Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
13 de Julho de 2025, 00:37 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
Arrefecimento do Turbo
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
[
2
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Arrefecimento do Turbo (Lida 14186 vezes)
urui
1.6 TCe
Localidade: Coimbra
Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: Arrefecimento do Turbo
«
Responder #15 em:
21 de Junho de 2012, 19:10 pm »
também deixo sempre o meu um pouco a trabalhar, pelo menos 1 min, variando depois consoante o tipo de viagem. Tenho também sempre o cuidado de colocar um pouco a trabalhar antes de fazer a viagem e fazer uma condução mais calma nos primeiros km.
Registado
Renault...o disign deixa-as a babar da junta
Dom
2.0 TCe
Utilizador: Z1gZa
Got to love corners
Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
«
Responder #16 em:
21 de Junho de 2012, 20:36 pm »
Ao chegar ao carro, espero um pouco antes de começar a marcha e não puxo muito enquanto está frio. Ao chegar de uma viagem de dia-a-dia espero sempre uns 30segundos a 1min. Quando é após viagem venha a fundo ou não, deixo-o a trabalhar, estica-se as pernas e tal e passados uns minutos lá se desliga então.
Disseram-me que os carros ali por volta de 2008 para a frente, já trazem sistema que previne isto mas que a lubrificação pára quando se desliga o motor e depois então retoma. É verdade?
E quanto aos carros com sistemas Start&Stop? Duvido que não tenham pensado no turbo, não?
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
«
Responder #17 em:
21 de Junho de 2012, 20:41 pm »
Eu costumo também á volta de 1 a 2 minutos antes de desligar. Quanto ao Start e Stop também já me questionei sobre isso, mas também nesses casos acho que o carro não se desliga completamente.
Registado
ucra
0.9 TCe
Localidade: nelas
«
Responder #18 em:
21 de Junho de 2012, 22:16 pm »
eu sempre ponho um pouco o carro a trabalhar antes de arrancar e para parar espero um pouco apesar de haver pessoas que gozam por o carro estar a trabalhar,mas isso passa-me ao lado
Registado
renault megane coupe3 1.5dci
Dom
2.0 TCe
Utilizador: Z1gZa
Got to love corners
Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
«
Responder #19 em:
21 de Junho de 2012, 22:26 pm »
Deixa-os gozar. É como a arca de Noé. No fim vem a tempestade e choram xD
Registado
tulicreme
Initiale Paris
1.2 TCe
Localidade: Amadora
Garagem : Renault Clio III dCi70
«
Responder #20 em:
21 de Junho de 2012, 22:29 pm »
Quando faço uma tirada de AE, e paro numa área de serviço, costumo deixar o carro (seja qual for) ao ralenti, 1 a 2 minutos. Saio, estico as pernas, dou a volta ao carro, vejo os mosquitos mortos, volto a entrar e dou uma volta pelo CB (se tiver), fecho os vidros e desligo o carro.
Se for um trajecto mais curto (cidade), não tenho tanto essa preocupação. O tento que demoro a fazer o estacionamento, mais o fecho dos vidros, tirar cinto e tal, parece-me suficiente.
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #21 em:
22 de Junho de 2012, 02:43 am »
Citação de: Z1gZa em 21 de Junho de 2012, 20:36 pm
E quanto aos carros com sistemas Start&Stop? Duvido que não tenham pensado no turbo, não?
o sistema é desactivado em alguns casos automaticamente, esse é um deles, tal como com ac ligado e o carro desliga, se a temperatura oscilar abaixo do programado ou acima, liga automaticamente o carro, entre outras funções
Registado
Tiago_Rocha
1.2 TCe
Localidade: Amadora
Só me apetece é... ganir!!
Garagem : Opel Crossland X 1.6 D 99cvs & Citroen ZX 1.4i
«
Responder #22 em:
22 de Junho de 2012, 11:40 am »
Também deixo sempre a trabalhar perto de 1min depois qualquer volta que dê, se for uma volta da esfrega uns 3 / 4 mins.
Acho que tá mais que visto e provado que é importante deixar a trabalhar uns tempos.
Sei que nos carros com start&stop o motor só desliga quando já se encontra a temperatura ideal... de resto não sei muito mais.
Registado
Rocha
Sam_Renault
1.0 SCe
Garagem : Renault Clio II 1.2 RN '98
«
Responder #23 em:
22 de Junho de 2012, 11:49 am »
Boas Tiago,
Eu, pessoalmente, nunca tive nenhum com Start & Stop, no entanto, sempre que vejo algum a parar, eles desligam-se sempre. A não ser que eu tenha sempre encontrado carros frios, nunca vi nenhum ficar ligado quando fica parado.
Não sei mesmo como funcionam, mas devem ter de certeza algum plano B, para desligar o carro sem danificar o Turbo.
Não sabia que eles ficavam ligados se estivessem demasiado quentes.
Registado
Rui
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Alverca
Utilizador: Rui_N
Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
«
Responder #24 em:
22 de Junho de 2012, 11:58 am »
Há algum tempo atrás, estive em Itália e andei neste charuto italiano:
Punto 1.3 Multijet com start/stop.
O sistema nunca funcionava de forma imediata, só quando eram cumpridas determinadas condições e quando o motor se desligava, vinham vários barulhos do compartimento do motor que davam a impressão se ser um sistema auxiliar qualquer de circulação de óleo e/ou água. Lembro-me que após uma valente tirada em AE, ao parar na portagem o gajo não desligou.
Registado
A Sucata consome isto:
Sam_Renault
1.0 SCe
Garagem : Renault Clio II 1.2 RN '98
«
Responder #25 em:
22 de Junho de 2012, 12:04 pm »
Pois ...
Tinha de haver alguma coisa por trás, senão os carros mais recentes andavam todos a destruir os turbos. xD
Registado
urui
1.6 TCe
Localidade: Coimbra
Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
«
Responder #26 em:
22 de Junho de 2012, 12:09 pm »
Não sei se deverá ter algum sistema para prevenir o turbo, pois o motor mecanicamente pára, como o sistema é utilizado mais em condução citadina a velocidade de ciculação vai ser baixa e com tempos reduzidos de paragem, a curto prazo creio que nestas condições não irá afectar (mas hoje até os carros são feitos com prazo de validade)...assim como utilizar as luzes automaticas, não existe nenhuma prevenção para as lampadas que em alguns casos ora liga ora desliga reduzindo o ciclo de vida das mesmas...
O que poderá ter é um turbo/sistema que seja de alguma forma mais preparado para suportar esse sistema. Tanto quanto sei no novo 1.6dci com start & stop tem, o alternador reforçado, o motor de arranque reforçado e até a bateria não foi deixada ao acaso sendo esta reforçada também...depois vem o pior da historia a bateria custa 300 e ...€, mas isso já é outro assunto.
«
Última modificação: 22 de Junho de 2012, 12:11 pm por urui
»
Registado
Renault...o disign deixa-as a babar da junta
Hardcore
1.6 DCi Bi-Turbo
Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
«
Responder #27 em:
22 de Junho de 2012, 12:10 pm »
Eu no meu caso particular, se andar só em cidade, deligo o carro de imediato, se andar a apertar espero sempre um bocadinho tipo 1 ou 2 minutos se vier de uma viagem grande em que vim a andar bem, normalmente os ultimos km´s faço já em modo suave precisamente para o turbo ter tempo de se "acalmar" um bocado, ao chegar ao destino espero mais um bocadinho, as vezes tiro a bagagem com o carro a trabalhar e depois então o desligo.
Comecei a fazer isto no tempo em que tinha o 206 e o que é facto é que o carro estava reprogramado foi vendido com mais de 200 mil kms e nunca tive problema algum com o turbo e o carro ainda rola por ai.... ainda a semana passada estava estacionado ao pé da Renault Chelas!
Registado
red46
1.5 DCi
Localidade: Lisboa
Garagem : Clio II.III Dynamique 1.2 16v 75cv 2004
«
Responder #28 em:
29 de Junho de 2012, 06:00 am »
Boas.
Eu no Auris da minha namorada, quando ando com ele a apertar ou não e o estaciono, deixo-o sempre um pouco a trabalhar. Quando o ligo, deixo sempre a trabalhar um tempinho e só depois arranco.
Cumprimentos
Registado
Imprimir
Páginas:
1
[
2
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT