Autor Tópico: Perigo de morte...  (Lida 37744 vezes)

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
    • ChipCare
Perigo de morte...
« em: 25 de Julho de 2010, 01:18 am »
Boas pessoal.

Hoje estava a fazer a Via do Infante à caminho de Faro no meu Laguna II 2.2dci... Puxei um bom bocado pelo carro, que devez em quando dizem que até faz bem... Mas não fez bem, no meu caso...

Primeiro, deu falha no sistema de injecção ao 160 km/h... As rotações começaram a reduzir devagar e saia muito fumo preto do escape.. Pensei eu: turbo com c***lho.. Queria apenas acabar de fazer a subida e ia encostar o carro... Com que então, começo a reparar que do nada, o carro está a aumentar as rotações!? Eu todo atrapalhado, dei duas pancadas no acelerador a pensar que este estava preso, mas não alterou nada. Pensei então em encostar, faço a redução de mudança e as rotações disparam ainda mais, sem eu poder controlar nada. Ponho em ponto morto, o motor mete-se em redline e a deitar tanto fumo pelo escape como se houvesse algum incêndio..! Paro rapidamente o carro, carrego no botão de desligar a ignição e retiro o cartão, mas o motor continua em redline e a sair uma fumarada desgraçada pelo escape! Eu entrei em pânico, sai do carro e abri o capô... Tirei rapidamente as tampas do motor e da bateria... Pensei logo, bem, vou tentar desligar um borno da bateria... Todo atrapalhado, corri para junto da mala para ir buscar umas chaves que tinha la... Com as mãos a tremer, e com o líquido do radiador a sair pelo depósito de enchimento, quase a tocar-me na cara, puz-me a tentar retirar o borno... Consegui apenas tirar um dos fios, faltava o outro... Caguei na ideia visto que com as minhas chaves não conseguia... Pensei eu, bem, vou tentar tirar o fio da common rail... Com o motor a temperaturas muito elevadas, não consegui fazer nada.. Entrei em total desespero para dentro do carro e inseri novamente o cartão, as rotações começaram a baixar pouco-a-pouco, até o motor ir-se à baixo.... Temperatura do motor estava no máximo, e reparei que saiu o líquido do radiador pelo baixo do carro, porque aqueceu tanto que tinha que fugir por algum lado...

Eu é que fui burro, arrisquei a minha vida a tentar salvar a porcaria do carro... não faltava muito para que o motor explodisse, e assim não estaria aqui hoje a escrever esta mensagem...

Nunca na minha vida tinha apanhado um susto destes.... Eu até sou um gajo novo com 20 anos, então e se no meu lugar fosse um velhote? Apanhava ataque cardíaco e morria aí..

Não sei o que se passou para que acontecesse esse disparo das rotações no motor, só sei uma coisa, o sistema electrónico do carro falhou por completo, e a Renault é culpada disto, visto que para além de outras razões, nem sequer colocaram nenhum botão ou outro tipo de interruptor que cortasse por completo a injecção... Pensava eu que o cartão servia para isso, mas como?! se eu tirei-o e o motor continuava em redline....

Concluindo... arranjei muita confusão na auto-estrada devido ao carro, podia ter provocado até outros acidentes ou podia estar eu a esta hora no hospital. Contudo, passado uns minutos chegou a GNR e bombeiros. Alguém ligou para eles, a pensar que o carro estava a arder, mas não chegou à esse ponto felizmente..

O carro deve ter estado a trabalhar em redline uns 3-4 minutos... Queria-vos perguntar que estragos é que podia fazer no motor (sem falar do turbo), e já agora, qual é o preço aproximado de um motor desses na Renault? Visto que a primeira coisa que farei depois de arranjar o carro (com dinheiro que não tenho...) vai ser vendê-lo... Já me chega de aventuras que é a segunda avaria grave que acontece-me em 2 meses sem falar de outros pormenores...

À alguém de vocês aconteceu alguma coisa parecida? Será que fazendo reclamação para Renault irá ajudar nalguma coisa? Ou apenas estarei a desperdiçar dinheiro em advogados?...

Desculpem a quantidade de texto, e agradeço pela leitura... Isto foi umas das experiências que espero que nenhum de vocês e outros condutores tenham na vida...
« Última modificação: 25 de Julho de 2010, 01:24 am por vit77 »

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Perigo de morte...
« Responder #1 em: 25 de Julho de 2010, 01:44 am »
Para a proxima engata uma mudança e manda o carro abaixo... engata e trava a fundo... nunca tive tal experiencia e nem sei os danos que pode causar...

De resto, isso tiveste aí um grande bug da centralina possivelmente... tenta resolver isso a bem com a Renault, contudo ha que ter em conta onde foram feitas as manutenções e etc...  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #2 em: 25 de Julho de 2010, 01:54 am »
A unica vez que vi tal coisa foi com um motor a ir à vida a seguir, mas por causa do turbo.

Nesse caso especifico é dificil dizer alguma coisa.

No entanto acredito que tenhas apanhado um grande susto, felizmente não foi nada de grave para ti e os outros.

Agora é ver o que dizem na oficina, mas como o coolwater disse, há que ter em atenção os locais onde foram feitas as revisões.

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
    • ChipCare
« Responder #3 em: 25 de Julho de 2010, 02:20 am »
Obrigado pelas respostas..

Eu comprei o carro em Janeiro deste ano... Há 2 meses atrás foi levado à Renault para trocar a EGR.... Será que o serviço não foi bem feito e agora lixou-me isto tudo? Duvido :\

Segunda-feira o reboque vai levar o carro à Renault, aproveito e vou lá falar com eles...

Nem sei com quem falar (gerente ou outro responsável da renault?) e o quê lhes dizer sequer... Estou mesmo fddo..

Abraço à todos e mais uma vez obrigado

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #4 em: 25 de Julho de 2010, 02:30 am »
Possivelmente partiu o turbo e entrou oleo nas camaras de combustão. Por essa razao e que nao desligou o carro quando tu o desligaste na chave. E o tipico sintoma de um turbo partido. Algo comum em Lagunas 1.9 dCi construidas entre 2002 e 2005 (atenção que nao foram todos os modelos, o patrao da minha mae tem uma que nada teve ate agora, de 2004. Mas houve uma percentagem elevada das mesmas a falharem por isso).

Enquanto houve oleo nas camaras, ele continuou a funcionar. A unica maneira era engatar uma mudança alta e travar a fundo sem carregar na embraiagem, de forma ao carro ir abaixo. O que fizeste resulta num carro a gasolina, desligar a bateria, num a gasoleo como o metodo de combustao e por compressao e nao por explosão, enquanto tiver um qualquer liquido carburante nas camaras de combustao, vai continuar a funcionar ate duas coisas acontecerem:

1 - Partir o Bloco;
2 - Acabar o liquido carburante.

Vamos apenas rezar para que nao tenha estragado nada mais que o turbo, e nao tenha sido tudo nada mais que um susto com poucos custos (apesar de serem elevados) em vez de motor todo novo.
« Última modificação: 25 de Julho de 2010, 02:48 am por Black Phoenix »

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Let's do this!
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2010, 02:31 am »
Bom, 1º de tudo falas com o responsável pela oficina e explicas a situação.

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
    • ChipCare
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2010, 02:40 am »
Obrigado muito pela explicação....

Agora é esperar e ver o que vai sair daqui...

A vida dá umas voltas lixadas.... tenho uma viagem para outro país na terça-feira e estava a correr tudo dentro do possível e veio-me a acontecer isto..

Obrigado pela ajuda e pelo apoio pessoal!

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #7 em: 25 de Julho de 2010, 02:46 am »
Bom, 1º de tudo falas com o responsável pela oficina e explicas a situação.

Alias o cartao do teu carro pode ser uma ajuda, havia por ai uns zum zums que esses cartoes tambem guardavam informação do carro, nomeadamente erros e avisos de avaria... Possivelmente algo ficou armazenado no cartao.

Quanto a venderes o carro, como tu disseste, achas mesmo que seria necessario? Não te tou a questionar pela tua decisão, atenção, mas pensa que tens um carro que em niveis de conforto e estetica e um must (eu adorava ter uma laguna, entao com esse motor). Problemas todos temos, alguns uns mais outros menos, graves, nao graves, enfim e o pao nosso de cada dia. Se sempre fizeste revisoes atempadas, na altura certa, entao o problema foi motor com defeito, e ai a Renault so tera que se chegar a frente e puxar da nota.

Isto claro tou a supor que tenha sido defeito do motor/erro na montagem de algo, mas verdadeira razao so se saberá quando ele for verificado na oficina.

Não tou a questionar de quem a culpa, alias isso nem deve ser feito, deve-se e perceber o que aconteceu para o problema que passaste hoje ter acontecido.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #8 em: 25 de Julho de 2010, 04:16 am »
Exacto, e problemas todas as marcas têm... Lembro-me dos Corsas C e de um colega meu que apanhou um com defeito, em que o defeito era o bloqueio do acelerador... O carro parou... numa árvore. Felizmente ele saiu direito do carro... Erro corrigido e até hoje impecavel! Ha que equacionar os valores em causa, porque é assim, problemas todos os carros dão, uns mais que outros, é assim mesmo. Com o uso, as coisas sofrem o devido desgaste, ha é que saber aceitar isso e tentar resolver esses contra tempos da melhor forma possivel. Entendo que apanhaste um grande susto e para a proxima, como conselho de amigo, afasta-te do carro. Entendo que queiras salvaguardar o que é teu, mas foi algo arriscado o que fizeste... Tenta a tactica das mudanças, mesmo que estragues algo da embraiagem é preferivel á tua vida, que isso nao tem preço. Sinceramente tens um bom carro, acho que se te arranjarem o problema, não ha motivos para a venda, pelo menos a meu ver...  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #9 em: 25 de Julho de 2010, 10:58 am »
não quero ser mal interpretado , mas apenas digo .....

leiam , leiam que não falta por ai informação ........
a unica forma de desligar o carro quando o turbo alvora , é egrenar a mudança mais alta e trava lo a fundo , pois desligar bateria num carro a diesel de nada adianta , alem disso a partir do momento em que o turbo parte e começa a chupar o oleo do motor , não adianta acelarar ou desligar comom rail ou la o que seja , o combustivel ( oleo ) esta a entrar directo .

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
« Responder #10 em: 25 de Julho de 2010, 11:20 am »
conheço uma pessoa que aconteceu lhe o mesmo num velsatis, dizem que é o motor desalvorado, prepara te para gastar uma nota ou neste caso muitas notas, na renault nao lhe queriam reparar o motor, e um motor novo e tudo ok no sitio a funcionar ficava lhe em 12.500 euros , quase o valor do carro.

Offline hetfield

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #11 em: 25 de Julho de 2010, 12:55 pm »
depois do que já foi dito até aqui, penso que já não ha muito mais a dizer. é aguardares por segunda feira e falar com eles.   Boa sorte rapaz! Abraço
Clio dCi 105

Offline deathophobia

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Nelas
  • procuro padrinho que trabalhe num IPO
  • Garagem : Clio RSi Mk1 ph3 Laguna Break 1.9 dci Privilege
« Responder #12 em: 25 de Julho de 2010, 13:08 pm »
boas...

segundo esta no tópico fala-se de um 2.2dci, pelo que sei os 2.2 tem caixa automática...   como e que se engrena uma mudança alta numa caixa automática???

e que nunca andei em nada com caixa automática...

vit77  boa sorte para o teu caso

cumps

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Let's do this!
« Responder #13 em: 25 de Julho de 2010, 13:08 pm »
Boa pergunta... mete-se em P  :huh:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #14 em: 25 de Julho de 2010, 13:45 pm »
boas...

segundo esta no tópico fala-se de um 2.2dci, pelo que sei os 2.2 tem caixa automática...   como e que se engrena uma mudança alta numa caixa automática???

e que nunca andei em nada com caixa automática...

vit77  boa sorte para o teu caso

cumps

nem tinha reparado nisso , mas se for caixa auto , infelizmente sai se do carro e vai se para longe para não levar com nenhum bocado em cima