Autor Tópico: Atraso no arranque  (Lida 55596 vezes)

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: Atraso no arranque
« Responder #30 em: 03 de Fevereiro de 2012, 21:59 pm »
se resultar contigo talvez seja a solução para a minha. A minha também tinha um erro no CB, mas foi resolvido hoje sem querer, era uma ficha desligada no motor. Agora vou ver como ela pega a frio. Anteriormente era preciso muita insistência.

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #31 em: 03 de Fevereiro de 2012, 23:33 pm »
Já fui fazer a limpeza da injecção, troquei filtro de gasoleo e filtro de ar e limpei o medidor de massa de ar.

Vamos ver como pega amanhã...

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #32 em: 04 de Fevereiro de 2012, 09:40 am »
Só vi agora isto...

"...quanto a limpeza da MAF, não é automática não senhor, (a da EGR é que é) primeiro soprou-se com o compressor para tirar o pó que tinha e depois com os tais spray's de contactos, de evaporaçã ultra rápida."

Tanto a MAF como a EGR, possuem sistemas de limpeza automáticos mas ambos actuam de forma diferente. A MAF possui uma espécie de filamentos (resistência) que quando desligas o carro ela fica incandescente (tipo as velas) durante alguns segundos, e a temperatura atingida é até cerca de 1000ºC acho eu. Esse filamento é o que faz também o controlo da entrada no ar quente/frio, mantendo-se com o motor ligado a uma temperatura de cerca 170º ou menos... . Usar o compressor, não sei se foi boa ideia.

Se estiver errado alguém que me corrija.

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #33 em: 04 de Fevereiro de 2012, 14:07 pm »
Naturalmente a limpeza é feita com o motor desligado, a ficha da MAF é tirada fora e a propria MAF é tirada do carro para limpar, logo não faz qq diferença a limpeza primeiro com ar comprimido e depois com o spray de limpeza.

Mas posso garantir que o comportamento do carro depois de limpa é bem diferente, por isso recomendo a limpeza de tempos a tempos.

Infelizmente o atraso no arranque não ficou resolvido nem com esta limpeza nem com a limpeza da injecção  :angry:

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #34 em: 04 de Fevereiro de 2012, 14:14 pm »
O que me estava a referir é que podias partir os filamentos, são muito frágeis. Mas se aconselhas a fazer isso e se dá resultados vou fazer hoje.

Já não metes gasóleo do Jumbo?

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #35 em: 04 de Fevereiro de 2012, 23:04 pm »
Já fui fazer a limpeza da injecção, troquei filtro de gasoleo e filtro de ar e limpei o medidor de massa de ar.

Vamos ver como pega amanhã...

Será que o problema tem origem eléctrica?
Já agora, podes dizer por quanto te ficou limpeza da injecção? e em relação à troca do filtro de gasóleo e a limpeza do medidor de massa de ar, são coisas que se fazem facilmente, ou tem alguma "ciência"?

Offline Nuno Teixeira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #36 em: 05 de Fevereiro de 2012, 11:54 am »
Boas pessoal,

Depois de ter corrido vários post´s descobri que este se enquadra no problema que que acontece no meu megane II 1.5 dci 100 cv, acontece-me precisamente o mesmo, depois de um 1\2 dias parado o motor custa a rodar e só lá para a terceira quarta pega, parece que não tem força, velas ok, filtro gasóleo é novo... não sei muito bem o que poderá ser... alguém sabe se há relatos parecidos nos megane?

Cumprimentos

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #37 em: 05 de Fevereiro de 2012, 12:18 pm »
mas a seguir pega sempre bem? Verifica se não tens uma ficha desligada no motor como eu tinha... Que era a que alimentava as velas. Se calhar era melhor levar o carro a um electricista e medir a amperagem de alimentação das velas, só por despiste.  E depois passas para o Combustível, motor arranque, válvula retenção...

Offline Nuno Teixeira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #38 em: 05 de Fevereiro de 2012, 15:41 pm »
Sim a seguir pega sempre bem, e só faz quando está bastante tempo parado, mais que um dia... se calhar vou fazer isso para tentar começar por algum lado...

Offline dj-clark

• dCi 80cv + IC 100cv + Turbo KP39b (Toxicated By TM)
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • dCi 65cv
  • Garagem : Clio 2 Ph2 5L dCi 65cv + Inj. 80cv + IC 100cv
« Responder #39 em: 05 de Fevereiro de 2012, 20:39 pm »
Boas pessoal,

Depois de ter corrido vários post´s descobri que este se enquadra no problema que que acontece no meu megane II 1.5 dci 100 cv, acontece-me precisamente o mesmo, depois de um 1\2 dias parado o motor custa a rodar e só lá para a terceira quarta pega, parece que não tem força, velas ok, filtro gasóleo é novo... não sei muito bem o que poderá ser... alguém sabe se há relatos parecidos nos megane?

Cumprimentos

No teu caso parece mesmo bateria fraca...

Só vi agora isto...
A MAF possui uma espécie de filamentos (resistência) que quando desligas o carro ela fica incandescente (tipo as velas) durante alguns segundos, e a temperatura atingida é até cerca de 1000ºC acho eu.
Se estiver errado alguém que me corrija.

O que eu conheço que atinge sensivelmente essa temperatura é a FAP quando faz a regeneração... Não estarás a fazer confusão?

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #40 em: 05 de Fevereiro de 2012, 21:00 pm »
FAP tem resistências? A FAP é um filtro de partículas.

Offline dj-clark

• dCi 80cv + IC 100cv + Turbo KP39b (Toxicated By TM)
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • dCi 65cv
  • Garagem : Clio 2 Ph2 5L dCi 65cv + Inj. 80cv + IC 100cv
« Responder #41 em: 05 de Fevereiro de 2012, 23:15 pm »
Não tem resistências, mas queima as particulas... daí atingir grandes temperaturas... na ordem do que foi dito por ti atrás.

Mais info aqui: http://www.renault.co.uk/about/innovations/fap.aspx

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #42 em: 05 de Fevereiro de 2012, 23:40 pm »
Só a operação de limpeza da injecção fica em 35€, incluindo o liquido para esse efeito.

Interrompem o circuito de alimentação de gasóleo junto do filtro de combustivel, ligam a uma máquina e nessa máquina é colocado o liquido para a limpeza, depois o carro fica a trabalhar ao ralenti 45 minutos ligado a essa máquina a consumir esse liquido como se fosse combustível.

a limpeza da MAF não tem ciencia, é só desapertar o tubo, tirar, ter cuidado de não tocar com nada no sensor lá dentro da tubagem, só mesmo ar comprimido (sem ser com muita força...ou seja nao encostes a pistola...sopra a 30/40cm) e spray de limpeza esperar uns 15 seg e soprar de novo, e voltar a colocar no sitio. Normalmente quando faço isso aproveito e troco o filtro de ar.

O filtro de gasóleo... basicamente é um filtro parecido com o de ar mas dos redondos... tb não é dificil, mas dá um pouco mais de trabalho e sujeira...já que aquilo tem gasoleo dentro da cx plastica, para abrires e trocar vai deitar gasoleo por fora... Normalmente coloca-se aquilo no torno (com jeito e umas borrachas de lado para nao marcar...)com um caixote do lixo por baixo e desaperta-se a parte de cima, ficando a sujeira contida no balde...depois tens um vedante que deves ter cuidado ao trocar (vem junto com o filtro)para nao sair do sitio (normalmente coloco umas pingas de oleo para ele deslizar melhor ao apertar e nao se mexer do sitio) depois de colocar tudo no sitio, apertas a bomba da purga para tirar o ar que lá ficou e já está.

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #43 em: 05 de Fevereiro de 2012, 23:44 pm »
Nuno Teixeira, o teu caso pela descrição não parece ser o mesmo que o nosso.

Um teste que podes fazer é pegares num voltimetro e medires a bateria antes de ligares o carro (com ele frio), se estiver rente aos 12,1V ...12V  ou abaixo disso...é provavel que precises de uma bateria nova...

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #44 em: 06 de Fevereiro de 2012, 00:03 am »
Quanto ao problema do arranque, que é o que está em causa...neste momento a minha inclinação é para problema com o sensor de temperatura do ar que entra no motor (nao confundir com o sensor de temperatura exterior).

Quando liguei o carro (morno), depois de 1,5 hr de estar a trabalhar nele para repara um problema no suporte do intercooler (reportado no post dos projectos) ligado a uma máquina este sabado acusava o ar a 24ºC e uns segundos depois com ele a trabalhar acusava a 31ºC, sendo que a temperatura exterior era de 10ºC ...achei suspeito...dai será o proximo passo...verificar dados deste sensor de temperatura que pode estar a confundir a gestao do motor.

Para fazer o teste de despiste correctamente tenho de ligar o carro à clip com ele frio e ver o valor que acusa, o que vai ser complicado de fazer esta semana... provavelmente só o consigo testar no proximo sabado...tenho cá uns Austriacos  toda a semana por causa de uns projectos de trabalho que tenho de acompanhar todos os dias logo cedinho, por isso vou estar sem tempo para ir à oficina testar...

...Se algum dos colegas com este problema tiver possibilidade de fazer o teste durante a semana...