Autor Tópico: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv  (Lida 13575 vezes)

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Madeira
  • Garagem : Renault Mégane II Fase II 1.5DCI 105cv
Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
« em: 13 de Outubro de 2014, 22:14 pm »
Boas noites,

Como à poucos dias adquiri uma Mégane Break, decidi pesquisar para tirar dúvidas e conhecer melhor a viatura e vim cá parar, pois considero que não haverá melhor sítio para tirar dúvidas e partilhar conhecimentos do que o Fórum. :smiley:

Quais os cuidados especiais a ter com estes carros? Alguma dica? Qual o óleo mais indicado?

Tenho o manípulo da porta do condutor (interruptores dos vidros) com algum desgaste da película (rubber touch). Alguém sabe se é possível substituir apenas essa parte ou se será necessário substituir todo o módulo?
Quanto a retirar/limpar a película, será uma boa alternativa ou não?

Há alguma demonstração de como desmontar o módulo/manípulo?

Já agora, no caso de ser necessário substituir uma lâmpada como é que faço? Há algum DYS sobre como fazê-lo?

Obrigado

Offline Bruno moff

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Megane breakdci 105 2008
Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2014, 10:47 am »
Boa compra,ao contrario do que muitos falam.Oleo a usares elf sxr 5w40,mandas vir pela net 36e 5 lts,nao uses outro e trocas a cada 12k,15k ou anualmente.Atençao a niveis de oleo,refrigeraçao.Segundo a questao das capas das bielas,saberes minimamente a quilometragem da sw,revisoes que foram feitas.Na duvida mudas as capas fica em cerca de 300e,400e.Em relaçao ao desgaste interior há quem coloque carbono para emendar essas imperfeiçoes.Mas para conservares o interior tens varios produtos de detalhe que limpam e condicionam em condiçoes.

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 14 de Outubro de 2014, 22:26 pm »
Obrigado pelas dicas.

A Mégane tem neste momento 110000kms. A manutenção da mesma foi efectuada até aos 70000kms na Renault durante a garantia e depois tem sido feita por um experiente mecânico da Renault, cujo contato foi-me facultado pelo ex-proprietário.

Quanto ao desgaste, a sugestão de carbono está fora de questão, pois gosto de manter os meus carros o mais originais possíveis. Antes da Mégane tinha um Golf IV 1.9TDI 110cv que tinha também esse problema, comecei a limpar a película para pintar as peças de preto fosco e após a limpeza decidi deixar assim, pois ficou perfeito. Por isso vou tentar fazer o mesmo serviço na Mégane e ver o resultado :smiley:

Hoje fui calibrar e alinhar a direção devido a vibração em andamento e quando lá cheguei, disseram-me logo que um problema crónico destas méganes com jante 17" é precisamente as jantes que empenam com muita facilidade e por acaso uma das jantes tinha um ligeiro empeno mas nada de preocupante. Afinal a origem da vibração era um dos pneus que se encontrava completamente deformado. Ou seja, la terei de gastar algum para colocar pneus novos, cuja medida segundo o que consegui apurar não é nada barata. :azn:

Por isso a substituição das capas das bielas não será para este mês de certeza. :azn:

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 14 de Outubro de 2014, 22:36 pm »
Já agora, como posso saber qual a versão da Mégane e os respectivos extras?
É que pensei que vinha com os limpa vidros automáticos mas pelos vistos não vem, ou será que tem mas não funciona? Como posso confirmar? :smiley:

Offline pjrcampos

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2014, 22:44 pm »
Basta olhares para o parabrisas e ver se tem o sensor junto ao retrovisor. Se não vires o sensor, é porque nãotem sensor de chuva.
Felicidades com a máquina.
Abraço!

Offline Bruno moff

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Megane breakdci 105 2008
« Responder #5 em: 14 de Outubro de 2014, 22:52 pm »
Viva.Em relaçao a versao vem mencionada no documento unico.Ou entao uma pesquisa pela net ficas com mais info.Tens a vida mais facilitada ao saberes minimamente os kms que a carrinha tem e pelo que consta és dum meio mais pequeno,menos margem há para a aldrabice.De facto os pneus nesta medida 205-50-r17 sao caros mas com estas jantes a carrinha fica logo com outra estectica.Eu como so meto pneus em condiçoes,nao me aventuro em colocar logo os 4,prefiro meter 2 a 2 mas com pneus bons,a minha como sempre andou com continental baseio me nestes,que sao excelentes.Consegue se poupar em algumas cenas,mas pneus nao da para poupar.Em relaçao as capas ao menos sabes que é uma reparaçao que vais ter de fazer,se queres ter a consciencia tranquila e nao mandares o motor pa sucata,com este problema resolvido tens motor para 250k,300k sem stress.

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 18 de Outubro de 2014, 22:39 pm »
Basta olhares para o parabrisas e ver se tem o sensor junto ao retrovisor. Se não vires o sensor, é porque nãotem sensor de chuva.
Felicidades com a máquina.
Abraço!

Boas,

Antes de mais obrigado.

Já reparei e sim, tem o sensor no retrovisor. Tenho de verificar o que se passa então. E o sensor das luzes fica onde?

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 18 de Outubro de 2014, 22:54 pm »
Viva.Em relaçao a versao vem mencionada no documento unico.Ou entao uma pesquisa pela net ficas com mais info.Tens a vida mais facilitada ao saberes minimamente os kms que a carrinha tem e pelo que consta és dum meio mais pequeno,menos margem há para a aldrabice.De facto os pneus nesta medida 205-50-r17 sao caros mas com estas jantes a carrinha fica logo com outra estectica.Eu como so meto pneus em condiçoes,nao me aventuro em colocar logo os 4,prefiro meter 2 a 2 mas com pneus bons,a minha como sempre andou com continental baseio me nestes,que sao excelentes.Consegue se poupar em algumas cenas,mas pneus nao da para poupar.Em relaçao as capas ao menos sabes que é uma reparaçao que vais ter de fazer,se queres ter a consciencia tranquila e nao mandares o motor pa sucata,com este problema resolvido tens motor para 250k,300k sem stress.

Sim, sou de um meio pequeno mas por cá as aldrabices são uma constante em stands multimarcas, em concessionários e mesmo em particulares que fazem as seus negócios. Fiz negócio com o Mégane porque tenho o registo de todas as revisões, onde pude confirmar os kilómetros.

Quantos aos pneus, eu também partilho da mesma opinião, o barato muitas vezes sai caro e faço questão de colocar nos meus carros sempre pneus de boa qualidade. Normalmente tenho preferência pelos Bridgestone mas já coloquei Michelin, Continental, Dunlop e Pirelli também, se bem que os Pirelli não me agradaram muito e não voltei a comprar. Já fui meter dois pneus ontem, optei pelos Bridgestone Potenza. Daqui a alguns meses tenho de trocar os de trás também pois ainda são os Continental de origem que já contam com 7 anos e 110000kms.

Quantos às capas das bielas, o mecânico também aconselhou a fazer essa reparação por prevenção, diz que conhece bem o carro e o percurso habitual do mesmo e que posso andar mais alguns kilómetros sem qualquer problema porque é um carro que não teve muito esforço, no entanto diz que logo que possível convém fazer essa reparação.

Já agora, relativamente ao desgaste da película do módulo dos vidros da porta do condutor, já o limpei e ficou impecável.

Obrigadão pelas dicas

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2014, 00:14 am »
Sensor de luz e de chuva são no mesmo local. É o mesmo sensor. Tens de ver se está activado ou não. Para isso e com o carro a trabalhar carrega no botão que diz "AUTO" na manete das luzes durante um pouco a ver o que aparece no CB. O de chuva para ficar activado tem de estar a manete na posição 1.

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2014, 13:46 pm »
Pois, já tinha activado o automático das luzes mas os limpa vidros não funcionam automaticamente mesmo na posição um.
Poderá ser algum fusível?
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 13:57 pm por luisnogueira »

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 21 de Outubro de 2014, 13:50 pm »
Hoje disseram-me que estes carros costumam dar muitos problemas da caixa de direcçao, é verdade?

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #11 em: 21 de Outubro de 2014, 14:00 pm »
Experimenta depois de ligar o carro passar à posição zero e depois à posição 1 novamente e depois mandar-lhe com água para cima na zona do sensor, com um balde ou uma mangueira ou algo do género. Salvoerro de cada vez que se liga o carro tem de ser "reactivado" o limpa vidros automatico, fazendo essa operação de passar do 0 para 1. Testa isso.

Quanto a problemas nas caixas de direcção... o meu tem 130000km e quase 7 anos e nada(pelo menos que me tenha apercebido).

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #12 em: 21 de Outubro de 2014, 16:55 pm »
O problema que pode ter será a caixa ficar desapertada. É re-apertar os parafusos e fica boa outra vez.

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 23 de Outubro de 2014, 15:15 pm »
Experimenta depois de ligar o carro passar à posição zero e depois à posição 1 novamente e depois mandar-lhe com água para cima na zona do sensor, com um balde ou uma mangueira ou algo do género. Salvoerro de cada vez que se liga o carro tem de ser "reactivado" o limpa vidros automatico, fazendo essa operação de passar do 0 para 1. Testa isso.

Quanto a problemas nas caixas de direcção... o meu tem 130000km e quase 7 anos e nada(pelo menos que me tenha apercebido).

Certo, vou testar isso, realmente não me lembrei de testar dessa forma, pois já tive um Citroen C2 que também funcionava da mesma forma, sendo necessário reactivar sempre que ligava o carro.

Quanto às caixas de direcção, indicaram-me inclusive ums oficina cá da zona que tem três Meganes parados para substituir as caixas de direcção.

E quantos aos turbos? Tenho visto uns quantos que por volta dos 100000kms e até antes já precisaram de levar turbo novo.

Offline Breaker

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 23 de Outubro de 2014, 15:20 pm »
O problema que pode ter será a caixa ficar desapertada. É re-apertar os parafusos e fica boa outra vez.

Certo, por agora também não noto qualquer folga da caixa de direcção mas ao ouvir isso a pessoa fica receosa.
Obrigado