Autor Tópico: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv  (Lida 9181 vezes)

Offline andrebl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 80
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« em: 11 de Julho de 2016, 15:30 pm »
Boa tarde

Após ter pesquisado no fórum e não ter conseguido encontrar nada venho por este meio tirar uma dúvida

O carro em questão, que turbo tem de origem ?

São de geometria variável ?

A última questão, no caso de querer fazer um upgrade que turbo se pode colocar lá ?

Obrigados
« Última modificação: 11 de Julho de 2016, 15:32 pm por andrebl »
Renault

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #1 em: 12 de Julho de 2016, 09:59 am »
Acho que só levam turbos de geometria variavel a partir de 2004

Portanto se for desse ano pode ser que já tenha TGV...

Mas acho que o de 105 cvs não saiu com geometria variavel.

« Última modificação: 12 de Julho de 2016, 10:01 am por rike1 »

Offline andrebl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 80
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #2 em: 12 de Julho de 2016, 17:33 pm »
Obrigado na mesma pela resposta.

Cumprimentos

Mesmo assim alguma ideia de qual será que equipa de origem ?
« Última modificação: 12 de Julho de 2016, 17:38 pm por andrebl »
Renault

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5690
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #3 em: 12 de Julho de 2016, 19:55 pm »
Ao contrario do que foi dito, apenas o dci 100, dci 105 e dci110 tem geometria variavel!
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2016, 11:44 am »
A informação que tenho sobre os turbos dos megane 1.9 dci é esta.



Se a informação estiver correcta, o teu seria um GT1549S, e que salvo erro é um turbo de geometria fixa. Para ser variavel acho que teria de terminar com a designação V, ou então teria a designação VNT15.
« Última modificação: 13 de Julho de 2016, 11:47 am por rike1 »

Offline andrebl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 80
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2016, 18:10 pm »
Obrigado pela grande ajuda
Renault

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5690
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2016, 19:41 pm »
Peço desculpa, não reparei que era 1.9 dci, sendo assim já não é a minha praia
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2016, 23:59 pm »
mas isso é logo de trocar um 1549s por um 1549v...

Offline andrebl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 80
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #8 em: 14 de Julho de 2016, 18:38 pm »
Trocar o turbo ?

Estava a pensar nisso...
« Última modificação: 14 de Julho de 2016, 18:39 pm por andrebl »
Renault

Offline andrebl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 80
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2016, 23:09 pm »
Penso que o upgrade seria o do laguna dci 120cv
« Última modificação: 14 de Julho de 2016, 23:11 pm por andrebl »
Renault

Offline andrebl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 80
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2016, 23:10 pm »
Acho que só levam turbos de geometria variavel a partir de 2004

Portanto se for desse ano pode ser que já tenha TGV...

Mas acho que o de 105 cvs não saiu com geometria variavel.

2000
Renault

Offline andrebl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 80
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2016, 23:13 pm »
mas isso é logo de trocar um 1549s por um 1549v...

Penso que esse vem nos 320d de 136cv o 1549v

O laguna é o gt1749v o dci de 120cv
Renault

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #12 em: 15 de Julho de 2016, 10:48 am »
Modelo         combustivel cilindrada  potência Motor     Ano          Turbo       referência
BMW   320 D   Diésel   2.0/4   122   M47D   1998   GT1549V   2247297F

BMW   320 D   Diésel   2.0/4   122   M47D   1998   GT1549V   2247297G   

BMW   320 D   Diésel   2.0/4   122   M47D   1998   GT1549V   2248905G   

BMW   320 D   Diésel   2.0/4   135   M47D   2000   GT1549V   2247297H   

BMW   320 D   Diésel   2.0/4   135   M47D   2000   GT1549V   2247905H   

BMW   320 D   Diésel   2.0/4   135   M47D   2007   GT1549V   2247901104   

BMW   520 D   Diésel   2.0/4   135   M47D   2000   GT1549V   2247297H   

BMW   520 D   Diésel   2.0/4   135   M47D   2000   GT1549V   2247905H   

BMW   520 D   Diésel   2.0/4   135   M47D   2000   GT1549V   2247901H   

BMW   520 D   Diésel   2.0/4   135   M47D   2007   GT1549V   2247901104      

BMW   ALPINA D10      2.9/6   237   M57A   2000            GT1549V   1162706   

BMW   ALPINA D10   2.9/6   237   M57A   2000            GT1549V   -   

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #13 em: 15 de Julho de 2016, 11:13 am »
Vais ter sempre de o reprogramar para ficar como deve ser.

Eu inicialmente disse-te 1549v, mas se calhar o 1749v era uma melhor opção.

Atenção à forma como é controlada a wastegate do teu turbo.

Se o quiseres brutissimo, metes o 1549v e vais ter de o reprogramar para tirar gasoleo a baixas rotações (enquanto a geometria está fechada).

Se colocares o 1749v, vais ter de o reprogramar a tirar um bocadinho de gasoleo a baixas e meter mais gasoleo a altas rotações.

Depois o 1749v deves precisar de alterar o downpipe do escape, enquanto no 1549 deves precisar de alterar também a ligação do colector de escape.

Agora se o teu turbo morreu, acho que vale sempre a pena trocar por um de geometria variavel. Vais ter um ganho enorme a baixas rotações o que quer dizer que vais andar mais vezes a baixas rotações e isso implica diminuição substância no consumo de combustivel.

Offline andrebl

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 80
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #14 em: 15 de Julho de 2016, 16:28 pm »
Boas e obrigado por essa informação toda

O meu turbo não morreu, está bom, apenas queria mais " Vida " e se reprogramar com o original vai morrer rápido, e não terei tanto partido como se tivesse já um gt1749v dos lagunas 1.9 dci de 120cv.

Ai sim, mexia nesse...

Ou seja posso aplicar o gt1749v e ter o carro agradável sem grandes esforços no turbo pois tem mais pulmão que o meu

Se for com o meu turbo vai ficar com muito esforço, e durará bem menos com certeza
Renault