Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
18 de Abril de 2026, 04:44 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
Tremer 1.9 dCi
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
...
6
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Tremer 1.9 dCi (Lida 30806 vezes)
Dtype
1.0 SCe
Localidade: Sesimbra
Tremer 1.9 dCi
«
em:
05 de Junho de 2011, 16:01 pm »
Viva.
Tenho uma Megane Break 1.9dCi
tenho uma duvida de um sintoma que penso nao ser nada de mais mas também nao ser normal.
Nas mudanças mais altas (4ª, 5ª e 6ª), entre +. as 1900rpm e as 2300rpm se acelerar nem que seja um pouco sinto um tremer, como quando temos as rodas desiquilibradas. As rodas estão direitas, nao tenho jantes empenadas e os pneus sao novos.
Alguem já sentiu isto? Penso que poderá ser algum apoio do motor, ou quem sabe a egr suja que poderá ter influencia.
Obrigado dese já.
Registado
Xmarine
Visitante
Re: Tremer 1.9 dCi
«
Responder #1 em:
05 de Junho de 2011, 16:05 pm »
Apontaria mais para o volante de motor ou rolamentos da cx de velocidades...
Registado
Dtype
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
05 de Junho de 2011, 16:12 pm »
Obrigado desde já.
No caso de rolamentos,, da experiencia que tenho custama estar associado um barulho caracteristico dos mesmos.
Em relação ao motor poderá ser, embora eu ja tenha noutro motor passado por isso (num stilo 1.9 jtd) que estava chipado e devido ao maior binario, se acelerasse a fundo nessa faixa de rotação tambem sentia tremer, apesar de ser um tremer diferente deste que sinto agora.
Consigo fazer algum teste "basico" para tirar conclusoes?
Obg
Registado
Xmarine
Visitante
«
Responder #3 em:
05 de Junho de 2011, 16:54 pm »
Quanto a testes não sei...
Julgo que o volante de motor desse carro já é bi-massa...o que é uma bela bosta. O que algum pessoal faz é soldar o volante de forma a torna-lo uma peça unica e depois calibrar e montar...nunca mais dá problemas.
Registado
Dtype
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
05 de Junho de 2011, 16:58 pm »
Viva.
Este é bi-massa sim. No meu ex carro que falei, quando troquei a embraiagem nao troquei o volante, apesar de já ter alguma folga, mas nem se sentia a conduzir.
Há algum apoio de motor problemático neste motor?
Registado
Xmarine
Visitante
«
Responder #5 em:
05 de Junho de 2011, 17:00 pm »
Não sei muito mais além do que disse para te ajudar. Mas ha aà quem tenha mais experiência nestes motores e certamente ajudará com mais precisão
Registado
Dtype
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
05 de Junho de 2011, 17:12 pm »
Obrigado desde já
Vamos esperar que alguém responda.
Abç
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #7 em:
05 de Junho de 2011, 17:23 pm »
não me parece bi massa nem apoio , isso é mais perceptivel ao relantim ou arranque . Se é em mudanças altas , aponto para aquilo que tens a certeza estar bom ( pneus , jantes , etc ) , ou para uma transmissão
Registado
Dtype
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
05 de Junho de 2011, 17:30 pm »
Obrigado Artur.
Os pneus são novos, tinha 2 jantes um pouco empenadas que mandei endireitar, e ontem ainda fui a casa de pneus tornar a calibrar as rodas (tenho jante 17). Fica tudo certinho.
Se eu embraiar ou basta nao acelerar que nada treme, fica perfeito.
Só a acelerar é que se nota ali uma tremideira... Quem vai a pendura nao nota, mas quem conduz nota e nota-se principalmente nas mudanças que referi. Em 1ª, 2ª e 3ª quase não se nota. ja tentei arrancar com a direção toda virada para ambos os lados para tentar ver se as ponteiras faziam barulho e nada.
É que acontece só aquele rotação do motor, nao depende da velocidade das rodas ( e por conseguinte de toda a parte do veio secundário da caixa para a frente na cadeia cinemática)
É possivel que seja a EGR? Já vi por ai que és expert nesta marca. Posso fazer alguns testes?
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #9 em:
05 de Junho de 2011, 17:37 pm »
faz um teste , troca as jantes da frente com as detrás ...
( ser novo não é sinonimo de estar bom , ter sido calibrado não é sinonimo de estar correctamente calibrado )
eu não acredito que seja ( como disse antes ) nem embraiagem , nem bi massa , muito menos egr , apoio de motor tambem não .
volto a referir , começava pelas jantes / pneus , de seguida verificava estado dos discos ( podem estar empenados ) , transmissão
Registado
Dtype
1.0 SCe
«
Responder #10 em:
05 de Junho de 2011, 17:53 pm »
Esqueci me de referir Artur, enquanto tive as jantes a desmepenar andei com um conjunto emprestado novo de rodas e pneus. Fazia a mesma coisa, dai ter retirado completamente a hipotese de rodas.
Obg
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #11 em:
05 de Junho de 2011, 18:00 pm »
então partia para o resto , transmissão , discos ....
se o que sentes é no volante , terá que ter algo a ver com o conjunto transmissão , rodas , etc ....
se o que sentes é no carro todo , poderá então ter a ver com motor , apoios , etc pois é vibração a carroceria
Registado
Dtype
1.0 SCe
«
Responder #12 em:
05 de Junho de 2011, 18:01 pm »
Tocaste no ponto.
Nao sinto só no volante, sinto no carro todo. Pouco mas sinto.
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #13 em:
05 de Junho de 2011, 18:03 pm »
quando dizes que quem vai a pendura não nota , presumo que é perceptivel apenas no volante .
assim sendo , verifica os apoio de motor tambem
Registado
Dtype
1.0 SCe
«
Responder #14 em:
05 de Junho de 2011, 19:11 pm »
O pendura quase nao nota. Eu como sei, e se for a mulher a conduzir e eu ao lado consigo aperceber me. Se eu for a conduzir sinto no volante e nos pés e na perna direita que anda um pouco encostada ao plastico de baixo do tablier, percebes mais ou menos o que digo?
Aquilo tem 3 ou mais apoios de motor?
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
...
6
Ir para o topo
« anterior