Autor Tópico: Problemas com motor 2.0dci 150cv  (Lida 60063 vezes)

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Problemas com motor 2.0dci 150cv
« Responder #15 em: 02 de Abril de 2012, 16:33 pm »
A última hipótese que deste parece-me a mais correcta. De qualquer modo, onde viste o histórico dela? É que livros de revisões fazem-se.

Offline infinity

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Albergaria-a-Velha
  • Garagem : Scenic II 7Lug Fase I 1.5dci 100cv
« Responder #16 em: 02 de Abril de 2012, 16:49 pm »
Um amigo de um amigo meu que trabalha na renault viu através da matricula  :cool:
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 17:59 pm por carlosjcm »
Scenic II 7Lug Fase I 1.5dci 100cv

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #17 em: 02 de Abril de 2012, 17:01 pm »
Era isso mesmo! Assim penso não haver fuga possível. O mais certo foi aquilo que disseste. Não motores de ferro e quando mal tratados, dão bronca.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #18 em: 02 de Abril de 2012, 18:08 pm »
Provavelmente nunca irei ficar convencido com esses argumentos mas enfim, já que está desarmado gostaria de ver isso nem que fosse por fotos.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #19 em: 02 de Abril de 2012, 19:07 pm »
somos dois caçoila ;)

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #20 em: 02 de Abril de 2012, 21:03 pm »
Pode também não ter levado manutenção sempre em dia, ou até ter levado alguma Repro abusada e ter sido retirada entretanto.. sei lá lol mas que é estranho uma "crianca" já ter o que parece "400 000km" como dizes..

Offline helioc

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #21 em: 02 de Abril de 2012, 21:07 pm »
 Boas,

Mão sei se devo ou não, mas aqui vai um problema encontrado noutro forum acerca deste motor, nada de mais, mas pode explicar o sucedido:

Boas, venho contar aqui a história do que se passou com a minha GS.

Na segunda feira passada quando saí do trabalho notei passado uns 5 Kms que o nível de temperatura do motor não tinha subido nada, ou seja mantinha só um tracinho, e passado 5 min. a temperatura subiu para 5 tracinhos que é a temperatura normal do motor, mas, subiu tudo de uma vez, como se manteve no liguei, fui buscar as miúdas e fui para casa e tudo bem.
No outro dia outra vez o mesmo IC19 a 80/100 e a temperatura não subia e quando cheguei a meio da viagem subiu outra vez para os 5 traços de repente, bom, pensei que fosse a sonda que está no bloco do motor que tivesse pifado e tratei de mandar vir uma. Nesse mesmo dia ao ir para casa a subir o IC16 para a CREL dei-lhe gás e quando chego ao cimo da subida CHANAN....... temperatura no vermelho........parei o carro só aí me deu para ver o nível do líquido de refrigeração do motor e qual não é o meu espanto que está....... sequinho, sequinho.
Deixei o carro arrefecer e lá fui até ás bombas da CREL muito devagarinho, onde enchi o depósito de expansão de água, olho por entre as entradas de ar para o radiador e vejo uma rotura mais ou menos pequena onde saía água.

Liguei logo para um amigo que tenho que é mecânico e ele disse-me que se não fosse muito grande a rotura dava para reparar com "METAL SINTÉTICO" que não é mais do que um pó que se junta a uma resina e depois aquilo agarra a qualquer superfície incluindo alumínio e pronto foi com isso que no sábado me levantei por volta das 7h despi a frente do carro todo e ele aplicou aquela massa no radiador e ficou de facto bom, aproveitei e como tinha carregado o AC o ano passado e este ano já não fazia frio coloquei também a massa no radiador do AC naquilo que me pareceu ser um furinho muito pequenino e penso que seria dali que saía o gás do AC.

Agora a parte menos boa.......

Esta rotura no radiador acontece devido a uma falha de engenharia, pois o que rompe os radiadores é um plástico que se encontra junto aos mesmos, um de cada lado, eu fiz uns filmes do arranjo e depois coloco aqui para vocês verem, porque acho que é importante.

Eu descobri este problema quando andava no fórum de nuestros hermanos, não sei se posso por aqui links a apontar, mas, se puder os admins que digam algo que eu ponho. Resolvi proceder ao arranjo e respectiva prevenção colocando essa pasta e cortei um bocado aos plástico (o bocado que roçava no radiador) e no fim coloquei umas tiras de feltro que comprei no Leroy Merlin entre os plásticos e o radiador.

Este post é mais para o xxx porque é o único com a GS 2.0 dCi, mas não sei se o carro do sérgio tambem pode ou não acontecer isso. De resto serve também para todos os interessados.

Tal como prometido aqui vai:

Para começar temos que sacar o pára choques que tem dois parafusos em baixo entre o pára-choques e a cubertura do cárter que saem com chave de caixa 10 mais quatro parafusos (dois em cada cava da roda á frente, um em baixo e outro em cima) que saem com chave de caixa 7 mais um que fica mesmo no meio quando se abre o capot que é torx deve ser para aí 10 (não tenho a certeza) depois é só tirar as molas com uma chave de fenda dar um quarto de volta que a mola sobe um pouco e é só puxar. Começar a sacar o choques pelos lados até saírem debaixo das ópticas (um lado de cada vez como é óbvio) e depois puxam(com cuidado) a parte de cima pelo meio, agarram o choques pelas entradas de ar frontais puxam para cima e para fora (com cuidado), desligam a ficha amarela do lado direito (espalhadores) e já podem sacar o choques.

Depois sacar as ópticas que têm dois parafusos em cima mais dois em baixo (estes de baixo tem que ser com uma chave comprida senão não chegam lá) com chave de caixa 10

depois existe um plástico protector que tem também que ser tirado, na foto abaixo, a verde vê-se o sítio dos 4 parafusos torx assinalados com circulos e onde estão as setas verdes é onde o plástico segura em baixo á pressão portanto é só puxar (com jeitinho).

A partir daqui podemos começar a trabalhar. Em primeiro lugar afastam-se (ou tiram-se)  os dois plásticos (um de cada lado) que roçam nos radiadores (eu, na parte do radiador do motor optei por cortar, mas, há quem tenha posto filtro também aí).
Limpar muuuuuuito bem com diluente a parte que queremos reparar, fazer a massa que agora não me lembro o nome, mas, é metal sintético e aplicá-la, deixar secar + ou - 20 Mins. e aplicar outro bocadinho por cima (just in case) cortar o feltro á medida colá-lo (comprei um no Leroy que já é autocolante +ou- €6) passado mais ou menos 10 min. Põe-se o carro a trabalhar e verifica-se se a fuga ficou bem selada. Monta-se a frente no sentido inverso ao explicado em cima e fica-se atento durante uns dias se existe alguma perda de água ou se o carro aquece em demasia. 

Nesta foto podemos ver o final do trabalho já com os feltros colocados e os plásticos cortados.

Aqui podemos ver o feltro colocado na parte em que o plástico roça no condensador do AC

Nesta imagem mostra delineada a vermelho a parte do plástico que foi cortada e o circulo verde mostra o vértice desse mesmo plástico que rompeu o radiador do motor

Aqui o mesmo mas já do lado esquerdo. (aqui felizmente não rompeu, no entanto notava-se desgaste

Nesta imagem podemos ver também a parte do lado esquerdo já com o plástico cortado na zona do radiador do motor e o feltro colocado na zona do condensador de AC

Nesta vê-se básicamente o mesmo só que do lado direito e com a massa já a tapar a fuga.

Aqui um pormenor do arranjo da fuga no radiador do motor

E aqui um pormenor do arranjo do radiador do motor e do condensador de AC.

E pronto espero que isto sirva de ajuda a todos aqueles que precisarem.

Abraço

xxxx

Se acharem que não devo colocar este post de outro forum, peço desculpa e eliminem.

Obrigado

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #22 em: 02 de Abril de 2012, 22:49 pm »
A história está bonita, só não me parece que tenha muito a ver com o tópico... É o mesmo motor, sim... Mas de resto não tem nada a ver... O carro não é o mesmo (logo o problema detectado mais que provavelmente não existe no carro em questão), e o problema nem sequer é no motor, foi uma fuga de agua que levou a aquecimento o que no caso deste tópico nem sequer se colocou essa questão.

E antes que se diga que neste caso o ponteiro também podia estar a marcar mal como nessa história e ter levado aquecimento, o ponteiro marcar mal nessa história é muito simples de explicar, a temperatura é medida na agua, se ele andava sem agua quase nenhuma não marcava nada, assim que lhe passava umas gotas pela válvula de temperatura disparava para o valor "normal"...

Offline helioc

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #23 em: 02 de Abril de 2012, 23:11 pm »
Pois, este problema, foi mais para explicar que as vezes, por causa de coisas simples pode levar a um sobreaquecimento.

Pensei que o carro fosse o mesmo ;)

Podem eliminar ;)

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #24 em: 03 de Abril de 2012, 09:54 am »
Pois efectivamente não entendi a relação da " história" com o problema relatado no tópico.

Em 1º lugar nem o problema nem o carro são os mesmos.

Em 2º lugar por uma fuga de água não se pode dizer mal de um motor ou até mesmo considerar que estamos perante um problema habtitual desse motor.

Em 3º lugar a "história" está engraçada mas..... voltamos ao mesmo. Alguém sabe em concreto o resultado da aplicação daquele componente no radiador??

Sim volto a perguntar: Alguém tem a verdadeira noção do que foi feito ( tendo em conta as imagens)?

Pois bem recapitulando: O radiador estava com uma fuga, por norma quando isso acontece  ou é fruto de corrosão( por vezes interior, não visível do exterior), ou através de embate com alguma matéria, que provoca a fissura.

A fissura que origina perda de fluído teve que ser a tal nível que incide sobre um ou mais canais do radiador.

Ora conclusão: A colocação da massa significa que procederam na sua generalidade á eliminação de canais do radiador, reduzindo a eficiência deste significativamente.

Ora posto isto resumimos e concluímos que  Assucatar aparentemente compensa  mas até quando? E quais as consequências?   

Offline infinity

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 03 de Abril de 2012, 11:47 am »
Viva pessoal...

Ontem tive a ver os pistons fora... Segmentos.... E de facto este motor parece ter uma porrada de km.... Estranho é que voltaram a confirmar-me um membro aqui do forum que a carrinha foi assistida na renault ate aos 90000km e em 2009 tinha os 90000km!

Eu comprei-a em 2009!

Eu é que deixei de ir à origem!

Eu vou tirar fotos do motor e peças e colocar aqui no topico para voces verem o desgaste...
Logo que as tenha coloco-as aqui!

Vou comprar motor usado!
Se alguem souber onde posso encontrar algum que diga sff!

Continuo sem saber é se o M9R742 da na minha carrinha! Espero que sim pois é o unico que consigo encontrar em algumas sucateiras apesar de ser caro   :cry:

Abraço a todos.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #26 em: 03 de Abril de 2012, 11:51 am »
acho que já respondi atras, o motor m9r 742 é do laguna III , convem verificar a posição dos periféricos ( alternador, motor de arranque, compressor ac , etc ) e parte electrica . Só olhando para os 2 é que se pode dizer se dá ou não .

Offline infinity

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #27 em: 11 de Abril de 2012, 13:33 pm »
Peço desculpa mas ainda nao tive oportunidade de tirar as fotografias e coloca-las aqui no forum....

De qualquer das formas consegui arranjar um 742 de um laguna III que ha partida dará com 60000km. O motor ira ser tirado do carro tv hoje e quinta feira estará na oficina para se colocar ao sitio. Hoje ao final do dia vou a sucateira verificar se de facto tem os 60000km... Kero confirmar com os meus olhos no quadrante do carro em questão.

Vai custar-me uma fortuna mas deverá valer a pena! Foi o unico motor que consegui onde posso ter acesso ao carro de origem e ter mais certezas na quilometragem anunciada.

Vou dar pelo motor completo + Bi-massa 2000€ c/ iva  :cry:
Terei de devolver o motor velho.

Cumprimentos.

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #28 em: 11 de Abril de 2012, 14:11 pm »
Boa sorte com esse motor, e depois não te esqueças das fotos do avariado.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #29 em: 11 de Abril de 2012, 21:29 pm »
Boa sorte com a troca.

A única coisa que me alertou foi o "IVA"... Não sabia que os sucateiros cobravam IVA :lipsrsealed: