Autor Tópico: Laguna II 2001 - Fissura no bloco??  (Lida 12104 vezes)

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
Laguna II 2001 - Fissura no bloco??
« em: 16 de Janeiro de 2012, 10:37 am »
Tenho a minha Laguna 1.9 DCI (2001) há cerca de 7 meses e tem sido uma verdadeira aventura. Se arrependimento matasse  :cry:

Bom.... estória curtinha (tenho uma certa tendencia para divagar  :smiley: )

Recentemente, a caminho de casa, dei uma puxadelazita na carrinha. Fiz no máximo 2Km (acho sinceramente que foi menos) e acendeu uma luz de STOP no painel e um simbolozito do motor. Abrandei imediatamente e fiquei meio aparvalhado a tentar perceber o que se passava, até que vi.... ponteiro da temperatura bem lá em cima.

Dias seguintes, faltas de água constantes. Pensei que teria uma fuga de água algures e levei a carrinha ao mecânico.

Diagnóstico;
Termostato avariado...  aquecimento... Junta da colaça queimada. Reparação pois claro.

Fui buscar o carro na 6ªfeira passada e levei um autentico 'murro no estômago';
Apesar da reparação continua a passar pressão para o circuito da água.
Diagnóstico; fissura no bloco.
Concelho do mecânico; Troca de motor.

Agora não sei bem o que fazer;
Troco mesmo de motor?
Existe a possibilidade do serviço ter sido mal executado. Pago a outro mecânico para refazer a reparação?
Tento a reparação do bloco?
Existe algum teste simples que me diga de onde o problema vem de facto?

Para terminar;
O mecânico diagnosticou a fissura apenas pelos sintomas. Não foi efectuado qualquer teste adicional nem colocou nunca a hipótese da reparação ter corrido menos bem. Mas essa hipótese existe e explicaria a passagem de pressão..... digo eu.

Sem me dar conhecimento, antes ou depois de o fazer, o mecânico fez dois rasgos em 'V' com uma lima (ou algo parecido) na parte interior da tampa do deposito da água. Não foi na parte que rosca atenção... foi naquela parte interior que fica dentro do deposito.
Suponho que o tenha feito para permitir que a pressão saia do circuito. Verifiquei isso no Sábado quando retirei a tampa para ver como estava o nível da água.

Se alguém com experiência neste tipo de coisa me pudesse aconselhar ficaria grato.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Laguna II 2001 - Fissura no bloco??
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2012, 11:07 am »
O diagóstico de fissura no bloco foi efectuado por palpite?

Na reparação da junta de cabeça queimada a cabeça de motor foi submetida á pressão? Se não foi eis o 1º erro.

Neste momento quais os sintomas que são apresentados : Pressão no circuito de Água?

Pois inclino-me mais para a cabeça estalada do que o bloco.

( por norma blocos estalados tendem a apresentar vestigios de mistura de óleos na água, água na compressão saindo em demasia de vapor via escape ou até mesmo óleo na compressão. Muito dificilmente apresentaria um diagnóstico de compressão na agua.

Agora é desmontar o motor e mandar testar (bloco+ cabeça).

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2012, 11:41 am »
caçoilauto

Sim, o diagnóstico foi feito por 'palpite'. Não foi efectuado qualquer teste (pelo menos com meu conhecimento).

Quanto à reparação efectuada; Não sei se a submeteram a pressão ou não. Coloquei o carro no mecânico e confiei.

Neste momento os sintomas, sim, pressão no circuito. Eu e um amigo colocamos um funil GRANDE no deposito e enchemos aquilo com agua. Era só borbulas.... passa pressão e não é pouca  :sad:

O meu dilema é agora continuar a gastar dinheiro no carro e ver depois confirmado o diagnostico de fissura.

Perdoem-me a minha ignorância mas não há nenhum teste (tipo ligar a uma maquineta ou assim) que diagnostique isso?

A pressão está lá.... testada à moda antiga  :smiley: , o problema é agora perceber de onde.

Já pensei até em mandar a outro mecânico para refazer a reparação da junta e se resolvesse confrontar o mecânico e pedir a devolução do que paguei. Mas pagar OUTRA reparação.... isto os euros não nascem nas árvores infeizmente  :sad:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2012, 11:44 am »
Ligar a maquineta? Se o problema for electrónico sim acusa, problemas mecânicos a maquina não faz milagres. E necessário testar o bloco e cabeça, não existe outra maneira. O teu problema corresponde ao tipo mecânico, não ao electrónico.

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 16 de Janeiro de 2012, 11:59 am »
Black Phoenix

Ok. Obg. Nada de maquinetas então.

Já agora, o que acham do 'expediente' do mecânico de fazer os rasgos na tampa do deposito da água? Aquilo não me pode criar problemas adicionais???

Se fosse suposto ter rasgos a RENAULT tinha-os colocado lá.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2012, 12:01 pm »
Correcto.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2012, 12:02 pm »
caçoilauto

Sim, o diagnóstico foi feito por 'palpite'. Não foi efectuado qualquer teste (pelo menos com meu conhecimento).

Quanto à reparação efectuada; Não sei se a submeteram a pressão ou não. Coloquei o carro no mecânico e confiei.

Neste momento os sintomas, sim, pressão no circuito. Eu e um amigo colocamos um funil GRANDE no deposito e enchemos aquilo com agua. Era só borbulas.... passa pressão e não é pouca  :sad:

O meu dilema é agora continuar a gastar dinheiro no carro e ver depois confirmado o diagnostico de fissura.

Perdoem-me a minha ignorância mas não há nenhum teste (tipo ligar a uma maquineta ou assim) que diagnostique isso?

A pressão está lá.... testada à moda antiga  :smiley: , o problema é agora perceber de onde.

Já pensei até em mandar a outro mecânico para refazer a reparação da junta e se resolvesse confrontar o mecânico e pedir a devolução do que paguei. Mas pagar OUTRA reparação.... isto os euros não nascem nas árvores infeizmente  :sad:

É um problema gerado por falta de cumprimento/ tentativa de resolução rápida .

Avançou-se um passo sem confirmar ou melhor confiou-se que a raiz do problema estava na junta e não no resto mas afinal... .

Para que se perceba o tipico problema de "junta queimada" é e será em 99% dos casos sempre uma consequência de algo, e nunca uma origem.

Neste momento não existem alternativas sem desmontar. tb assim não fazes nada dai nem andar deves de andar logo :
1º passo desmontar
2º mandar testar cabeça e bloco. ( não caias na tentação de mandar testar a cabeça e caso tenha fuga já não mandares testar o bloco, será sempre um erro)
3º avaliar custos e tomar a decisão de reparação / substituição ( motor usado / novo etc etc)

Quanto a solicitares a devolução dos €€€€ que gastas-te , será sempre uma decisão dificil a tomar:
- Tiveste confiança na pessoa em que colocaste o carro
- Mandas-te fazer a reparação e provavelmente aceitaste o orçamento.
- o orçamento deverá ter sido efectuado a medida do que lhe foi solicitado

De certeza que houve lacunas/ erros nas opções tomadas, mas tb te digo que é bem provavel que tenha sido de ambas as partes, logo deve ser tomada uma decisão consensual para o caso.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #7 em: 16 de Janeiro de 2012, 12:03 pm »
O circuito de água é um circuito fechado, pelos vistos tu agora tens um circuito aberto!! é melhor veres isso....
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #8 em: 16 de Janeiro de 2012, 12:07 pm »
Black Phoenix

Ok. Obg. Nada de maquinetas então.

Já agora, o que acham do 'expediente' do mecânico de fazer os rasgos na tampa do deposito da água? Aquilo não me pode criar problemas adicionais???

Se fosse suposto ter rasgos a RENAULT tinha-os colocado lá.

Isso é um conceito de assucatar!

Aliás parece-me que isso é uma evolução das técnicas de reparação automóvel impregnadas na sociedade dos estiques lá pices de portugal , Sim aqueles que antigamente tiravam os termostactos aos carros agora fazem furos nos reservatórios. lollllll

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 16 de Janeiro de 2012, 12:38 pm »
@caçoilauto

Relativamente à devolução do custo da reparação;
A ideia seria enviar a OUTRO mecânico para que ele reparasse novamente a junta. Caso ISSO resolvesse o meu problema isso quereria dizer que a reparação anterior teria sido mal executada e aí, parece-me perfeitamente legitimo que o primeiro mecânico me devolvesse o que paguei.

Confio nas pessoas à partida. Não digo que me tentasse enganar como é lógico, mas asneiras todos fazemos.

Das asneiras mais parvas que já fiz profissionalmente foi em casos em que eu tinha 100% de certeza que o que estava a fazer estava certo. Nessas alturas não verificamos nada, não temos dúvidas, é sempre estrada... rumo à asneira  :smiley:

Quanto à tampa do deposito vou comprar uma nova ainda hoje e vou encostar o carro na medida do possivel.

Para já fiz no máximo 50 km com a carrinha . Tudo 'normal' aparentemente. Temperatura sempre OK mas quando se abre o capot e se apalpa o deposito por baixo da tampa percebe-se que sai água por lá. A pressão que se acumula no circuito força-a a sair com certeza.

Parece-me que não tenho muito por onde escolher;
1 - Teste de cabeça e bloco e consequente reparação (com que garantia de ficar tudo OK definitivamente????); ou
2 - Troco o motor (por um usado obviamente).

De uma forma ou outra estou a olhar para uma pipa de massa  :sad:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #10 em: 16 de Janeiro de 2012, 19:40 pm »
o conselho que o caçoila te deu é o melhor que podes seguir.
enviar o carro para outro mecanico e substituir novamente a junta da cabeça sem testar cabeça e bloco, é um erro enorme.
tirar isso tudo fora, testar cabeça e para haver 100% de certeza, bloco tambem...
Se houver fissura no bloco, arranja outro motor que é capaz de sair mais barato

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2012, 13:47 pm »
Ainda não sei muito bem o que vou fazer  :sad:

De qualquer das formas agradeço todas as respostas ao tópico. Ajudaram-me a esclarecer algumas dúvidas que tinha.

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 09 de Março de 2012, 15:24 pm »
Como me parece interessante ir actualizando estas coisas, até para futura referencia de outros com problemas parecidos, cá vai;

Mandei a carrinha ao mecânico de muitos anos de um familiar meu com o relato de tudo o que aconteceu. Isto, é como ir ao Médico; Se nos dizem que estamos às portas da morte, pedimos uma segunda opinião.

Resultados para já;
- Cabeça do motor sem qualquer fuga. O outro mecânico tinha razão, embora fosse só por 'feeling'.
- Ao testar a cabeça verificaram que a junta está empenada. Pergunto, como?? Se foi reparada recentemente....
- Junta empenada é melhor testar também a junta no motor; empenada também.

Tudo para rectificar e testar na próxima semana.

Agora pergunto (como vou perguntar ao mecânico quando lá for buscar o carro); Como é possível a junta estar empenada se foi recentemente rectificada?? Pelo menos eu paguei a rectificação......  :angry:

Offline ArmandoTav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 02 de Abril de 2012, 11:39 am »
Update  :sad:

O meu calvário Renault Laguna 1.9dci continua.

- Depois de testada a parte da cabeça testei também o bloco. Quis ver até que ponto teria sido enganado.
- Inicialmente não foi detectada qualquer fuga mas depois de tiradas as camisas dos cilindros lá estava ela. Sim, o bloco sempre tinha a tal fissura que o mecânico inicial tinha dito (embora apenas por feeling..... mas bom feeling pelos vistos).
- Necessário substituir o bloco.

- Custo total da reparação - 2.500€ (números redondos)

A não ser que me seja completamente impossível, assim que a reparação esteja efectuada troco o chasso.... sim chasso (saudades do meu Fiat Marea... meu Deus. Dava 10-0 a este chasso).

Moral da história:
1 - Não comprem este modelo. O mecânico disse-me MUITO mal do carro, descreveu-me N casos que lhe apareceram lá.... coincidência das coincidências, quando lá cheguei para falar com ele tive que esperar que outro cliente acabasse..... dono de uma Laguna NACIONAL que tinha o Turbo substituído há UM ANO e já estava com problemas de passagem no Turbo.... outra vez... carro fantástico este.

2 - Não comprem NUNCA um carro importado, a não ser que tenham total confiança na pessoa que o FOI BUSCAR.... não é confiança na pessoa que está a vender o carro, atenção. CONFIANÇA EM QUEM FOI BUSCAR O CARRO LÁ FORA.

Quem quer que seja que foi buscar a minha carrinha, procurou DELIBERADAMENTE um carro com MUITOS quilómetros  e MUDOU os quilómetros antes da legalização para tornar a carrinha num semi-novo. Compra um carro com o motor já a cair, BARATO portanto, muda os quilómetros e tem um belo lucro... fantástico. Não admira que desconfiem dos Portugueses lá fora, é pá, que povinho.....

The End.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #14 em: 02 de Abril de 2012, 12:30 pm »
Não entendo o que pretendes dizer com " .... junta empenada". A junta não empena o que pode empenar á a cabeça do motor ou a superficie do bloco.
Claro é que se uma delas não estiver absolutamente plana a junta não garante a sua função " estanquecidade" dessa forma tens o problema a que te referes. na abertura do tópico.

2500 € de reparação e afinal em que consiste a reparação???????

Quanto a dizeres que " Não comprem um carro destes" acho que não o devias referir dessa forma, pois se estás descontente apenas te podes queixar de infurtunio ( acontece) ou até mesmo de uma tentativa de comprares o mais barato possível ( sendo que o barato por vezes sai caro).

Agora acho que não deves generalizar, pois andam por ai muitos carros iguais ao teu e que apresentam uma taxa reduzida de problemas.