Autor Tópico: Quando mudar as velas de pré-aquecimento?  (Lida 22454 vezes)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Quando mudar as velas de pré-aquecimento?
« em: 15 de Janeiro de 2010, 17:25 pm »
Boas.

Alguem me sabe dizer quando se devem mudar- ou seja se está previsto em alguma revisao preconizada pela Renault- as velas de pré-aquecimento?
Estou com 93 000 Klm e nao sei se o devo fazer.

O motor é o 2.0 DCI M9R Laguna 2 FaseII.

Obrigado e cumptos
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 17:30 pm por alvaro carvalho »
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
Re: Quando mudar as velas de pré-aquecimento?
« Responder #1 em: 15 de Janeiro de 2010, 17:32 pm »
eu aproveito o topico pra vazer a mesma pergunta mas para um gasolinas ;)

MRC

• Visitante
« Responder #2 em: 15 de Janeiro de 2010, 17:33 pm »
Se há algum intervalo preconizado não sei...

Mas normalmente mudam-se quando começa a custar a pegar, em que um dos sinais mais óbvios, é o motor de arranque ainda rodar, já depois de o motor estar a trabalhar (a meio gás), mesmo depois de esperar aqueles segundos para as velas aquecerem.

Cumprimentos

MRC

• Visitante
« Responder #3 em: 15 de Janeiro de 2010, 17:37 pm »
eu aproveito o topico pra vazer a mesma pergunta mas para um gasolinas ;)

Num gasolinas devem-se mudar no máximo de 40 em 40 mil kms ou de 2 em 2 anos assim para o geral. No entanto isso varia bastante de caso para caso.

Sintomas são vários, desde consumos superiores ao normal, falhas de relanti e aceleração, falta de força/potencia.

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #4 em: 15 de Janeiro de 2010, 17:47 pm »
eu no meu tenho comecado a sentir o relentim inconstante principalmente e frio. sera que e hora de mudar as velas?

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #5 em: 15 de Janeiro de 2010, 18:07 pm »

Mas normalmente mudam-se quando começa a custar a pegar, em que um dos sinais mais óbvios, é o motor de arranque ainda rodar, já depois de o motor estar a trabalhar (a meio gás), mesmo depois de esperar aqueles segundos para as velas aquecerem.

Cumprimentos

Pois realmente eu noto esse sintoma, mas  quando o ponho a a trabalhar de manhã pela 1ª vez.
Depois durante o dia nos outros arranques  já nao volta a fazer isso.

Vou mesmo muda-las.
Nao deve ser tanto dinheiro como isso...

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

MRC

• Visitante
« Responder #6 em: 15 de Janeiro de 2010, 20:48 pm »
eu no meu tenho comecado a sentir o relentim inconstante principalmente e frio. sera que e hora de mudar as velas?

Por apenas esse sintoma, pode ou não ser das velas... Quanto tempo ou kms têm as mesmas?

MRC

• Visitante
« Responder #7 em: 15 de Janeiro de 2010, 20:52 pm »

Cumprimentos

Pois realmente eu noto esse sintoma, mas  quando o ponho a a trabalhar de manhã pela 1ª vez.

Vou mesmo muda-las.

Cumptos

Por acaso não costumam ser muito baratas... Mas com uns 80/90 euros acho que já se consegue mudá-las. ;)

Offline Joao

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Portimão
« Responder #8 em: 15 de Janeiro de 2010, 22:07 pm »

Cumprimentos

Vou mesmo muda-las.

Cumptos

No meu antigo Punto paguei 125€ num centro feu vert para mudarem as 4.

Em relacção as velas dos carros a gasolina, estas são bem mais caras!
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2010, 01:34 am por Joao »

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #9 em: 16 de Janeiro de 2010, 00:55 am »
nos diesel recentes , até pegam com as velas completamente queimadas , mas convem pensar em mudar quando o carro custa a pegar 

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #10 em: 16 de Janeiro de 2010, 10:44 am »

Por apenas esse sintoma, pode ou não ser das velas... Quanto tempo ou kms têm as mesmas?

sinceramente nao sei, como comprei o carro usado, nao sei. mas na minha mao o carro tem um ano e 25mil km's. acho que vou mudar so para descargo de consciencia.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #11 em: 16 de Janeiro de 2010, 11:31 am »
O que eu tenho lido (e não sei se é verdade ou não), é que num diesel, como as velas de pré-aquecimento ficam no motor por vários anos, e graças aos depósitos de carvão, é que na altura da mudança por vezes é bastante complicado tirá-las, havendo a possibilidade de se partirem no bloco (e depois é necessário remover a cabeça do motor para as tirar). Já li em fóruns Ingleses que representantes da marca obrigavam os clientes a assinarem um termo de responsabilidade (ou de desresponsabilização do stand!) caso algo corresse mal na mudança...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline vmps

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Don't dream t... Be it
« Responder #12 em: 17 de Janeiro de 2010, 11:10 am »
nos diesel recentes , até pegam com as velas completamente queimadas , mas convem pensar em mudar quando o carro custa a pegar

O meu clio já andou assim, e mesmo depois de mais uma noite de trabalho lá dava à chave... mesmo frio  pegava sem problemas, mas houve um dia que precisei de ligar à máquina e lá apareceram elas, ainda se fez o teste arcaico do fio e da faísca mas nem sinal, até fiquei parvo por não ter notado nada, nem uma para contar a história, o preço delas rondou os 20 euros da bosh....

Offline menmau

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #13 em: 19 de Janeiro de 2010, 10:39 am »

100% comprovado.
Eu tinha as 4 velas queimadas, e mesmo assim o motor pegava.

Offline Miguel

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #14 em: 20 de Janeiro de 2010, 10:11 am »
Boas.

Alguem me sabe dizer quando se devem mudar- ou seja se está previsto em alguma revisao preconizada pela Renault- as velas de pré-aquecimento?
Estou com 93 000 Klm e nao sei se o devo fazer.

O motor é o 2.0 DCI M9R Laguna 2 FaseII.

Obrigado e cumptos

:huh: :huh: as velas de pré-aquecimento só funcionam com temperaturas (se não estou em erro) abaixo de 3 ou 4 graus!!!   Ã© completamente desnecessário mudares as velas. no diesel só serve para arrancar o motor em dias muito frios.

Agora num carro a gasolina é diferente...velas deteriodas, vai prejudicar o rendimento ..aceleração...consumos!!

mas se tens muito para gastar força aí.. :rolleyes:
Renault Laguna II 1.6 Expression PH1