Autor Tópico: Sistema eléctrico passou-se!! Bateria?  (Lida 16061 vezes)

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
Re: Sistema eléctrico passou-se!! Bateria?
« Responder #15 em: 06 de Janeiro de 2012, 09:28 am »
As baterias dos carros sao como as pilhas da Viaverde.
Algumas duram 2 outras 6, 7 e mais anos.

Tive agora q trocar a bateria da Viaverde q já era de 1998!!! 13 anos!
Desde q a comprei nunca tinha mudado.

se calhar tem a ver com a utilização, eu costumo usar com frequência a Via verde e as pilhas duram muito menos.. 13 anos é a loucura mesmo!

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #16 em: 06 de Janeiro de 2012, 11:04 am »
Pois,
 provavelmente bati algum recorde...

Mas q nunca levou pilhas e é de 1998, isso eu tenho a certeza.

Durante estes anos ouvia muita gente a queixar-se q era caro mudar a bateria e eu pensava q isso nunca me iria calhar...lol.

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #17 em: 06 de Janeiro de 2012, 11:08 am »
Falando das baterias dos carros a do Focus aqui de casa durou 10anos.
Tudo depende do tipo de utilização que o carro tem. No caso do TCE o carro estava a fazer trajectos muito curto e neste caso a descarga que era dada à bateria  pelo motor de arranque era maior do que a carga que o alternador dava aquando do trajecto diário do carro. E isso acabou por danificar a bateria.

Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #18 em: 06 de Janeiro de 2012, 12:19 pm »
Durante a semana os trajetos não são muito longos mas de 15/15 dias faz uns 440Klm +/-, com o Corsa que tive em tempos fazia exatamente a mesma coisa e durou 6 anos e ainda o vendi com a bateria de origem.. nunca a troquei.

Não ponho em causa a Renault nem a Tudor, a bateria é como uma caixa de surpresas mas esta penso mesmo que não teve motivos para ter morrido assim.. é uma questão de sorte e azar :)

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #19 em: 07 de Janeiro de 2012, 00:27 am »
Bem mudei a bateria, como era ligeiramente mais alta (mesmo ligeiramente) não dá para fechar com a tampa de plástico mas não faz mal, depois adapto ali uma coisa qualquer para segurar o plástico, agora anda sem aquilo.

Aconteceu-me no entanto uma coisa muito estranha... depois de tirar os parafusos e mudar a bateria, (se calhar aqui fiz mal não sei) liguei 1º o encaixe + (positivo) e apertei, depois meti o encaixe - (negativo), já tinha apertado o borne à bateria e estava a apertar uma porca de um fio preto que se aperta num parafuso por cima do borne.. estava quase no fim do aperto quando aquela treta dá um monte de faíscas!! Resultado.. a chave de bocas ficou meia 'comida' dum lado e até o parafuso onde está o cabo ficou queimado e alguma rosca desapareceu.. fui um bocado violento.

O cabo ficou seguro mas fiquei sem perceber o que raio aconteceu!! Pois já estava tudo ligado.. se tivesse que dar faísca dava assim que tocasse com o cabo na bateria certo? não depois de já estar tudo ligado e no fim do aperto  :shocked:

p.s.: não sei se tem alguma coisa a ver, o sinal sonoro de alerta qdo o condutor não tem cinto está desligado.. pois não diz nada. Não sei se é algo a ativar no computador de bordo ou se alguma coisa foi à vida. De restou está normal..

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #20 em: 07 de Janeiro de 2012, 00:33 am »
O que aconteceu é normal que aconteça. Tu fechas um circuito entre o negativo da bateria e a terra (sim a circulação dos electrões ao contrario do que se aprende na escola e se vê em desenhos, é do negativo para o positivo, não ao contrario) logo e normal que faça "faisca".

O facto de não teres cinto de segurança pode ser algo que tenha ficado desactivado devido a não ter bateria (suponho, não sei) ou então e como o meu, tiro o cinto e aconteceu já pelo menos 2 vezes não acender sequer o aviso.

Experimenta carregar no botão vermelho para tirar o cinto varias vezes com o carro desligado e depois testa.

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 07 de Janeiro de 2012, 00:36 am »
O que aconteceu é normal que aconteça. Tu fechas um circuito entre o negativo da bateria e a terra (sim a circulação dos electrões ao contrario do que se aprende na escola e se vê em desenhos, é do negativo para o positivo, não ao contrario) logo e normal que faça "faisca".

O facto de não teres cinto de segurança pode ser algo que tenha ficado desactivado devido a não ter bateria (suponho, não sei) ou então e como o meu, tiro o cinto e aconteceu já pelo menos 2 vezes não acender sequer o aviso.

Experimenta carregar no botão vermelho para tirar o cinto varias vezes com o carro desligado e depois testa.

Ok, amanhã vou testar o encaixe dos cintos, no manual não está nada a explicar :\

A faísca foi mesmo em grande.. tinha um amigo ao lado e desapareceu com medo lol mas pronto.. se é normal espero que esteja tudo bem.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #22 em: 07 de Janeiro de 2012, 01:42 am »
Aconteceu-me no entanto uma coisa muito estranha... depois de tirar os parafusos e mudar a bateria, (se calhar aqui fiz mal não sei) liguei 1º o encaixe + (positivo) e apertei, depois meti o encaixe - (negativo), já tinha apertado o borne à bateria e estava a apertar uma porca de um fio preto que se aperta num parafuso por cima do borne.. estava quase no fim do aperto quando aquela treta dá um monte de faíscas!! Resultado.. a chave de bocas ficou meia 'comida' dum lado e até o parafuso onde está o cabo ficou queimado e alguma rosca desapareceu.. fui um bocado violento.

O cabo ficou seguro mas fiquei sem perceber o que raio aconteceu!! Pois já estava tudo ligado.. se tivesse que dar faísca dava assim que tocasse com o cabo na bateria certo? não depois de já estar tudo ligado e no fim do aperto  :shocked:

p.s.: não sei se tem alguma coisa a ver, o sinal sonoro de alerta qdo o condutor não tem cinto está desligado.. pois não diz nada. Não sei se é algo a ativar no computador de bordo ou se alguma coisa foi à vida. De restou está normal..

E não terás fechado o cricuito com a chave de bocas, enquanto apertavas teres encostado a chave(que é metálica e sem qualquer isolamento) a alguma outra parte metálica do carro?que é metálica e sem qualquer isolamento.

Quanto a esse aviso do cinto... e foi a unica coisa sem a qual ficaste? Não terá fundido nenhum fusivel?

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 07 de Janeiro de 2012, 10:44 am »
Ok.. a bateria é esta:

A faísca aconteceu qdo estava a apertar esta última porca...:

O resultado da faísca:

O motivo deve ter sido por ter tocado de facto com a chave no borne positivo.. não tinha mesmo essa ideia mas olhando para a chave a para o espaço existente.. foi o mais provável:

O que está a falhar é mesmo o alerta do cinto, luzes, ar condicionado, rádio, etc. está tudo OK.

Abri uma caixa de fusíveis que está logo ao lado bateria mas está tudo bem (não tirei umas peças pretas que estavam lá tb, vi só os fusíveis 'normais'), não sei se é algum fusível e em que caixa estará.

Para ver se está tudo Ok, para ver o que está ON e OFF, há alguma maneira de aceder a essa info no computador de bordo ou tem de ser na oficina na ligação OBDII e com a máquina?

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #24 em: 07 de Janeiro de 2012, 10:48 am »
Verifica os fusíveis do interior do carro. Atenção que não basta tirar a caixa e olhar só para eles, tens de o tirar e verificar.

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 07 de Janeiro de 2012, 17:50 pm »
Bem.. vi os fusíveis no interior do carro e ao tirar um deles o computador de bordo fez novamente reset, não sei se por isso ou não o que é certo é que agora já apita sem cinto  :grin:

Acho que está resolvido.

Obrigado pessoal!

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #26 em: 07 de Janeiro de 2012, 19:30 pm »
Eu avisei para teres em conta a altura da bateria...LOL Porque aconteceu-me o mesmo.lol
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #27 em: 07 de Janeiro de 2012, 21:14 pm »
Nem mais depx a mim aconteceu-me o mesmo, tive de devolver a bateria e reembolsaram-me e depois comprei uma bateria na renault da motrio.

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #28 em: 08 de Janeiro de 2012, 00:16 am »
Oh mas não há problema, eu fiquei com esta, em vez de colocar aquela peça metálica do borne positivo virada para cima, meti virada para baixo, e quanto à tampa de plástico prendi-a com umas coisas que geralmente vêm a segurar os cabos eléctricos e assim :).

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Olhão
  • Utilizador: culatreu
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
« Responder #29 em: 22 de Janeiro de 2012, 12:41 pm »
looool, solda isso pá...  :laugh: :laugh: