Autor Tópico: Motor 105cv danificado  (Lida 18830 vezes)

Offline joshuac

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
Motor 105cv danificado
« em: 22 de Agosto de 2012, 08:42 am »
Pois é pessoal, desta vez tocou-me a mim....

Sabado a noite saio de casa encantado da vidinha faço 5 km's e de repente o motor o tal barulho TAC TAC TAC e foi-me abaixo.... Passado uns segundos faz um barulho PUMMM e sai uma fumaça... La pensei eu: pronto mais um que se lixaram os bronzes das vielas abro o capô e reparo que o PUM foi a bateria que arrebentou (fez um furo mesmo - bateria com 4 meses) e em simultaneo também arrebentou o fusivel da mesma.

La chamo o reboqe e levo a carrinha para casa.... So ontem pude pegar nela e começar a desmontar.... (grande desilusão  :sad:)

Tirei o carter fui ver os bronzes e não estavam muito danificados.... Pensei logo estranho..... fui analisar as vielas em conjunto com os pistons e reparo que tenho o 1º e 4º cilindro agarrados........

Toca a tirar o motor fora... Saco a colaça e .................... Valvula espatada num piston...... (parece fundida)
Tenho também um injector (do mesmo cilindro todo lixado) a ponta desapareceu.....

Ficam fotos em anexo, para os curiosos.....

joshuac
« Última modificação: 23 de Agosto de 2012, 05:05 am por sls »

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Motor 105cv danificado
« Responder #1 em: 22 de Agosto de 2012, 09:17 am »
Bem, isso é que foi. Os bronzes estão ainda bons então?

Offline joshuac

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2012, 10:06 am »
Sim os bronzes estão ainda bons, nao estão excelentes mas ainda fazia uns km's a mais.

Agora ando a ponderar em reparar este ou arranjar um motor......

Vou começar hoje a analisar o que ha por ai.... Pois este da maneira que está possivelmente tera de ser encamizado, a colaça nao esta muito famosa pois uma parte da valvula esta la espetada e provocou uma rachadela....

No entanto um motor usado é sempre aquele pau de dois bicos.... ha quem, dê garantia de um ano... mas um ano penso que seja pouco para a diferença de preços...

Cumps
joshuac

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #3 em: 22 de Agosto de 2012, 16:48 pm »
Muito estranho...os 2 acontecimentos nao estao ligados.

Isso parece me que foi uma vela de incandescencia que derreteu, ou alguma ponta do injetor. Ja viste as velas de incandescencia se estao inteiras? e os injetores?? Como e que uma valvula faz isso em andamento normal ???

Valvulas empenam se com trocas de caixa enganosas e reducoes maradas, excesso de rotacao... nc vi nenhuma a partir do nada!! Muito estranho...
Em relacao ao teu fusivel da bateria rebentado, e um sintoma, mas no motor é outro...

Se os bonzes e as bieltas tao boas... aproveita e troca.
Mete 4 pistons novos nisso, rectifica a cabeca em condicoes e ve o que fazer a cabeca...se vale a pena meter valvulas novas.

Ou fecha o bloco, e da para troca por outro reconstruido... ve o que é mais vantajoso.

Offline brandao

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oaz
« Responder #4 em: 22 de Agosto de 2012, 18:41 pm »
isso e mesmo azar, boa sorte com isso :/

Offline JoaoPatrx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Renault Clio III 1.5 dci 105cv
« Responder #5 em: 22 de Agosto de 2012, 22:21 pm »
Bem, espero nunca ver isso ao vivo e a cores...

Por curiosidade foi aos quantos km's?

Boa sorte com o arranjo ou com o negocio.

Offline joshuac

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 23 de Agosto de 2012, 11:03 am »
viva pessoal

Por curiosidade foi aos quantos km's?

165 000 km's

Em relação aos negocios não esta facil mas ainda ando a pesquisar.... No entanto sei de um artista que esta a acabar de reparar um com 30 000km's para depois vender. vou tentar ver o minimo preço que ele podera fazer e tentar perceber que reparação foi feita...

No entanto reparei que o turbo também ja tem uma folgazita exagerada....

Ja estou a ver mais uns euros a sair........  :sad:

cumps
joshuac

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #7 em: 23 de Agosto de 2012, 11:14 am »
Essa nunca tinha visto...

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #8 em: 23 de Agosto de 2012, 11:36 am »
porra o carro nao explodiu? sinceramente comprava outro carro...
bateria, motor , turbo... é muito azar, boa sorte...
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline andretdi

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gandarela de Basto
  • Garagem : Clio III 1.5dci
« Responder #9 em: 23 de Agosto de 2012, 11:51 am »
um motor com tão poucos KM ficar assim, estava de origem o carro?

é que o motor 105 não da para muitas brincadeiras...

mas acima de tudo boa sorte nisso e vê o melhor negocio possível, preço/garantia
é preciso ter sorte nas coisa !  ! !

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #10 em: 23 de Agosto de 2012, 12:23 pm »
Hoje li isto:
If the turbo let's go all the oil in the sump will be pumped in to the piston and burnt, causing 100% meltdown of internals (NEW ENGINE TIME)
Ora, se dizes que "reparei que o turbo também ja tem uma folgazita exagerada...." a frase em cima faz sentido.
Como estão as tubagens? Têm óleo?

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #11 em: 23 de Agosto de 2012, 12:55 pm »
Espera lá, mas tu estás a ponderar em vez de reparares o teu pagares por um que foi reparado por outro gajo qualquer simplesmente para vender?!?!?

É de mim ou isto não faz muito sentido?!?! Ok que o teu tens de lhe fazer uma reparação dispendiosa, mas o outro nunca te vai vender o motor por menos do que a tua reparação fica, pelo menos a reparação que ele fez e mais uns trocos tens de pagar, portanto.... E depois um gajo que faz uma reparação simplesmente para o vender, é capaz de fazer a reparação um bocado para o assucatada, não? Se não é pra ele mete o minimo indispensável e vende que os possíveis problemas vão cair nas mãos do próximo...

Dou-te o exemplo das válvulas empenadas.. Quem está a reparar só pra vender, provavelmente vai meter só as que nitidamente estão empenadas, no entanto numa reparação para minha utilização nunca o faria e optaria sempre por substituir todas... É só um exemplo....

Hoje li isto:
If the turbo let's go all the oil in the sump will be pumped in to the piston and burnt, causing 100% meltdown of internals (NEW ENGINE TIME)
Ora, se dizes que "reparei que o turbo também ja tem uma folgazita exagerada...." a frase em cima faz sentido.
Como estão as tubagens? Têm óleo?

Isso ancontece quando o Turbo parte mesmo e simplesmente o óleo é todo sugado pela admissão fazendo com que o carro fique em alta rotação até acabar com o óleo todo ou até partir de vez... Mas ai o problema dele tinha sido parar o carro e não o carro parar por si só como foi o caso...

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #12 em: 23 de Agosto de 2012, 13:00 pm »
Sim mas onde li isso não falava em turbo partido por completo. É possível haver uma passagem de óleo maior ao ponto de provocar isto sem o turbo partir?

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #13 em: 23 de Agosto de 2012, 13:05 pm »
Epah, o que diz a tua citação é "If the Turbo let's go..." Ou seja se o turbo for à vida... Uma pequena passagem não faz o motor alvorar ao ponto de o derreter... E também não o faria parar como foi descrito... Sendo que a descrição do sucedido é estranha para estas consequências, mas....

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #14 em: 23 de Agosto de 2012, 13:07 pm »
A parte dele se desligar sozinho é complicada devido ao que aconteceu à bateria. Torna as coisas um pouco confusas.