Autor Tópico: 1.2 tce 115 cv vs 1.2 tce 100cv  (Lida 11324 vezes)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
1.2 tce 115 cv vs 1.2 tce 100cv
« em: 27 de Maio de 2012, 23:12 pm »
Alguem me consegue arranjar os dados deste motor? Queria fazer uma comparação entre o meu e este e ver até que ponto é viável uma alteração :)

Se possivel, dados de motor e de transmissões, se são compativeis com o meu ou não :P
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: 1.2 tce 115 cv vs 1.2 tce 100cv
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2012, 23:43 pm »
lolll um swap?
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #2 em: 27 de Maio de 2012, 23:56 pm »
epa depende do que implicar... mas sendo um motor novo e se for melhor em certos aspectos face ao antigo, porque não? :)

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #3 em: 28 de Maio de 2012, 00:15 am »

"É o primeiro motor a gasolina da Renault, com injecção directa sobrealimentada. Este bloco em alumínio de 1197 cm3, apresenta uma potência de 115 cv e um binário máximo de 190 Nm, comparável ao de um 2 litros. Com um binário disponível, em 90%, a partir das 1500 rpm e, totalmente, entre as 2000 e 4000 rpm, este motor distingue-se pela suavidade e recuperações a baixos regimes dignas de um diesel.
Sendo o motor 1.2 gasolina mais potente do mercado, brilha igualmente, pela sobriedade nos consumos; não consome mais do que 5,3l/100 km em ciclo NEDC, enquanto as emissões de CO2 estão limitadas a 119g/ km.
Com estes reduzidos consumos e emissões de CO2, o custo de utilização diminui de forma significativa. A presença de uma corrente de distribuição, sem manutenção, contribui, também, para a diminuição do custo de utilização.
A injecção directa a gasolina turbo, associada a uma sobrealimentação por turbo-colector integrado e distribuição variável, permite atingir o binário máximo desde os baixos regimes e numa ampla faixa de utilização. A injecção tem lugar directamente na câmara de combustão e optimiza o rendimento do motor com uma melhor combustão, que beneficia os consumos de combustível e as emissões de CO2.
O sistema Stop&Start permite o arranque rápido ao detectar a posição exacta dos pistões e injectar o carburante no cilindro mais favorável para o arranque instantâneo do motor.
A energia "gratuita" armazenada, graças ao sistema de recuperação de energia na travagem, é utilizada para recarregar a bateria e assegurar os arranques."

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #4 em: 28 de Maio de 2012, 00:31 am »
Gosto especialmente do binário.
Por acaso devia ficar muito bem no clio III :)

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #5 em: 28 de Maio de 2012, 18:11 pm »
Ainda mal o motor saiu e já estás a pensar nisso... Acho que mesmo que fosse compatível tinhas que esperar uns belos anos até conseguires um motor desses a bom preço. :S

Esse motor tem umas características interessantes, a potência máxima é que parece dar-se muito cedo, quase às rotações de um turbo diesel, no entanto como referem nos documentos oficiais que se dá "a partir das 4500 rpms", suponho que se mantenham os 115cv para além disso, pena não referirem até que rpms.

Gonçalo a alterar, e já que de qualquer das maneiras irias alterar a cilindrada, eu ia mais para o 1.4 TCe, pois já me parece que valha a pena a alteração! :P
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline GrandModusGPL

• GrandModusGPL...shaken but not stirred!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
« Responder #6 em: 28 de Maio de 2012, 19:50 pm »
Bom mas esse motor chama-se TCE na mesma?

É que ao ter injeção direta o princípio de funcionamento muda radicalmente.

Também a troca de motores se torna muito mais complicada.

Eu para já não comprava um carro com um motor desses.

A avaliar pelo desempenho da Renault na última vez que avançou para a injeção direta e pelos inúmeros problemas dos motores TSI do grupo VAG no ínicio da comercialização.

Sem falar que no meu caso específico (conversão para GPL) a conversão seria muito mais complicada também...
Spritmonitor.de" border="0
6€/100Km; 136g CO2/km

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 30 de Maio de 2012, 13:03 pm »
Ainda mal o motor saiu e já estás a pensar nisso... Acho que mesmo que fosse compatível tinhas que esperar uns belos anos até conseguires um motor desses a bom preço. :S

Esse motor tem umas características interessantes, a potência máxima é que parece dar-se muito cedo, quase às rotações de um turbo diesel, no entanto como referem nos documentos oficiais que se dá "a partir das 4500 rpms", suponho que se mantenham os 115cv para além disso, pena não referirem até que rpms.

Gonçalo a alterar, e já que de qualquer das maneiras irias alterar a cilindrada, eu ia mais para o 1.4 TCe, pois já me parece que valha a pena a alteração! :P

Não falei em trocar motor nenhum :) Sendo de injecção directa sobrealimentado está de parte :)

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #8 em: 30 de Maio de 2012, 13:27 pm »
É isso, deixa-te estar como estás, que em equipa vencedora, não se mexe. ;)

Infelizmente para esse lado da alteração de componentes que estavas a pensar, a coisa é tão diferente que tinhas que trocar todo o motor, para além da injecção directa, o bloco em si que é totalmente diferente e novo de origem Nissan.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 30 de Maio de 2012, 13:59 pm »
Pronto, agora sim chegaste lá :P

Offline profiesta

• João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Low profile
« Responder #10 em: 30 de Maio de 2012, 14:11 pm »
Gonçalo, o que é que ganhavas em fazer o swap? É que a meu ver, não te compensava em nada.
É pela potência? Ou binário? Se for isso, é fácil. Mandas fazer uma soft repro ao teu clio e já está.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 30 de Maio de 2012, 14:50 pm »
Depende muito. Basicamente trocava injectores e pouco mais caso compativel, depois era acertar eletronica, caixa e etc :)