Boas, venho contar aqui a história do que se passou com a minha GS.Na segunda feira passada quando saà do trabalho notei passado uns 5 Kms que o nÃvel de temperatura do motor não tinha subido nada, ou seja mantinha só um tracinho, e passado 5 min. a temperatura subiu para 5 tracinhos que é a temperatura normal do motor, mas, subiu tudo de uma vez, como se manteve no liguei, fui buscar as miúdas e fui para casa e tudo bem.No outro dia outra vez o mesmo IC19 a 80/100 e a temperatura não subia e quando cheguei a meio da viagem subiu outra vez para os 5 traços de repente, bom, pensei que fosse a sonda que está no bloco do motor que tivesse pifado e tratei de mandar vir uma. Nesse mesmo dia ao ir para casa a subir o IC16 para a CREL dei-lhe gás e quando chego ao cimo da subida CHANAN....... temperatura no vermelho........parei o carro só aà me deu para ver o nÃvel do lÃquido de refrigeração do motor e qual não é o meu espanto que está....... sequinho, sequinho.Deixei o carro arrefecer e lá fui até ás bombas da CREL muito devagarinho, onde enchi o depósito de expansão de água, olho por entre as entradas de ar para o radiador e vejo uma rotura mais ou menos pequena onde saÃa água.Liguei logo para um amigo que tenho que é mecânico e ele disse-me que se não fosse muito grande a rotura dava para reparar com "METAL SINTÉTICO" que não é mais do que um pó que se junta a uma resina e depois aquilo agarra a qualquer superfÃcie incluindo alumÃnio e pronto foi com isso que no sábado me levantei por volta das 7h despi a frente do carro todo e ele aplicou aquela massa no radiador e ficou de facto bom, aproveitei e como tinha carregado o AC o ano passado e este ano já não fazia frio coloquei também a massa no radiador do AC naquilo que me pareceu ser um furinho muito pequenino e penso que seria dali que saÃa o gás do AC.Agora a parte menos boa.......Esta rotura no radiador acontece devido a uma falha de engenharia, pois o que rompe os radiadores é um plástico que se encontra junto aos mesmos, um de cada lado, eu fiz uns filmes do arranjo e depois coloco aqui para vocês verem, porque acho que é importante.Eu descobri este problema quando andava no fórum de nuestros hermanos, não sei se posso por aqui links a apontar, mas, se puder os admins que digam algo que eu ponho. Resolvi proceder ao arranjo e respectiva prevenção colocando essa pasta e cortei um bocado aos plástico (o bocado que roçava no radiador) e no fim coloquei umas tiras de feltro que comprei no Leroy Merlin entre os plásticos e o radiador.Este post é mais para o xxx porque é o único com a GS 2.0 dCi, mas não sei se o carro do sérgio tambem pode ou não acontecer isso. De resto serve também para todos os interessados.Tal como prometido aqui vai:Para começar temos que sacar o pára choques que tem dois parafusos em baixo entre o pára-choques e a cubertura do cárter que saem com chave de caixa 10 mais quatro parafusos (dois em cada cava da roda á frente, um em baixo e outro em cima) que saem com chave de caixa 7 mais um que fica mesmo no meio quando se abre o capot que é torx deve ser para aà 10 (não tenho a certeza) depois é só tirar as molas com uma chave de fenda dar um quarto de volta que a mola sobe um pouco e é só puxar. Começar a sacar o choques pelos lados até saÃrem debaixo das ópticas (um lado de cada vez como é óbvio) e depois puxam(com cuidado) a parte de cima pelo meio, agarram o choques pelas entradas de ar frontais puxam para cima e para fora (com cuidado), desligam a ficha amarela do lado direito (espalhadores) e já podem sacar o choques.Depois sacar as ópticas que têm dois parafusos em cima mais dois em baixo (estes de baixo tem que ser com uma chave comprida senão não chegam lá) com chave de caixa 10depois existe um plástico protector que tem também que ser tirado, na foto abaixo, a verde vê-se o sÃtio dos 4 parafusos torx assinalados com circulos e onde estão as setas verdes é onde o plástico segura em baixo á pressão portanto é só puxar (com jeitinho).A partir daqui podemos começar a trabalhar. Em primeiro lugar afastam-se (ou tiram-se) os dois plásticos (um de cada lado) que roçam nos radiadores (eu, na parte do radiador do motor optei por cortar, mas, há quem tenha posto filtro também aÃ).Limpar muuuuuuito bem com diluente a parte que queremos reparar, fazer a massa que agora não me lembro o nome, mas, é metal sintético e aplicá-la, deixar secar + ou - 20 Mins. e aplicar outro bocadinho por cima (just in case) cortar o feltro á medida colá-lo (comprei um no Leroy que já é autocolante +ou- €6) passado mais ou menos 10 min. Põe-se o carro a trabalhar e verifica-se se a fuga ficou bem selada. Monta-se a frente no sentido inverso ao explicado em cima e fica-se atento durante uns dias se existe alguma perda de água ou se o carro aquece em demasia. Nesta foto podemos ver o final do trabalho já com os feltros colocados e os plásticos cortados.Aqui podemos ver o feltro colocado na parte em que o plástico roça no condensador do ACNesta imagem mostra delineada a vermelho a parte do plástico que foi cortada e o circulo verde mostra o vértice desse mesmo plástico que rompeu o radiador do motorAqui o mesmo mas já do lado esquerdo. (aqui felizmente não rompeu, no entanto notava-se desgasteNesta imagem podemos ver também a parte do lado esquerdo já com o plástico cortado na zona do radiador do motor e o feltro colocado na zona do condensador de AC Nesta vê-se básicamente o mesmo só que do lado direito e com a massa já a tapar a fuga.Aqui um pormenor do arranjo da fuga no radiador do motor E aqui um pormenor do arranjo do radiador do motor e do condensador de AC.E pronto espero que isto sirva de ajuda a todos aqueles que precisarem.Abraçoxxxx