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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: St3wie em 07 de Agosto de 2011, 13:10 pm
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Boa tarde :)
Pessoal, estou aqui com uma dúvida.
Ontém, depois do encontro de Belém e de passar a ponte, decidi limpar o pó ao tubo de escape e tentar levar o Twingo à velocidade de ponta na A2 até ao Fogueteiro.
O que achei um bocado estranho foi que levou algum tempo a atingir os 160km/h e ficou-se por aí, mesmo em segmentos ligeiramente a descer.
Ora, há um ano atrás ele já me tinha marcado uma vez 183 no velocímetro. Desde então nunca mais puxei por ele.
Eu até cumpri com os conselhos de rodagem nos primeiros kms. E normalmente circulo quase sempre em modo "eco", perto das 2000 ou ligeiramente abaixo.
Poderá ter isso a ver com este comportamento? Que conselhos me podem dar neste aspecto?
O carro ainda não tem 16000 kms...
Obrigado :D
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nada como uma voltinha na auto estrada a uma velocidade acima do normal para lhe esticar as pernas :)
já agora , como anda esse filtro de ar ?
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Está a gritar por uma escáfea :D
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se quiseres , tenho uma cinta porreira de 7,5 toneladas , amarro na traseira do bmw e damos uma voltinha :)
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lá iam os pneus à vida. :laugh:
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nada como uma voltinha na auto estrada a uma velocidade acima do normal para lhe esticar as pernas :)
já agora , como anda esse filtro de ar ?
Calha bem entao... Estou a pensar ir ao Algarve em breve :P
Quanto ao filtro de ar, nao faco ideia. Mas ainda tem o filtro original. Tendo em conta que comprei o carro em abril do ano passado, sera que pode fazer essa diferença?
se quiseres , tenho uma cinta porreira de 7,5 toneladas , amarro na traseira do bmw e damos uma voltinha :)
Acho que ele se safa sozinho :laugh: mas obrigado na mesma!!
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Mas quando o filtro de ar esta muito entupido, os consumos nao aumentam? Nao noto diferença nos consumos ate agora... :rolleyes:
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Mas quando o filtro de ar esta muito entupido, os consumos nao aumentam? Nao noto diferença nos consumos ate agora... :rolleyes:
Não so notas os consumos a aumentar pouco como o carro demora mais a desenvolver.
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Espeta-lhe com s/chumbo 98 e ainda tens o incrementador de octanas da STP, e manda-lhe uma escáfia :laugh:
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Espeta-lhe com s/chumbo 98 e ainda tens o incrementador de octanas da STP, e manda-lhe uma escáfia :laugh:
Eu uma vez disse isto por aqui e quase me chegaram o fogo.
Foi o que fiz na minha antes de ir á máquina do CO e depois quase não acusava CO, na IPO o tipo bem dizia para acelerar mas aquilo não acusava quase nada, e o carro fia muito mais solto.
Atenção que isto é para fazer muito de vez em quando porque sem chumbo 98 a mais estraga
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Mas quando o filtro de ar esta muito entupido, os consumos nao aumentam? Nao noto diferença nos consumos ate agora... :rolleyes:
Não so notas os consumos a aumentar pouco como o carro demora mais a desenvolver.
Hum... tenho de pedir a alguém que me veja o filtro de ar :rolleyes:
Mas nesse caso não devia acender uma luz qualquer de consumo anormal?
Desculpem a ignorância.
Espeta-lhe com s/chumbo 98 e ainda tens o incrementador de octanas da STP, e manda-lhe uma escáfia :laugh:
A escáfia ele vai levar xD
Epa, agora está cheio de s/chumbo 95 :P Tenho de vazar o depósito primeiro...
Já agora, porquê 98?
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Como ja foi dito aqui e comentei ontem em Belem, por vezes temos de esticar o bicho, acelerar em AE, na rotina normal uso 95 em viagem uso a 98.
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O artur leva o BM a fazer cone. Isso tem de dar 260 :D
Ah....porra, não é um golf III.......
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O artur leva o BM a fazer cone. Isso tem de dar 260 :D
Ah....porra, não é um golf III.......
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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isso quer é uma esfrega daquelas...
Dá-lhe gás :laugh:
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O Artur leve o bimmer, mas vai atrás a ser puxado pelo Ranô, ou pensas que a cinta de 7Tons é para o quê?
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O Artur leve o bimmer, mas vai atrás a ser puxado pelo Ranô, ou pensas que a cinta de 7Tons é para o quê?
É o mais provável :laugh: :laugh:
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eu tanbem tenho um twingo mas de 2001, motor com as mesmas caractristicas que o teu, nada melhor do que andares muito com o carro para ele ficar no ponto, so um aparte o teu carro tem rodas maiores e pneus mais largos que o meu, e deve ser um pouco mais pesado que o meu dai andar menos o teu secalhar, é que eu no meu ja dei 191klm/h mas a veracidade do velocimetro nao sei, era capaz de estar a 180 e tal na realidade.
cumps
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eu tanbem tenho um twingo mas de 2001, motor com as mesmas caractristicas que o teu, nada melhor do que andares muito com o carro para ele ficar no ponto, so um aparte o teu carro tem rodas maiores e pneus mais largos que o meu, e deve ser um pouco mais pesado que o meu dai andar menos o teu secalhar, é que eu no meu ja dei 191klm/h mas a veracidade do velocimetro nao sei, era capaz de estar a 180 e tal na realidade.
cumps
O 1.2 75 cvs na carroçaria leve do teu twingo deve ser bastante engraçado de conduzir
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eu tanbem tenho um twingo mas de 2001, motor com as mesmas caractristicas que o teu, nada melhor do que andares muito com o carro para ele ficar no ponto, so um aparte o teu carro tem rodas maiores e pneus mais largos que o meu, e deve ser um pouco mais pesado que o meu dai andar menos o teu secalhar, é que eu no meu ja dei 191klm/h mas a veracidade do velocimetro nao sei, era capaz de estar a 180 e tal na realidade.
cumps
Ele tem que levar um esticão sim :D
É assim... ele já atingiu os 183 (no velocímetro), ligeiramente a descer na A2, precisamente quando não devia abusar dele xD Ou seja, enquanto estava no período de rodagem lol
Mas não posso exigir mais que isso.
O meu tem jantes de 14" e pneus 175/65 R14 82T. E é mais pesado que o teu, de certeza. 1000 e poucos quilos :P
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Atenção que isto é para fazer muito de vez em quando porque sem chumbo 98 a mais estraga
Principalmente a carteira :laugh: :laugh:
Hum... tenho de pedir a alguém que me veja o filtro de ar :rolleyes:
Mas nesse caso não devia acender uma luz qualquer de consumo anormal?
Desculpem a ignorância.
Epah, essa havia de ser engraçada, uma luz que fazia o papel das nossas Marias a dizer "Levanta lá o pé que vais a gastar muito...." :laugh: :laugh:
Mais a sério, não tens luz nenhuma que te diga que estás a gastar muito (tirando certos carros japoneses que tem a mania de meter uma luz vermelha e outra verde no conta-rotações, não vá uma gajo não saber que quanto mais acelera mais gasta...) Nem tão pouco luz para mudança do filtro de ar... O que tens são intervalos de revisão que no teu caso, se ainda é o de origem, devem ser de 20.000km, no entanto o filtro de ar, dependendo do tipo de ambientes em que andas habitualmente, pode não se aguentar tantos km (pra não falar no resto do material que também duvido que faça os intervalos cada vez mais abusivos que as marcas dizem fazer...) Por exemplo, se todos os dias fazes 1km de terra batida até chegar a casa esquece lá os 20.000km no filtro de ar, isso vai-se em menos de nada...
Vê isso antes e depois dá-lhe uma estica até cá abaixo (ali a zona da serra algarvia na A2 é uma maravilha pra isso) que vais ver que ele estica as pernas... :p
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Atenção que isto é para fazer muito de vez em quando porque sem chumbo 98 a mais estraga
Principalmente a carteira :laugh: :laugh:
Hum... tenho de pedir a alguém que me veja o filtro de ar :rolleyes:
Mas nesse caso não devia acender uma luz qualquer de consumo anormal?
Desculpem a ignorância.
Epah, essa havia de ser engraçada, uma luz que fazia o papel das nossas Marias a dizer "Levanta lá o pé que vais a gastar muito...." :laugh: :laugh:
Mais a sério, não tens luz nenhuma que te diga que estás a gastar muito (tirando certos carros japoneses que tem a mania de meter uma luz vermelha e outra verde no conta-rotações, não vá uma gajo não saber que quanto mais acelera mais gasta...) Nem tão pouco luz para mudança do filtro de ar... O que tens são intervalos de revisão que no teu caso, se ainda é o de origem, devem ser de 20.000km, no entanto o filtro de ar, dependendo do tipo de ambientes em que andas habitualmente, pode não se aguentar tantos km (pra não falar no resto do material que também duvido que faça os intervalos cada vez mais abusivos que as marcas dizem fazer...) Por exemplo, se todos os dias fazes 1km de terra batida até chegar a casa esquece lá os 20.000km no filtro de ar, isso vai-se em menos de nada...
Vê isso antes e depois dá-lhe uma estica até cá abaixo (ali a zona da serra algarvia na A2 é uma maravilha pra isso) que vais ver que ele estica as pernas... :p
Claro que não me refiro à luz da "Maria" :laugh:
Referia-me a algum sensor que detectasse uma obstrução de ar (ou algo do género) que provocasse um aumento do consumo fora do normal e que avisasse o condutor :P Mas os meus conhecimentos da matéria estão longe de serem grandes heheh
Quanto ao ambiente em que ando, misto de cidade e auto-estrada. Quase nunca em zonas poeirentas :dance:
E o carro está com quase 17000kms...
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Ah... e a revisão é aos 30000kms ou 2 anos.
Mas ele vai fazer os 2 anos muito antes :P
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Ah... e a revisão é aos 30000kms ou 2 anos.
Mas ele vai fazer os 2 anos muito antes :P
Deve ser considerado o que aparecer primeiro. :wink:
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Voltando à escáfia para o soltar e limpar carvão eu costumo uma vez por mês mais ou menos ir ali a um troço de via rápida que não tem videovigilância e quando vai ali nos 120/130 meto uma 4ª e puxo quase ao RedLine , sobe até 160 e depois 5ª a fundo aí por um espaço de 1 Km porque depois acaba o troço.
O que te posso dizer é que a menina durante o resto do tempo em que os meus percursos são sempre de mais ou menos 6/7 Km's anda sempre soltinha e sem engasgos
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eu tanbem tenho um twingo mas de 2001, motor com as mesmas caractristicas que o teu, nada melhor do que andares muito com o carro para ele ficar no ponto, so um aparte o teu carro tem rodas maiores e pneus mais largos que o meu, e deve ser um pouco mais pesado que o meu dai andar menos o teu secalhar, é que eu no meu ja dei 191klm/h mas a veracidade do velocimetro nao sei, era capaz de estar a 180 e tal na realidade.
cumps
O 1.2 75 cvs na carroçaria leve do teu twingo deve ser bastante engraçado de conduzir
Acredita mesmo, adoro o meu carro nao me desfaço dele por nada so tem 90mil klm e está IMACULADO ( ate ao momento , nunca se sabe xD) mas sim ele anda muito bem com jante 14 e pneu 165/65, filtro de ar de substituiçao K&N, e futuramente um ligeiro rebaixamento, e noto que quando ponho gasolina 98 ele ganha mais puchança...
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Voltando à escáfia para o soltar e limpar carvão eu costumo uma vez por mês mais ou menos ir ali a um troço de via rápida que não tem videovigilância e quando vai ali nos 120/130 meto uma 4ª e puxo quase ao RedLine , sobe até 160 e depois 5ª a fundo aí por um espaço de 1 Km porque depois acaba o troço.
O que te posso dizer é que a menina durante o resto do tempo em que os meus percursos são sempre de mais ou menos 6/7 Km's anda sempre soltinha e sem engasgos
Aqui perto só tenho a A2 amigo...
Eu tenho é que perder o amor ao dinheiro das portagens e quando for ao Alentejo dar-lhe um esticão. Porque as oportunidades não são muitas :P
E ele não se engasga... não passa é de um certo estado. Não é muito normal estando só eu no carro e o AC desligado.
O pessoal aqui do fórum que já me conheceu também sabe que não sou um sujeito pesado :laugh:
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Voltando à escáfia para o soltar e limpar carvão eu costumo uma vez por mês mais ou menos ir ali a um troço de via rápida que não tem videovigilância e quando vai ali nos 120/130 meto uma 4ª e puxo quase ao RedLine , sobe até 160 e depois 5ª a fundo aí por um espaço de 1 Km porque depois acaba o troço.
O que te posso dizer é que a menina durante o resto do tempo em que os meus percursos são sempre de mais ou menos 6/7 Km's anda sempre soltinha e sem engasgos
Aqui perto só tenho a A2 amigo...
Eu tenho é que perder o amor ao dinheiro das portagens e quando for ao Alentejo dar-lhe um esticão. Porque as oportunidades não são muitas :P
E ele não se engasga... não passa é de um certo estado. Não é muito normal estando só eu no carro e o AC desligado.
O pessoal aqui do fórum que já me conheceu também sabe que não sou um sujeito pesado :laugh:
Ele não é pesado... (que ideia... até se nota o clio meio de lado :S ) :P
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twingo pah!!!!
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twingo pah!!!!
Acho que o carro também não engordou e alargou as ancas a ponto de se transformar num Clio :laugh: :laugh:
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Prontos, sai da frente oh Guedes
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Agora a sério St3wie aí perto tens o IC 13 salvo erro e basta entrares e dás-lhe um puxão e na saida seguinte voltas para trás e dás outro puxão, fazes isto um fim de semana e depois no outro seguinte e já vais notar o bicho mais solto
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St3wie,
No Clio, antes de iniciar uma viagem grande (Lisboa -> Guimarães), pus S95 + STP Limpa injectores e fui sempre a 120km\h...
Na volta pus s98 (somente) e vim sempre a puxar (média a 140km\h) com algumas alturas a bater 160km\h nas rectas (não dei mais por receio de ter carro cheio de tralha)...
Digo-te que apos esse tratamento os consumos desceram bastante e o carro ficou soltinho, mas Sr. soltinho.
Este fim de semana na A5 ( Lisboa -> Cascais) ja dei 185km\h (5.900rpm) e chegou até essa velocidade sem problema algum, ao qual aposto que foi o tratamento que o ajudou.
Por isso, já tens uma experiência para tirares a duvida.
Abraços e boa estimação ao Twingo
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Voltando à escáfia para o soltar e limpar carvão eu costumo uma vez por mês mais ou menos ir ali a um troço de via rápida que não tem videovigilância e quando vai ali nos 120/130 meto uma 4ª e puxo quase ao RedLine , sobe até 160 e depois 5ª a fundo aí por um espaço de 1 Km porque depois acaba o troço.
O que te posso dizer é que a menina durante o resto do tempo em que os meus percursos são sempre de mais ou menos 6/7 Km's anda sempre soltinha e sem engasgos
Aqui perto só tenho a A2 amigo...
Eu tenho é que perder o amor ao dinheiro das portagens e quando for ao Alentejo dar-lhe um esticão. Porque as oportunidades não são muitas :P
E ele não se engasga... não passa é de um certo estado. Não é muito normal estando só eu no carro e o AC desligado.
O pessoal aqui do fórum que já me conheceu também sabe que não sou um sujeito pesado :laugh:
Tens a PVG, vai pro picanços queimar gota e borracha :laugh: :laugh:
Agora a serio tens a via rápida ate Alcochete, é perto e de vez em quando não faz mal puxares um pouco pela maquina :smiley:
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Agora a sério St3wie aí perto tens o IC 13 salvo erro e basta entrares e dás-lhe um puxão e na saida seguinte voltas para trás e dás outro puxão, fazes isto um fim de semana e depois no outro seguinte e já vais notar o bicho mais solto
Aqui perto só estou a ver o IC32... :rolleyes:
Já tenho desculpa para ir ao Freeport comprar luvas :laugh: :laugh:
St3wie,
No Clio, antes de iniciar uma viagem grande (Lisboa -> Guimarães), pus S95 + STP Limpa injectores e fui sempre a 120km\h...
Na volta pus s98 (somente) e vim sempre a puxar (média a 140km\h) com algumas alturas a bater 160km\h nas rectas (não dei mais por receio de ter carro cheio de tralha)...
Digo-te que apos esse tratamento os consumos desceram bastante e o carro ficou soltinho, mas Sr. soltinho.
Este fim de semana na A5 ( Lisboa -> Cascais) ja dei 185km\h (5.900rpm) e chegou até essa velocidade sem problema algum, ao qual aposto que foi o tratamento que o ajudou.
Por isso, já tens uma experiência para tirares a duvida.
Abraços e boa estimação ao Twingo
Fica a ideia.
A questão é que eu não queria pôr produtos estranhos no motor, tendo em conta que ele está na garantia por mais ano e meio.
98 posso-lhe pôr na boa :wink:
Voltando à escáfia para o soltar e limpar carvão eu costumo uma vez por mês mais ou menos ir ali a um troço de via rápida que não tem videovigilância e quando vai ali nos 120/130 meto uma 4ª e puxo quase ao RedLine , sobe até 160 e depois 5ª a fundo aí por um espaço de 1 Km porque depois acaba o troço.
O que te posso dizer é que a menina durante o resto do tempo em que os meus percursos são sempre de mais ou menos 6/7 Km's anda sempre soltinha e sem engasgos
Aqui perto só tenho a A2 amigo...
Eu tenho é que perder o amor ao dinheiro das portagens e quando for ao Alentejo dar-lhe um esticão. Porque as oportunidades não são muitas :P
E ele não se engasga... não passa é de um certo estado. Não é muito normal estando só eu no carro e o AC desligado.
O pessoal aqui do fórum que já me conheceu também sabe que não sou um sujeito pesado :laugh:
Tens a PVG, vai pro picanços queimar gota e borracha :laugh: :laugh:
Agora a serio tens a via rápida ate Alcochete, é perto e de vez em quando não faz mal puxares um pouco pela maquina :smiley:
Na VDG?? Só ia empatar trânsito :laugh:
E depois tinha os Civics e os BMWs e os Leons a fazerem-me sinais de luzes :angry:
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Ora bem.
Lá lhe dei um esticão na A2 a ir para o Algarve e depois a voltar, só comigo em cima e com o depósito cheio de gasolina a 1,30€/l da BP em Espanha :P
Para lá quase sempre na ronda das 3000/4000, ou seja, entre os 130/150. Não mais por causa do trânsito.
Para cá já se mostrou mais solto e atingiu em zona plana 173km/h segundo o GPS (177 no visor do carro) e 179 ligeiramente a descer (182 no carro), em 5ª e pouco antes das 5000.
Afinal era só pó no tubo de escape :D
Ainda bem que não me cruzei com ninguém :police:
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Já sabes de vez em quando para o bem de ambos tens que fazer uma escapadela....