Autor Tópico: Perigo de morte...  (Lida 37747 vezes)

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Perigo de morte...
« Responder #15 em: 25 de Julho de 2010, 13:46 pm »
P e desengatado, logo nao dava. Aceleras e carregas no travao ao mesmo tempo, com a manete em D, sinceramente nao vejo mais nada... :undecided: Apenas tou a supor, nao sei como e.... :lipsrsealed: Mas atenção deve haver a hipotese de caixa Manual e de caixa Auto...

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #16 em: 25 de Julho de 2010, 13:50 pm »
P e desengatado, logo nao dava. Aceleras e carregas no travao ao mesmo tempo, com a manete em D, sinceramente nao vejo mais nada... :undecided: Apenas tou a supor, nao sei como e.... :lipsrsealed: Mas atenção deve haver a hipotese de caixa Manual e de caixa Auto...

P é com a caixa bloqueada  :wink:
Mas já perguntei ao meu pai o que se fazia nessa situação.

Ele em 1º lugar disse o mesmo que o Artur

... infelizmente sai se do carro e vai se para longe para não levar com nenhum bocado em cima

Mas também disse, caso exista sangue frio, podes sempre estragular a admissão do motor, tapando a entrada de ar ou assim...

No entanto, não é garantido que resulte

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #17 em: 25 de Julho de 2010, 13:52 pm »
Pois, quando nao se tem caixa auto no carro, e normal cometer bacoradas....  :grin:

Mas realmente.... Ou tapar o tubo da admissao ou como diz o artur infelizmente apenas afastar e ver.... Sem se puder fazer nada...

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
    • ChipCare
« Responder #18 em: 25 de Julho de 2010, 14:53 pm »
Boa tarde malta.

No meu caso não é caixa auto. Vou ser-vos sincero, que naquele momento nem me sequer passou pela cabeça engatar a mudança, mas tem lógica, é verdade.

Eu acho que essas coisas deviam ser ditas pela Renault.. Quando estive a folhear o livro do carro, não encontrei essa informação (não querendo dizer que não exista). Para além do mais, quando levei reparação da EGR, antes deles saberem que era EGR disseram que deve ter ido o turbo, por isso é que mais uma vez eu acho que devia ter sido avisado, caso o turbo avariasse, e visto que o carro tem 206k km's para fazer o "truque" da mudança... Mas pronto... agora é esperar e ver o que poderei fazer.

Obrigado à todos pela ajuda!

Offline deathophobia

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Nelas
  • procuro padrinho que trabalhe num IPO
  • Garagem : Clio RSi Mk1 ph3 Laguna Break 1.9 dci Privilege
« Responder #19 em: 25 de Julho de 2010, 14:58 pm »
boas... 

tua e uma 2.2  e tem caixa manual??

não sabia da sua existência, pensei a que as 2.2 eram todas de caixa auto.

cumps

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #20 em: 25 de Julho de 2010, 14:59 pm »
Não não são todas.

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #21 em: 26 de Julho de 2010, 21:25 pm »
Já agora na caixa de fusiveis junto a bateria não tem lá um fusivel que supostamente resolveria este problema ou seja cortava todo o sistema no carro ??
Eu pelo menos numa das vezes que me aconteceu algo parecido foi assim que fiz mas como o meu é a gasolina e como ja foi dito k não adianta cortar energia de bateria. Mas fica aqui a questão. Eu até tenho o puxa fusiveis sempre nesse para o caso de algo do genero me acontecer e entrar em parafuso e so puxar.

Xmarine

• Visitante
« Responder #22 em: 26 de Julho de 2010, 21:34 pm »
LOL

então mas quando o turbo parte e começa a mandar óleo para o motor como querem que ele pare???

É um problema mecânico e nada a ver com parte electrica...

O óleo é que está a ser jorrado para a câmara de combustão e a fazer isso...nada o pode parar a não ser meter uma 5ª e largar a embraiagem de repente...

Xmarine

• Visitante
« Responder #23 em: 26 de Julho de 2010, 21:39 pm »
O que fizeste resulta num carro a gasolina, desligar a bateria

Não não resulta. Só se o alternador estiver avariado. Se tirares a bateria, o alternador continua a mandar corrente para as velas, por isso não pára o motor!

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #24 em: 26 de Julho de 2010, 22:01 pm »
Eu tive o mesmo problema no meu Golf quase que parti o motor, a sorte é que já me tinham falado de como reagir nessa situação. Assim que a rotação começou a subir mantive o sangue frio (dentro do possivel) e engrenei a 5a e fui largando a embraiagem até ele parar. Não o fiz de repente mas sim gradualmente.
Pode não ter tido nada a ver mas passados cerca de 6 meses a ponteira da combota torceu, a correia da distrubuição saltou e o motor partiu. :lipsrsealed:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #25 em: 26 de Julho de 2010, 23:28 pm »
É de facto uma situação nada simpática de se viver, já me aconteceu fez dois anos em Abril, na minha Laguna 2 1.9 dci.

Também não sabia do truque, e esteve uns belos segundos (um minuto?) até parar, mas acho que no meu caso o que me safou foi ter premido o botão start/stop repetidamente durante uns segundos (na base do desespero... do tipo "pára, put@, pára!"), até que parou... Depois li num fórum inglês a justificação para esse processo funcionar: o desligar de um motor diesel (ou pelo menos deste) passa por uma "solenoid valve" (acho que era este o palavrão) que faz vácuo (suponho que para estrangular a admissão, como disseram). Numa situação destas, talvez tenha sido o premir do botão continuadamente que criou um vácuo suficiente para parar o motor... Ele na hora não partiu, nem consumiu todo o óleo (se bem que acabou por ficar danificado, e levou um novo)...

Mas quem percebe mais disto que se pronuncie, para ver se isto faz algum sentido...

Um abraço, e boa sorte com a reparação que vem aí pela frente!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #26 em: 27 de Julho de 2010, 03:20 am »

Não não resulta. Só se o alternador estiver avariado. Se tirares a bateria, o alternador continua a mandar corrente para as velas, por isso não pára o motor!

Dai eu indicar o fusivel conforme indiquei em cima e alias referi bem que pelo que alguem disse em cima o corte de corrente num diesel não resultava. Logo o desligar o borno da baterial não teria esse efeito pela mesma razão que indicas agora. Supostamente aquele fusivel corta toda a corrente no carro. Pelo menos foi o que me diceram os mecanicos da Renault. E julgo ser o que vem no manual também.

Xmarine

• Visitante
« Responder #27 em: 27 de Julho de 2010, 11:41 am »

Dai eu indicar o fusivel conforme indiquei em cima e alias referi bem que pelo que alguem disse em cima o corte de corrente num diesel não resultava. Logo o desligar o borno da baterial não teria esse efeito pela mesma razão que indicas agora. Supostamente aquele fusivel corta toda a corrente no carro. Pelo menos foi o que me diceram os mecanicos da Renault. E julgo ser o que vem no manual também.

Exacto. Se se desligar o fusível da carga, salvo erro de 80A, toda a corrente do carro desliga ;)

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #28 em: 27 de Julho de 2010, 11:48 am »

Exacto. Se se desligar o fusível da carga, salvo erro de 80A, toda a corrente do carro desliga ;)

Mas o sistema alternador/bateria/electonica e panoplia de equipamentos alimentados do carro não e um circuito fechado? Logo se retirar o borne da bateria, abro o circuito? Ou estou a fazer confusão ja? Porque por ex, no carros de rallie e competição existe sempre o manipulo de corte corrente...

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #29 em: 27 de Julho de 2010, 12:58 pm »

Mas o sistema alternador/bateria/electonica e panoplia de equipamentos alimentados do carro não e um circuito fechado? Logo se retirar o borne da bateria, abro o circuito? Ou estou a fazer confusão ja? Porque por ex, no carros de rallie e competição existe sempre o manipulo de corte corrente...

Posso dizer asneira mas esse corte é feito após o alternador e após a bateria, de modo a que mesmo que tires a bateria, o alternador nao continue a repor a energia no sistema... Isto são cenas um bocado dificeis de explicar quando não somos construtores automoveis... Mas o melhor mesmo é darem uso ás pernas...
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...