Viva,
Venho aqui relatar um pequeno problema que tive e a sua resolução.
No passado fim-de-semana, à chegada a Lisboa pela Vasco da Gama, notei que a minha Laguna 2 1.9 dci fazia um barulho grave a partir das 2000/2200 rpm, quando o turbo entrava em acção. O som parecia ser de ar a fugir pela tubagem que ia do turbo para o intercooler, por alguma fenda (dava a sensação de ser na zona do motor, em frente do condutor). Não se notou perda de potência nem o CB acusou nenhum erro, mas o som era bastante audÃvel.
Conhecendo o feitio "especial" do 1.9 dci, não lhe mexi muito - apenas abri o capot, e vi o tubo que liga o turbo ao intercooler estava babado em dois locais, logo deveria ser de um dos locais a fuga.
Na 2ª fui à AutoCambota (médico de famÃlia da minha carrinha já há algum tempo), e confirmaram o meu diagnóstico. Hoje fui lá novamente (tive que esperar que chegasse a peça), e já tenho o problema resolvido - efectivamente tinha uma fenda, logo à saÃda do turbo.
De qualquer forma, como o tubo estava bastante babado, vou agora andar ums km com a carrinha, e ver se o novo tubo fica logo babado, porque com estes turbos o cuidado nunca é demais (este ainda só tem uns 33.000 km, e tem levado óleo 100% sintético a cada 10.000 km).
De qualquer forma, fica aqui o meu relato, para se alguém vier a ter um problema semelhante.
Um abraço,