Autor Tópico: Revisão caseira  (Lida 7145 vezes)

Offline joao100

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: VILA REAL
  • Garagem : RENAULT CLIO SPORT
Revisão caseira
« em: 25 de Agosto de 2017, 01:29 am »
Olá pessoal.
Precisava de uma opinião vossa...
Comprei o meu menino clip 1.4 2002 ha umas semanas e ainda nao lhe fiz nada de especial.. sendo um motor com bastantes cavalos acho que o seu desempenho está algo comprometido...
Estava a pensar trocar as velas, filtro de ar, habitáculo, filtro de gasolina, óleo, trocar os discos e pastilhas uma vez que a sua travagem não está nos melhores... aliás sabem ja agora se este modelo tem contacto avisador de desgaste de pastilhas ?
Consigo fazer está mudança mandando vir todas as peças por cerca de 120 euros... o trabalho faco eu porqur percebo.. precisava só de uma ajuda pelos vídeos que vi as velas ficam bem lá para o fundo.. onde posso comprar uma chave adequada para isso e como ela deve ser ? Um membro ja me disse tambem que para tirar o filtro de óleo basta tirar a rosa direita que ele fica a mão..
Acham que a performance melhora com esta revisão? É que parece me que as velas e filtros ja não são novos neste carro...
Fico a aguardar opiniões e obrigado desde Já!

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
Re: Revisão caseira
« Responder #1 em: 25 de Agosto de 2017, 01:40 am »
Se estás a pensar fazer uma revisão a fundo, precisas de saber o que é que já foi ou não substituído no mesmo.

A distribuição já foi feita? E quando? Isso a meu ver é algo crucial quando se compra um carro, se souberes quando foi mudado e tiveres comprovatido de, melhor ainda.

Verifica como estão os discos e as pastilhas, gastos? Troca isso mas não te esqueças também de substituir o óleo dos travões. Avisadores serão neste caso das próprias pastilhas se têm ou não essa particularidade, os Toyotas pelo menos sei que chega a uma altura, apesar de ainda ter pastilha, começam a 'avisar' que estão a chegar ao limite com um som irritante.

Se sabes que os filtros estão a precisar de ser mudados assim como o óleo do motor, força com isso.

Os 1.4, especialmente esse de 98cv têm a particularidade de queimar bobines de ignição. Crucial nesse modelo.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline joao100

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2017, 01:51 am »
Sei que a distribuição foi trocada a dois anos pela boca do vendedor e junto a distribuição está escrito a marcador 74... deduzo que tenha sido trocada quando ele tinha 74 mil km
Ele fez hoje 140 mil.. Mas não tenho nada que comprove.
Em relação ao resto não sei o que foi ou não trocado dai querer substituir tudo.. em relação á distribuição vou pedir a um amigo mecânico para ela ser analisada a fim de me aconselhar a manter ou t4ocar..
Da bobine nenhum sintoma.. provavelmente já foi trocada porque ele anda bem pega bem... Só me anda a fazer uma média de 7.7 e eu não ando a acelerar com ele. Daí achar que o que queto trocar deve ser mesmo necessário..

Offline joao100

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 25 de Agosto de 2017, 01:53 am »
Em relação ao óleo.. parece me estar bem no cb aparece me a barra cheia mas quem não me garante que foi feito reset ao sensor do óleo antes do carro ser vendido ?
Na vareta parece me preto de mais...
Já agora que óleo comprar ?

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
« Responder #4 em: 25 de Agosto de 2017, 06:52 am »
Reset ao sensor do óleo? Não há nada como ver o nível pela vareta :smiley:

Óleo, 10W40.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 09 de Setembro de 2017, 02:22 am »
Se as velas forem iguais ao do 1.2 16v, precisas de uma chaves 14mm mas tem que ser fina para entrar dentro dos tubos, coisa que não é fácil de encontrar por ai. Talvez numa casa especializada em ferramentas. A que eu tenho comprei nos chineses e depois tive que fazer um pouco de bricolage para ter profundidade suficiente para a vela.

Offline joao100

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 09 de Setembro de 2017, 15:43 pm »
Olá!
nem imaginam o que eu passei a conta da chave de velas, felizmente acabou numa boa surpresa XD

Cansado de andar por hipermercados e chineses à procura de uma chave compativel e nada servir acabei por ir a um mecanico com as velas novas que comprei para que fossem colocadas...

fui a um mecanico que me tinham dito que era bacano!

cheguei lá expliquei que queria mudar as velas mas que nao encontrava chave correta...

ele disse me não ter tempo para mas mudar e eu mais uma vez desiludido vim embora a caminho do carro...

quando ia a sair, ele fez-me sinal e disse me "você tem cara de quem percebe disto, eu posso lhe emprestar a ferramenta e faz você o serviço!" aceitei prontamente aquilo xD

Mudei as velas em minutos e fiquei todo contente!
ele ainda me disse que quando precisa-se de algo fosse serviço fosse ferramenta podia lá passar à vontade!

e assim foi!

Mudei as velas, o filtro do ar, habitáculo, discos e pastilhas do bolinhas!

acho que ficou com uma boa revisão! quanto à correia que foi mudada à 2 anos quando ele tinha 75mil km e visto que ele tem agora 140mil ainda faz mais uns km mas tenho que andar de olho nela...
O óleo, nem sei bem se o mudo ou nao... no sensor de oleo perdeu apenas 1 traço há dias tendo ainda todos os outros...

a única coisa que ainda me coloca duvidas é a questão do vidro do condutor impulsional... a renault já me confirmou que ele é impulsional, já mudei o interruptor por um novo mas continua sem a função... pelo que pesquisei o motor do condutor tem também um modulo que comanda isso, será o modulo que avariou?

em relação á dimensão das velas, são mesmo fundas e é de 16mm...

Obrigado a todos pelas opiniões :)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 09 de Setembro de 2017, 18:29 pm »
O sensor do óleo é mentiroso, o meu uma vez indicava que tinha 3 bolinhas, e eu já tinha despejado o óleo todo do carter para fazer a revisão, por isso, só a vareta é que é de fiar.

Offline joao100

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 10 de Setembro de 2017, 04:06 am »
Pois... parece que vou mesmo fazer a revisão para estar descansado...
Mandei vir ELf evolution 700ST
10w40.
Ele cumpre as normas que preciso... acham um bom óleo para o meu motor 1400cc com 140Mkm ?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 10 de Setembro de 2017, 13:08 pm »
É óptimo  :wink:

Offline joao100

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 10 de Setembro de 2017, 18:51 pm »
Ainda bem!
Só mais uma questão... a chave do bujom é quadrada certo?
Alguém sabe a medida ?
Onde posso comprar ?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 10 de Setembro de 2017, 19:50 pm »
sim, é quadrada e encontras isso facilmente numa loja tipo norauto ou roady, às vezes até no continente há. A medida é que não sei.

Offline tulicreme

• Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
« Responder #12 em: 11 de Setembro de 2017, 14:18 pm »
Esses motores 1.4 não deviam usar 5w30?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 11 de Setembro de 2017, 23:15 pm »
É só ver na tabela - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=144.0 pode muito bem levar o 10w40

Offline joao100

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 12 de Setembro de 2017, 13:51 pm »
Mas qual é melgor? Eu sinceramente acho o 10w40 bom para ele cumpre a norma RN0700 e no manual é aceite.