Estando nesta faze será q ainda aguenta mais uns milhares?
Nao noto mais nenhum sintoma.
Nem a desligar faz o barulho q alguem falou no forum.
Isso deve ser coisa p muitos euros...
As folgas axiais dos volantes bimassa são altamente prejudiciais e podem no limite gerar uma rachadela na cambota.
deixo-vos uma ligeira explicação apesar de algo técnica e que se calhar não muito elucidativa mas aqui vai ( retirada de um curso da Shaeffler group)
Volante de inercia de dupla massa
No Volante Bimassa , a massa de un volante de inercia convencional encontra-se dividida em duas massas. Uma parte corresponde (como de costume) ao momento de inercia do motor e a outra parte aumenta o momento de inercia da troca de rotação.
Sistema elástico /amortecedor
As duas massas estao unidas por meio de uu sistema especial de amortecimento. Um disco de embraiagem sem amortecedor de torsão encarrega-se dos processos de unificação e separação.
Esse disco de embraiagem encontra-se situado entre a massa secundaria e a troca de rotação. Desta forma resulta mais fácilmente a ligação de rotações ao sistema de sincronizacção sempre visando um menor desgaste.
Dispositivo de amortecimento
Quanto maior e o momento de inercia da massa em vibração, tanto maiores são tambem os aumentos de resonância e por conseguinte, as folgas do momento de torção que agudizam os aumentos de resonância.
Com um volante bimassa notam-se esses problemas na sua generalidade nos processos de arranque e paragem do motor ou troca de mudanças / tomadas de força.
Por esse motivo, um dispositivo adicional de amortecimento impede que se produza uma sobrecarga devida à resonância. Em funcionamento normal do vehÃculo, esse dispositivo de amortecimento não intervem e o amortecedor de molas encarrega-se de filtrar as vibrações/ torsões do motor.
Amortecimento das vibrações
A relação entre a fricção e o Ãndice de elasticidade das molas e muito importante para um amortecimento das vibrações.
Quanto mais suave é a mola melhor se amortecem as vibrações. As molas extremadamente largas da última geração podem amortecer quase a totalidade da troca de rotação das sobrecargas por aumento de resonância.