Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
18 de Abril de 2026, 06:31 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Duvida com mods
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Duvida com mods (Lida 12908 vezes)
Splinter0812
1.0 SCe
Localidade: Leiria
Garagem : Clio 2 Ph 2 Societe 1.5DCi 65
Duvida com mods
«
em:
23 de Maio de 2012, 18:49 pm »
Boas, tenho em mente fazer vários upgrades no meu Clio, nomeadamente:
-Quadrante G2004 com CB
-Display central
-Espelhos eléctricos aquecidos com sensor de temperatura
-Cruise control
-Xenon (como deve de ser, regulador automatico + bomba e mijas para os farois)
-Reprogramação na centralina
Como é óbvio o material todo vai-se comprando devagarinho para não pesar muito na carteira
, mas já tenho a maior parte. Tenho é algumas duvidas que gostava de perguntar.
-Quadrante:
->Depois de montado, é necessário activar alguma função na centralina? (do género para activar o CB ou o regulador de velocidade dos para-brisas)
-Display central e espelhos eléctricos:
->Já estive a ver o tutorial feito pelo DiogoIglesias, mas fiquei com uma duvida, e já que estou a expor as minhas duvidas então aproveito e exponho aqui também
. Nesse tutorial é dito que os Clios Ph 2 e 3 já têm la a ficha preparada para ligar o display, mas no tutorial do Cruise Control muito famoso: (
http://www.cliosport.net/forum/showthread.php?521679-Cruise-control-on-a-RS-172-or-a-dCi-(DIY)&p=6933107#post6933107),
é dito que tambem da para fazer em todos os clios DCI mas afinal como o meu é o societe não tenho as fichas... Será que por ser societe não tem la a ficha para o display?
->O meu espelho direito (eléctrico que está à espera para ser montado) já traz sensor de temperatura, já tenho a cablagem das 2 portas também, em relação aos espelhos, é só trocar a cablagem das portas e os espelhos electricos ficam a trabalhar? Ou tenho de passar algum fio?
->Em relação ao Display mostrar a temperatura, visto o meu espelho já ter o sensor, é só montar e ligar a cablagem nova e tá feito?
->A parte do aquecimento dos espelhos em principio ficará logo ligada também com a nova cablagem certo? Sendo ligado através do botão de aquecimento das resistências do vidro traseiro suponho.
-Cruise Control:
->Lá no tal tutorial mencionado em cima, eles mostram o esquema eléctrico das ligações, ligando tudo ao "calculateur", suponho que seja a centralina? Entretanto contei o numero de pinos, e fui verificar as 3 fichas que a minha centralina tem, e tenho 2 delas com esse numero de pinos... Qual das fichas é a certa?
->Como já disse em cima, o meu Clio não tem a ficha onde é suposto ligar o botão para ligar/desligar o CC ou o limitador, sendo que vou ter de fazer as ligações até ao dito "calculateur", será que com o rotativo novo situado atrás do volante (já com a ficha para ligar aos botões do volante), também vai ser preciso fazer a cablagem? (ainda não verifiquei como é feita a ligação ao rotativo por isso esta pergunta é um bocado ás escuras
).
-Xenon:
->No que toca ao regulador automático, como é feita a ligação? Ele é ligado directamente aos faróis, ou é ligado primeiro à centralina?..
-Reprogramação:
->Pelo que andei a pesquisar, ambos os clios de 65 e de 80cv, usam o mesmo turbo, mas enquanto que o de 65 faz 1.0Bar de pressão, o de 80cv faz 1.20Bar. Sendo assim, como também é possÃvel fazer uma reprogramação no de 80, o turbo há de fazer mais do que 1.20Bar, logo pela lógica o meu turbo também há de poder fazer mais do que 1.20Bar não?
. Qual a pressão máxima, dentro do regime saudável do turbo é claro, que aconselham?
Desculpem lá o testamento
, mas assim sempre ficam as duvidas todas expostas de uma só vez
.
Obrigado
Registado
DiogoIglesias
1.5 DCi
Localidade: Évora
Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: Duvida com mods
«
Responder #1 em:
23 de Maio de 2012, 20:07 pm »
Ora vamos lá:
Quadrante - Para o CB é só verificar se já tens o fio que vai da manete até ao quadrante. Se depois de instalados os dois as informações não mudarem então deve-te faltar o fio da tecla ADAC. Em relação ao regulador de velocidade das escovas é necessário activar a função na centralina através do programa DDT2000 com um cabo OBD-USB ou então através da CLIP.
Display central- o teu clio como é fase 2 já deve ter lá a ficha cinzenta, apenas é necessário seguir o tutorial e ligar directamente lá o display. Os Societe fase 4 (Storia) é que já não trazem a ficha.
Espelhos- Se já tens a ficha verifica se na posição 1 e 2 tens um fio verde e outro castanho, esses são o do sensor de temperatura e se estiverem presentes vão até à ficha R4 (ficha da porta direita). Ao trocares a cablagem em principio deverá ficar a funcionar, mas não posso garantir.
Em relação ao desenbaciamento dos espelhos não tenho a certeza.
Cruise Control: Sorry mas essa mod ainda não pesquisei nada, não sei como se faz nem o que faz falta.
Xenon: Vou copiar um DIY do Xmarine, depois coloco o link.
Reprogramação: Lê bem os tópicos na secção das reprogramações aqui no forum e contacta o membro tarzan taborda.
Registado
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5710.0
DiogoIglesias
1.5 DCi
Localidade: Évora
Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
«
Responder #2 em:
23 de Maio de 2012, 20:18 pm »
DIY do regulador automático para o Xenon ->
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9690.0
Registado
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5710.0
Ricardo
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
«
Responder #3 em:
23 de Maio de 2012, 20:24 pm »
Existem vários DIY's para quase tudo que perguntas-te pesquisa, informação tens a toda no fórum
Registado
Splinter0812
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
23 de Maio de 2012, 22:03 pm »
Desde já obrigado pela ajuda prestada
.
Ja estive a procurar melhor a cerca da reprogramação, ele costuma fazer de 1.2Bar, mas pelo que encontrei num forum(
http://www.cliodci.net/viewtopic.php?f=2&t=54
) em que estavam a falar sobre as diferenças dos motores 65 80 e 100, eles dizem que o de 65 pode ir ate 1.5 saudável MAS com intercooler. Suponho que ate 1.25, 1.30, mais que isso já será um bocado arriscado talvez.
Registado
Pedrob
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
«
Responder #5 em:
24 de Maio de 2012, 13:09 pm »
Uma repro bem feita não precisa de alterar assim tanto a pressão do turbo. Para mim no máximo 1.25 que é a pressão de origem do dcà 80
Registado
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe
Splinter0812
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
31 de Maio de 2012, 05:12 am »
Acho que a pressão dos dci 80 é 1.20, a do dci 100 é que é 1.25 (acho..). Bom o display central já está montado e a funcionar. Uma mod que me esqueci de mencionar, espelho electrocromático, em principio vou amanhá cola-lo ao vidro (já está pintadinho e tudo), depois é só fazer as ligações e está feito. Entretanto já procurei e não consigo encontrar, alguém me pode explicar como retiro as forras das portas? Os parafusos acho que os sei todos, nao consigo é retirar a forra em si, tentei mas fiquei com medo de partir alguma coisa que nao deva
.
Registado
Dom
2.0 TCe
Utilizador: Z1gZa
Got to love corners
Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
«
Responder #7 em:
31 de Maio de 2012, 08:56 am »
Tens de puxar com força mesmo que aquilo está "colado". Após a primeira vez, as seguintes serão relativamente mais fáceis.
Registado
Splinter0812
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
31 de Maio de 2012, 19:24 pm »
Mas não tem assim nenhum jeitinho em especial? Género puxar primeiro em baixo?
Registado
Splinter0812
1.0 SCe
«
Responder #9 em:
10 de Junho de 2012, 00:27 am »
Aqui vai um actualizaçãozinha.
Neste momento já está montado e a funcionar:
Quadrante G2004 com CB:
A respectiva manete com 5/6 velocidades para os limpa parabrisas e o botão para o CB
Display Central:
Para já apenas mostra as horas, depois quando montar os espelhos reguláveis electricamente, vai mostrar também as horas. Talvez depois ligue o radio ao display se der.
E o espelho Electrocromatico:
O Regulador automatico de Xénon também já está montado e os fios passados para dentro do carro. Falta agora só fazer as ligações aos respectivos sÃtios, ir a uma sucata e orientar uns mijas, um motor eléctrico para os mesmos, e encomendar os kits HID. Mas visto que agora as economias estão apertadas fica para outra altura
.
Entretanto fui a inspecção e perguntei lá ao homem se podia pôr Xénon nos máximos, visto que não têm olho de boi, não têm regulação nem mijas apontado para eles, mas que também apenas são utilizados quando não existe ninguem que possa ser encadeado, e ele disse que não havia problema desde que os médios estivessem legalizados. Então quando encomendar, encomendo 2 kits, um de 35W para os médios e um de 55W para os máximos. Visto que quando faço autoestrada faço á noite e durante 3-4h seguidas, quando não houver carros (por ex na A13, cada vez que lá passo, se contar 10 carros ao total será muito...) posso então ligar os "holofotes"
Registado
Splinter0812
1.0 SCe
«
Responder #10 em:
10 de Junho de 2012, 00:34 am »
Também vai mostrar a temperatura*
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #11 em:
10 de Junho de 2012, 00:50 am »
podias ter feito uns diy´s disso
Registado
henriqe
1.6 DCi
Localidade: Ponta Delgada
Bazing? :D
Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
«
Responder #12 em:
10 de Junho de 2012, 01:28 am »
Montar esse Regulador em altura é que vai ser um pincel. É um dos meus grandes problemas.. :\
Quando montares convem tirares o regulador em altura que tens nesse momento (a roda) porque há quem vá à IPO com tudo e com o regulador, e leva chumbo à mesma.
Registado
Splinter0812
1.0 SCe
«
Responder #13 em:
10 de Junho de 2012, 02:05 am »
Eu pensei nisso mas como já existem todos aqui no forum pensei que não fazia falta. Mas pronto no mÃnimo posso descrever =).
O quadrante foi como está explicado aqui:
http://www.tuning.online.pt/forum/diy-upgrade-quadrante-clio-iiphii-para-quadrante-clio-ii-g2004-t46458.html.
Foi pegar nos pins de cada ficha, com BASTANTE cuidado, paciência e um conjunto extra de mãos para ajudar de preferência, e troca-los de sitio. No meu caso eu consegui fichas de um clio que estava na sucata, e deu para comparar o que se estava a fazer com o que vinha de origem.
A manete, deu-me um bocado de trabalho, pois para tirar um parafuso que a prendia ao rotativo do volante, tinha de retirar o plastico envolvente, e como tenho os controlos de radio lá, o plastico de baixo nao queria sair, como nao sabia o jeito de o desligar, desmontei-o todo apartir dos parafusos que tem atrás
, já conseguindo assim tirar o plástico fora. A partir daà foi só desligar a velha da ficha, ligar a nova, por os plásticos no sitio e voltar a montar o dito controlo do radio.
O display central, foi muito simples a montagem, tal como foi dito aqui:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6758.0,
foi só tirar o tablier (
http://www.renaultpt.com/index.php?PHPSESSID=eb79ee8c5e72734fbea28ee6287ee77e&topic=6096.0
), e a ficha já lá estava. O complicado foi que tive de trocar de tablier completo porque nao consegui encontrar ninguem que me vendesse apenas a peça central...
O espelho electrocromatico. Portanto, este para mim é o mais complicado de se fazer, visto que requer outras "entidades". Sendo que o meu vidro teve a infelicidade de ficar rachado:
Aproveitei então quando o levei para trocar o vidro, para pedir para me colarem o suporte do meu espelho novo (vindo dum Megane II), em vez do suporte que vinha de origem, coisa que eles disseram que não havia problema.
Agora as ligações eléctricas.
O fio do espelho, que para já ainda não está disfarçado,
Foi passado para dentro da forra de cima
Passando por de trás do suporte do plafonier
Seguindo pela direita até começar a descer pela coluna
Depois passando por trás do airbag, descendo a consola central, e de seguida para o sitio do isqueiro.
Ligando então a alimentação do espelho à do isqueiro.
E voilá:
Sem alimentação
Com alimentação (não teve tempo para escurecer mais).
Essa confusão toda, foi porque eu e o meu colega descobrimos umas fichas ligadas entre as fichas do radio e o proprio radio, e ficámos confusos em relação ao que é que elas faziam lá. No final de descascarmos o carro todo, estava um modulo de bluetooth colado por cima dos pés do pendura, ou seja debaixo do airbag, retiramos aquilo tudo, e o carro deve ter perdido ainda uns belos quilinhos
.
(Fui tirar agora umas fotos ao carro num instante, para tentar explicar o melhor possivel o que foi feito ao espelho, visto não me ter lembrado antes por estarmos com pressa para ir jantar, estávamos os 2 já com os estômagos a roncar
)
Não percebi o que quiseste dizer com isso da altura.. Não é só montar e tá feito? Pensei que consoante o valor de tensão que vinha do sensor ele regulava os farois.. Suponho que tenho de o montar de uma maneira especial para ser o ponto zero? Ele ainda não está ligado, será que isso ajuda nalguma coisa?
Registado
henriqe
1.6 DCi
Localidade: Ponta Delgada
Bazing? :D
Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
«
Responder #14 em:
10 de Junho de 2012, 03:56 am »
Muito resumidamente:
Montas o nivelador automatico. Ficas 100% legal nesse ponto, okay. Mas deixas lá o regulador manual:
Isso pode dar chumbo à mesma! Ou simplesmente fibras isso e pintas, ou entao metes essa tampinha de um carro que tenha Xenon de Origem/RS.
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica