Autor Tópico: Tubo Roto Laguna 2 1.9 dci  (Lida 11494 vezes)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Tubo Roto Laguna 2 1.9 dci
« em: 10 de Fevereiro de 2010, 23:22 pm »
Viva,

Venho aqui relatar um pequeno problema que tive e a sua resolução.

No passado fim-de-semana, à chegada a Lisboa pela Vasco da Gama, notei que a minha Laguna 2 1.9 dci fazia um barulho grave a partir das 2000/2200 rpm, quando o turbo entrava em acção. O som parecia ser de ar a fugir pela tubagem que ia do turbo para o intercooler, por alguma fenda (dava a sensação de ser na zona do motor, em frente do condutor). Não se notou perda de potência nem o CB acusou nenhum erro, mas o som era bastante audível.
Conhecendo o feitio "especial" do 1.9 dci, não lhe mexi muito - apenas abri o capot, e vi o tubo que liga o turbo ao intercooler estava babado em dois locais, logo deveria ser de um dos locais a fuga.
Na 2ª fui à AutoCambota (médico de família da minha carrinha já há algum tempo), e confirmaram o meu diagnóstico. Hoje fui lá novamente (tive que esperar que chegasse a peça), e já tenho o problema resolvido - efectivamente tinha uma fenda, logo à saída do turbo.
De qualquer forma, como o tubo estava bastante babado, vou agora andar ums km com a carrinha, e ver se o novo tubo fica logo babado, porque com estes turbos o cuidado nunca é demais (este ainda só tem uns 33.000 km, e tem levado óleo 100% sintético a cada 10.000 km).
De qualquer forma, fica aqui o meu relato, para se alguém vier a ter um problema semelhante.

Um abraço,
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: Tubo Roto Laguna 2 1.9 dci
« Responder #1 em: 11 de Fevereiro de 2010, 08:00 am »
Sim. Mais vale tratar do turbo, antes q o turbo trate do motor...

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #2 em: 11 de Fevereiro de 2010, 10:10 am »
A mim aconteçeu-me mas no tubo que vai do intercooler à admissão. Por acaso não fui a uma "loja" Renault. Passei na SVP Auto em coimbra que vende peças usadas e eles tinham lá um Laguna acabado de chegar nesse dia. Comprei o tubo e um Guarda-Lamas por 44€.

Foi só substituir e ficou fino. Nessa altura também fiquei a conheçer o "hábito" que estes 1.9dCi têm de se babar nessa zona...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline peter_punk

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Não
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2013, 12:00 pm »
Boas!

No meu caso foi o tubo do intercooler à admissão que se soltou na ponta superior.
Teve que ser reapertado.

Offline djungo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Évora
  • Garagem : laguna break 1.9 dci 2003
« Responder #4 em: 10 de Dezembro de 2015, 02:04 am »
Boa noite
Estou com um problema na minha laguna 1.9 Dci de Abril de 2003 com 158000 km que é identica a este tópico. Sao varias coisas que estao a acontecer. Na zona da junta que liga o turbo à valvula de estrangulamento esta cheia de oleo, reparei que tenho o tubo que liga o turbo á admissão está roto, os consumos estao na volta dos 9.3 litros aos 100, ja limpei a EGR que estava pessima e o carro melhorou em potência mas as 2000 rotações em velocidade constante continua a fazer os ditos soluços que ja aqui se falou noutros topicos. A minha pergunta é se estes problemas estão todos relacionados com um problema só ou se sao vários problemas. Em relação ao aparecimento de oleo na junta da valvula e o coletor do turbo ja me disseram que o turbo está a deixar passar oleo é sinal de problemas no turbo? Nunca detectei ruidos ou barulhos estranhos vindos do turbo.
Agradeco a ajuda possivel

P.s Em anexo fotos para verem melhor ao que me refiro
Cumprimentos a todos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 10 de Dezembro de 2015, 07:56 am »
Se tens o tubo roto, começa por ai, os outros problemas podem estar relacionados ou não, mas tens que começar por algum lado, por isso começa pelo que está a vista. O turbo é normal perder algum óleo, desde que não seja nada exagerado. E sim, se tiver a perder muito óleo é sinal que já está a pedir reforma