As baterias dos carros sao como as pilhas da Viaverde.Algumas duram 2 outras 6, 7 e mais anos.Tive agora q trocar a bateria da Viaverde q já era de 1998!!! 13 anos!Desde q a comprei nunca tinha mudado.
O que aconteceu é normal que aconteça. Tu fechas um circuito entre o negativo da bateria e a terra (sim a circulação dos electrões ao contrario do que se aprende na escola e se vê em desenhos, é do negativo para o positivo, não ao contrario) logo e normal que faça "faisca".O facto de não teres cinto de segurança pode ser algo que tenha ficado desactivado devido a não ter bateria (suponho, não sei) ou então e como o meu, tiro o cinto e aconteceu já pelo menos 2 vezes não acender sequer o aviso.Experimenta carregar no botão vermelho para tirar o cinto varias vezes com o carro desligado e depois testa.
Aconteceu-me no entanto uma coisa muito estranha... depois de tirar os parafusos e mudar a bateria, (se calhar aqui fiz mal não sei) liguei 1º o encaixe + (positivo) e apertei, depois meti o encaixe - (negativo), já tinha apertado o borne à bateria e estava a apertar uma porca de um fio preto que se aperta num parafuso por cima do borne.. estava quase no fim do aperto quando aquela treta dá um monte de faÃscas!! Resultado.. a chave de bocas ficou meia 'comida' dum lado e até o parafuso onde está o cabo ficou queimado e alguma rosca desapareceu.. fui um bocado violento.O cabo ficou seguro mas fiquei sem perceber o que raio aconteceu!! Pois já estava tudo ligado.. se tivesse que dar faÃsca dava assim que tocasse com o cabo na bateria certo? não depois de já estar tudo ligado e no fim do aperto p.s.: não sei se tem alguma coisa a ver, o sinal sonoro de alerta qdo o condutor não tem cinto está desligado.. pois não diz nada. Não sei se é algo a ativar no computador de bordo ou se alguma coisa foi à vida. De restou está normal..