Autor Tópico: volante motor  (Lida 32194 vezes)

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: volante motor
« Responder #15 em: 21 de Março de 2011, 17:14 pm »


Quase de certeza pelo que referes que se deve tratar do volante bimassa nas couves  :sad:

Trata-se de uma folga axial.


um dos sintomas  dessa folga  é exactamente o trepidar / grilar na troca de mudança  sendo sempre mais audivel/ preceptivel em mudanças de tomada de força 1/ 2 ou 3.

Mas deixa vir o Artur para te dar as piores noticias  :laugh: :laugh: :laugh:

Só c 103000 Klm, será possivel já ser o volante? Estou c azar...

Há uns meses, foi o bloco hidraulico do ESP...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: volante motor
« Responder #16 em: 21 de Março de 2011, 17:33 pm »


Quase de certeza pelo que referes que se deve tratar do volante bimassa nas couves  :sad:

Trata-se de uma folga axial.


um dos sintomas  dessa folga  é exactamente o trepidar / grilar na troca de mudança  sendo sempre mais audivel/ preceptivel em mudanças de tomada de força 1/ 2 ou 3.

Mas deixa vir o Artur para te dar as piores noticias  :laugh: :laugh: :laugh:

Só c 103000 Klm, será possivel já ser o volante? Estou c azar...

Há uns meses, foi o bloco hidraulico do ESP...


Pode ter a ver muito com a condução aplicada no veiculo mas 103 .000 km não quer dizer nada .... já troquei bimassas em hdi's e tdi com km's identicas.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: volante motor
« Responder #17 em: 21 de Março de 2011, 17:55 pm »
Será q foi por ter andado c uma Repro(mais binario) durante 1 ano? (cerca de 16000 klm)
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: volante motor
« Responder #18 em: 21 de Março de 2011, 17:57 pm »
de certo que ajudou e muito ao desgaste

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: volante motor
« Responder #19 em: 21 de Março de 2011, 18:00 pm »
Estando nesta faze será q ainda aguenta mais uns milhares?
Nao noto mais nenhum sintoma.
Nem a desligar faz o barulho q alguem falou no forum.

Isso deve ser coisa p muitos euros...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: volante motor
« Responder #20 em: 21 de Março de 2011, 18:32 pm »
Estando nesta faze será q ainda aguenta mais uns milhares?
Nao noto mais nenhum sintoma.
Nem a desligar faz o barulho q alguem falou no forum.

Isso deve ser coisa p muitos euros...


As folgas axiais dos volantes bimassa são altamente prejudiciais e podem no limite gerar uma rachadela na cambota.

deixo-vos uma ligeira explicação apesar de algo técnica e que se calhar não muito elucidativa mas aqui vai ( retirada de um curso da Shaeffler group)

Volante de inercia de dupla massa

No Volante  Bimassa , a massa de un volante de inercia convencional encontra-se dividida em duas massas. Uma parte corresponde (como de costume) ao momento de inercia do motor e a outra parte aumenta o momento de inercia da troca de rotação.

Sistema elástico /amortecedor
 
As duas massas estao unidas por meio de uu sistema especial de amortecimento. Um disco de embraiagem sem amortecedor de torsão encarrega-se dos processos de unificação e separação.

Esse disco de embraiagem  encontra-se situado entre a massa secundaria e a troca de rotação. Desta forma resulta mais fácilmente a ligação de rotações ao sistema de sincronizacção sempre visando um menor desgaste.

Dispositivo de amortecimento
 
Quanto maior e o momento de inercia da massa em vibração, tanto maiores são tambem  os aumentos de resonância e por conseguinte, as folgas do momento de torção que agudizam os aumentos de resonância.

Com um volante bimassa notam-se esses problemas na sua generalidade nos processos de arranque e paragem do motor ou troca de mudanças / tomadas de força.

Por esse motivo, um dispositivo adicional de amortecimento impede que se produza uma sobrecarga devida à resonância. Em  funcionamento normal do vehículo, esse dispositivo de amortecimento não intervem e o amortecedor de molas encarrega-se  de filtrar as vibrações/  torsões do motor.

Amortecimento das vibrações
 
A relação entre a fricção e o  índice de elasticidade das molas  e muito  importante para um amortecimento das vibrações.

Quanto mais suave é a mola melhor se amortecem as vibrações. As molas extremadamente largas da última geração podem amortecer  quase a totalidade da  troca de rotação das sobrecargas por aumento de resonância.

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: volante motor
« Responder #21 em: 21 de Março de 2011, 19:12 pm »
já lhe dei as mas noticias há uns tempos , caçoila , quando lhe enviei os preços de um bi massa :)

conselho :

deixa andar mais uns tempos assim e se piorar muito mais do que está , troca ... mas o sintoma disso é o inicio de uma reparação dispendiosa e a tendencia é piorar . Na fase inicial , não é muito preocupante . Quanto a repro , ajudou concerteza ao desgaste prematuro

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: volante motor
« Responder #22 em: 22 de Março de 2011, 07:48 am »
Obrigado pelos esclarecimentos e conselhos.

Vou tentar andar o mais suave possivel pelo menos nas mais baixas q é onde se nota mais o  grilar.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: volante motor
« Responder #23 em: 22 de Março de 2011, 08:53 am »
P.S.
Estou tentado a mandar vir este volante
http://www.oscaro.es/lista.asp?
ID_GENERIC_ARTICLES=577&ID_OSC_TYPES=17337&ID_OSC_LEVELS=1818

Depois falava c um mecanico amigo a ver se ele fazia a montagem.

Que acham do preço?

Será q é a peça certa? isto de mandar vir por encomenda só tendo a certeza, mas tambem nao têm outro modelo p escolher.
Se o Artur me pudesse confirmar se este volante é o do meu Laguna,  agradecia.
.É o: VF1KG4TB634991879
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: volante motor
« Responder #24 em: 22 de Março de 2011, 09:29 am »
As vibrações estão a ser incididas na cambota e vai sofrer  :sad: :sad: :sad: Até pode partir  :sad: :sad:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: volante motor
« Responder #25 em: 22 de Março de 2011, 17:15 pm »
P.S.
Estou tentado a mandar vir este volante
http://www.oscaro.es/lista.asp?
ID_GENERIC_ARTICLES=577&ID_OSC_TYPES=17337&ID_OSC_LEVELS=1818

Depois falava c um mecanico amigo a ver se ele fazia a montagem.

Que acham do preço?

Será q é a peça certa? isto de mandar vir por encomenda só tendo a certeza, mas tambem nao têm outro modelo p escolher.
Se o Artur me pudesse confirmar se este volante é o do meu Laguna,  agradecia.
.É o: VF1KG4TB634991879


7701478942

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: volante motor
« Responder #26 em: 22 de Março de 2011, 22:55 pm »
Obrigado.

Só uma duvida.

Quando na ficha do produto tem:
 
"Números OEM:
NISSAN: 12310-00Q1E
RENAULT: 7701477461, 7701478942"


Ao ter estas 2 referencias Renault, e, uma delas é a q indicaste significa q esta peça é a q preciso, será assim?

Encontrei neste site ainda mais barato:
http://www.pecasautoviaweb.com/m93/d4723/c19043/s4/g577/a100050/l2414518/i74459/volante-do-motor-luk-415-0390-10-renault-laguna-ii-bg0-1-2001-03-ate-hoje-20-dci-150cv-diesel-2005-08-ate-hoje.html

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: volante motor
« Responder #27 em: 22 de Março de 2011, 23:40 pm »
supostamente há de ser .... ;)

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: volante motor
« Responder #28 em: 23 de Março de 2011, 09:02 am »
alerto para caso tenha lugar alguma anomalia ? Quais os passos a dar?

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: volante motor
« Responder #29 em: 23 de Março de 2011, 15:21 pm »
alerto para caso tenha lugar alguma anomalia ? Quais os passos a dar?

Nunca comprei nada a eles mas dizem q tem uma politica de trocas e de garantias.

Mas sei lá...

A verdade é q custa quase metade do q cá.
511,00euros e portes gratis sempre q a venda ultrapassa os 200€.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv