Autor Tópico: Ralentim a frio  (Lida 13804 vezes)

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
Ralentim a frio
« em: 14 de Junho de 2012, 22:16 pm »
Motor K4J = 1.4  16V  de 1999
A frio mesmo pega ao 1º toque da chave e fica certo nas 1300 RPM (+/-) , só que quando começa a baixar as rotações passados aí uns 1/2 minutos começa a soluçar *sentem-se os solavancos* e até começar a chegar à temperatura de funcionamento vai sempre a soluçar.
A quente anda que parece um foguete do genero que não precisa de acelarador, basta o peso do sapato , LOL
Tem bobines e velas novas e mais já não sei o que fazer
Claro que já devia ter ligado à clip mas para mim é muito complicado, estando onde estou...
Ideias precisam-se :embarrassed:

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Ralentim a frio
« Responder #1 em: 14 de Junho de 2012, 22:36 pm »
Sensor de temperatura marado?
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Bruno110

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
« Responder #2 em: 14 de Junho de 2012, 22:45 pm »
Poderá ser o sensor da temperatura sim.
Já viste se tem algum carvão no corpo da borboleta,por vezes dá assim uns sintomas parecidos.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 14 de Junho de 2012, 22:54 pm »
pois... era o que ia a dizer, se o problema é só a frio parece ser a mistura de ar/gasolina que não é a correcta para a temperatura do motor. é uma questão de se verificar quais são os componentes que afectam essa mistura.
Quanto as velas já verificaste se a afinação ou folga ou lá o que se chama à distancia dos dois pólos, se continua correcta?? Na renault aqui da minha zona teve um caso de que as velas ficaram desafinadas ao fim de uma semana de uso dando sintomas parecidos com o teu.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #4 em: 14 de Junho de 2012, 23:32 pm »
Obrigado pelas ideias.
Vou trocar o sensor de temperatura
A borboleta foi toda limpa e até fiz um DIY sobre isso
Velas : tenho um jogo das normais e um jogo das de 2 polos , já troquei e faz a mesma coisa com ambas
Bruxas? não acredito mas que as há de certeza que há! LOL
Estou quase a ser eu a avariar

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 15 de Junho de 2012, 00:05 am »
scenick, para ti não há nada como umas feriazinhas para ficares outra vez a 100% :dance:, a minha borboleta também tinha sido limpa mas depois teve que ser trocada, e uma coisa que fazia as vezes era ter o relantin instavel, ou até se desligava sozinho, é verdade que são motores diferentes e tecnologias diferentes, se com o sensor do ar não vires melhorias, pondera fazer uma experiência com uma borboleta que esteja a funcionar bem

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #6 em: 17 de Junho de 2012, 20:50 pm »
Só para actualizar; ainda não fiz nada no carro pois desde 5ª até agora isto está complicado como o caraças  , o meu Pai deu baixa ao hospital e a minha Mãe lá esta de cadeira de rodas, ainda pensei que ia ganhar o euromilhões mas nem isso me sai.
Hoje fui meter gasosa numa rapidinha e notei o vácuo do depósito, mas ouvi e senti mesmo o tampão a fazer o *tchufffffffffff , se é me entendem e nunca tinha dado por isto isto, e o carro ainda estava a frio .....
Será daqui o problema do engasgo?
Todas as ideias são bem vindas , a minha cabeça tá quase a fazer autoreset

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #7 em: 17 de Junho de 2012, 22:37 pm »
Não notas cheiros a gasolina? Talvez possa ser o tampão de combustível que não esteja a deixar entrar ar no depósito...
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #8 em: 17 de Junho de 2012, 23:05 pm »
Por vezes até noto , será disso? , as chamadas avarias de merd*
« Última modificação: 17 de Junho de 2012, 23:08 pm por carlosjcm »

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #9 em: 17 de Junho de 2012, 23:07 pm »
amanhã de manha vou aliviar o tampão antes de por a menina a fazer barulho e depois logo conto

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #10 em: 18 de Junho de 2012, 21:14 pm »
Hoje foi dia de andar com o tampão da gasolina mal apertado e pareceu-me que andou bem melhor
Eu sei que o efeito *placebo*  também nos sugestiona muito o cérebro , mas depois de mais um ou dois dias reporto melhor
Grato pelas ajudas dadas

Offline Bruno110

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
« Responder #11 em: 18 de Junho de 2012, 21:25 pm »
Bem se assim for,é mesmo como dizes scenick,as xamadas avarias de merd*.
Se for isso teras de vereficar o respirador do deposito.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #12 em: 19 de Junho de 2012, 09:33 am »
Scenick

Antes de andares a comprar sensores e mais sensores .... verifica as entradas de ar junto do corpo da borboleta.

É muito comum ao fazermos a limpeza do corpo da borboleta nesses motores K4, surgirem de seguida entradas de ar na admissão, situação que irá alterar todo o composto / mistura.

A maior parte das vezes trata-se dos dois vedantes do corpo da borboleta.

Se quiseres testar isso a tua entidade patronal têm um spray milagroso de testes. lolllllllllll

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #13 em: 19 de Junho de 2012, 21:55 pm »
Caçoila, Obrigado pela ideia mas os vedantes já levou novos quando limpei a borboleta , e claro que até já podem estar marados.
 Ou sou eu que sou muito picuinhas mas o que noto é que o primeiro minuto do dia é complicads tipo um soluçar que assim que o carro começa a andar a sério passa logo.
Já tenho a REF do spray !
Se calhar mas sempre combinando 1º vou-te chatear no Sábado
Abraço e Obrigado

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #14 em: 23 de Junho de 2012, 19:55 pm »
Hoje foi dia de trabalheira , apesar de ter mudado o vedante do corpo da borboleta à coisa de um ano * http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.0 * hoje voltei a desmontar e realmente estava espalmado de um lado.
Montei um novo e humedecido com lubrificante , só que antes aliviei os parafusos do corpo de admissão e apertei primeiro o corpo da borboleta ao corpo do respirador do motor , ou seja metal com metal primeiro , e só depois reapertei firme o corpo de admissão
Tudo no devido lugar e posto em marcha notei logo o ralentim mais certinho , mas o carro já tinha andado hoje
Amanhã pela fresquinha e com o motor gelado é que vou tirar as duvidas
Grato pela vossa atenção