perante o uso do FMH pois entram em conflito.
Acerca do uso de xenon, tudo o que falam é que necessitarias de utilizar diodos de zener de 12v 6w para que eles nao te fizessem retorno.
É claro que isto é apenas "falar para o lado" pois só experimentando é que se veria como o sistema actuaria realmente...

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #24 em: 18 de Outubro de 2012, 17:03 pm »
Mas tens o sensor de luz em auto???
Quanto ao fecho central tens de ligar na ficha que liga à UCH porque no botão é por sinal CAN. Quanto ao piscar os piscas e depois piscam as luzes também, isso não é bom (ou seja tens ai algum retorno de luz), sendo assim e concluo tens isso instalado mas não está a funcionar devidamente e também aposto que tens ai retorno caso tenhas o sensor de luz ligado. A tua instalação está praticamente igual à que fiz, simplesmente tinha ligado ao fecho central e tu aos piscas é a única diferença. Só chamo a atenção cuidado com a UCH porque existindo retorno corres o risco de queimar algo ;)

Offline BlindedPK

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 18 de Outubro de 2012, 22:16 pm »
Sim tenho o sensor de luz do carro em auto.
Tens de me dizer onde fica situada a UCH e o que é, lol já agora.
Vou tentar fazer um video para te mostrar como está a funcionar o sistema.
Ainda coloquei diodos no sinal que vem dos picas para a caixa do FMH.

Abraço!

Offline BlindedPK

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 18 de Outubro de 2012, 22:27 pm »
Já postei o video no youtube.

Follow me Home - Clio III

Não está com muita qualidade pois filmei afastado porque está a chover, mas podem ver mais ou menos como o sistema está a responder à abertura e fecho de portas.

Offline Paulodux75

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #27 em: 26 de Maio de 2020, 21:56 pm »
Desculpem estar a desenterrar este tópico, mas o assunto é exatamente o mesmo, e com o passar dos anos pode ser que alguém tenha conseguido instalar a 100% um kit follow me home num clio 3.
Eu comprei recentemente este kit

A minha dúvida é se posso ligar o fio que dá o sinal para ativar o follow me home (impulso) a um fio verde que dá energia para ligar a luz do teto quando abro as portas (já tenho luzes dos pés ligadas nesse fio verde) em vez de ligar nos piscas como ja alguns users do forum fizeram.
E se tambem não me vai atrofiar o sistema eletrico do carro.
Se alguem souber responder agradecia, obrigado!

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #28 em: 31 de Maio de 2020, 23:18 pm »
Não dá para ver as imagens
« Última modificação: 31 de Maio de 2020, 23:19 pm por Pedrob »
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe