Autor Tópico: [clio II fase II] - Será Termostato?  (Lida 36925 vezes)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
« Responder #15 em: 16 de Março de 2010, 22:07 pm »
Pois é. Fui com a minha sucata ao mecânico para combinar a data da intervenção, hoje ao fim da tarde, e comentei esta situação com ele e a resposta foi "Olha, mais um".
Disse-me para ficar descansado, que é apenas o termostáto que abre mais cedo. Antes assim do que a temperatura a subir para valores acima do normal.
Neste fim de semana fui á "casa do campo" e a viagem que inclui cerca de 50 km de auto-estrada e 35 km em estrada nacional foi absolutamente normal com o ponteiro a dar valores sempre ligeiramente abaixo do "normal". Em AE ainda o estiquei até aos 160 km/h para ver o que acontecia e quedou-se meio traço abaixo do que era normal.
No meu caso não sei se será consequência do Clio ter uma bomba de água nova. :huh:
De qualquer forma no sábado o mecânico vai dar uma olhada na coisa, mas já me disse que não deverá mudar nada.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #16 em: 13 de Abril de 2010, 15:48 pm »
Estou a desenterrar este tópico para relatar o que me aconteceu com este "problema".
O fim-de-semana de 2 a 4 deste mês, foi passado na zona de Bragança. Na viagem para lá, conforme relatado no DB do Clio, não notei nada de especial e o comportamento do indicador de temperatura foi mais ou menos igual ao que aqui já foi dito. No dia 4 (domingo) na viagem de regresso o caminho escolhido foi IP4 direcção Vila Real e aqui em algumas zonas de descida pronunciada e bastante extensa, nas calmas em 5ª a 90/100 km/h sem practicamente por o pé no acelerador, o ponteiro da temperatura caiu algumas vezes até ao mínimo.  :lipsrsealed:
Posso estar enganado, mas parece-me que o termostáto está a fazer figura de corpo presente... e não é como o mecânico me disse que deveria estar a abrir mais cedo. Deve é estar sempre aberto.
O que acham?

Rui

MRC

• Visitante
« Responder #17 em: 13 de Abril de 2010, 16:47 pm »
Eu também apostaria no termóstato sempre aberto. Muda-o e vês logo se é mesmo do mesmo, até porque isso é barato.

Offline el_pibe

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gaia
« Responder #18 em: 14 de Abril de 2010, 17:42 pm »
Um familiar tinha um polo de 96, k teve um problema parecido, mas no caso a temperatura nunca subia, ficava sempre em baixo, o problema era o termostato que estava sempre aberto, quando trocou, ficou o problema resolvido...

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #19 em: 08 de Junho de 2010, 13:11 pm »
Estou a desenterrar este tópico para relatar o que me aconteceu com este "problema".
O fim-de-semana de 2 a 4 deste mês, foi passado na zona de Bragança. Na viagem para lá, conforme relatado no DB do Clio, não notei nada de especial e o comportamento do indicador de temperatura foi mais ou menos igual ao que aqui já foi dito. No dia 4 (domingo) na viagem de regresso o caminho escolhido foi IP4 direcção Vila Real e aqui em algumas zonas de descida pronunciada e bastante extensa, nas calmas em 5ª a 90/100 km/h sem practicamente por o pé no acelerador, o ponteiro da temperatura caiu algumas vezes até ao mínimo.  :lipsrsealed:
Posso estar enganado, mas parece-me que o termostáto está a fazer figura de corpo presente... e não é como o mecânico me disse que deveria estar a abrir mais cedo. Deve é estar sempre aberto.
O que acham?

Rui
Eu não acho, eu tenho a certeza que é o termostato que está aberto permanentemente. Aliás, era exactamente isto que vos ia sugerir quando comecei a ler o tópico.

Para reforçar, se notam que o manómetro da temperatura do líquido de refrigeração demora mais do que o normal até atingir o nível normal de funcionamento e só atinja esse valor em situações de carga ou pára-arranca, para terem a certeza de que o problema vem do termostato, basta fazer uma pequena viagem em AE ou via rápida, tendo o cuidado de ter o motor no mínimo esforço possível. Se a temperatura baixa para valores abaixo do normal, algo está errado: o termostato está avariado..

Outra questão, é óbvio que mais vale um termostato preso em aberto do que em fechado, mas desenganem-se os que pensarem que o líquido mais frio que o normal vai dar saúde ao motor.

Mais, este problema também leva a que o motor consuma mais combustível que o desejável.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #20 em: 08 de Junho de 2010, 13:19 pm »
Este problema para mim está resolvido.
O Clio já seguiu para outras paragens. :grin:

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #21 em: 08 de Junho de 2010, 13:57 pm »
Este problema para mim está resolvido.
O Clio já seguiu para outras paragens. :grin:

Estou a ver que, sem querer, fiz trabalho de coveiro! :grin:

De qualquer modo, será certamente útil para consultas futuras.

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portalegre
  • Garagem : Clio II Fase I 1.9d
« Responder #22 em: 28 de Dezembro de 2012, 23:30 pm »
Boas. Venho desenterrar este tópico porque pareceu-me o mais adequado. Parece-me que tenho o termostato colado em fechado. O ponteiro da temperatura anda sempre perto do máximo não consigo fazer uma viagem descansado tenho de andar sempre a controlar a temperatura. O que acham? Será mesmo o termostato fechado? Outra coisa a temperatura está alta se eu ligar a sofagem no máximo para o quente a temperatura baixa rapidamente até meio (temperatura normal), isto é mesmo assim?
Opel Corsa 1.2 GLS (94) - Audi 80 1.9TDI (92) - Renault Clio II 1.9d (98)
Spritmonitor.de" border="0

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #23 em: 29 de Dezembro de 2012, 08:56 am »
sim, muito provavelmente está com o termostato avariado em fechado, e quando ligas a sofagem, ele vai fazer o mesmo efeito que faria o radiador, ou seja baixar a temperatura do motor.
Compra o material , termostato, liquido de refrigeração que depois do ano novo combinamos, para se tratar do assunto. :wink:

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 29 de Dezembro de 2012, 17:56 pm »
O mestre é que manda  :wink: eheh. Vou ver se trato disso então.

Offline romeupacheco35

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 29 de Dezembro de 2012, 20:41 pm »
N tem nada haver com a conversa, mas o relantim do teu carro sempre foi no mesmo local indicado pelo ponteiro?

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 29 de Dezembro de 2012, 21:19 pm »
Não tenho conta rotações lol mas o ralentim é sempre certo tirando de manha quando o meto a trabalhar, engasga e larga fumo mas depois estabiliza.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #27 em: 30 de Dezembro de 2012, 18:44 pm »
Fmatos, já agora, quando tiveres o motor quente acima do normal e com a sofagem desligada, verifica se os tubos que vão ao radiador, e o que vai do radiador à bomba de agua se estão quentes, ou se estão frios, e se notas diferença de temperatura no caso de estar quente, entre o tubo que vai do motor ao radiador e o tubo que sai do motor para o radiador da sofagem.

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #28 em: 30 de Dezembro de 2012, 19:14 pm »
Amanhã vou ver se vejo isso. Se estiverem quentes quer dizer que o termostato está a abrir certo?

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #29 em: 30 de Dezembro de 2012, 19:16 pm »
certo!