Autor Tópico: Problemas com motor 2.0dci 150cv  (Lida 60069 vezes)

Offline infinity

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Albergaria-a-Velha
  • Garagem : Scenic II 7Lug Fase I 1.5dci 100cv
Problemas com motor 2.0dci 150cv
« em: 30 de Março de 2012, 15:46 pm »
Viva amigos,

Conforme podem ver, tenho uma laguna II fase II com motor 2.0 dci 150cv (M9R 740)

A carrinha é de 2006 e tem 126000 km

Compreia e a carrinha tinha 3,5anos com +/- 90000km!

A  15 dias atras fiquei pela primeira vez a pé em Auto estrada! Ia a 150km/h quando o motor deixou de responder e foi-se abaixo! Entretanto conseguia colocar a carrinha a trabalhar mas ia logo abaixo.

Levei o carro para a oficina e depois de algum tempo perdido devolta do carro chegou-se ao diagnostico final: falta de compressao nos 4 pistons!

Ainda estou na duvida se compro outro motor ou reparo este....

A questao que vos gostaria de colocar é o motor que tenho na carrinha é um M9R 740 e nas sucatas so consigo encontrar motores dos novos lagunas III que tem referencia M9R742... Aparentemente os motores saoexactamente iguais.... Alguem me sabe dizer qual a diferença entre ambos e se posso colocar esse motor na minha carrinha?

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Abraços!
Scenic II 7Lug Fase I 1.5dci 100cv

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Problemas com motor 2.0dci 150cv
« Responder #1 em: 30 de Março de 2012, 15:50 pm »
Que azar... :S

E estava eu a falar bem destas Lagunas num outro post.  :X

Quanto à duvida de comprar outro ou arranjar o que tens, é uma questão de equacionar os custos das 2 opções.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #2 em: 30 de Março de 2012, 16:11 pm »
acho isso muito estranho, pede 2ª opinião e confirma esse diagnostico pois é a primeira vez que oiço isso num motor desses

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #3 em: 30 de Março de 2012, 16:52 pm »
Desculpa a desconfiança mas duvido desses 90.000km.

POsso-te dizer que tenho um com 220.000km e é só carregar o pé, o artur tb tem um M9R com 300.000km's

Tenta um segundo diagnóstico como diz o artur.

P.S. Sabes que como são motores que não dão problemas, tb não há muita informação por aí..... Acho que percebes o que te queremos dizer. :smiley:

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #4 em: 30 de Março de 2012, 17:29 pm »
Falta de compressão nos 4 cilindros?!?! Como é que ele chegou a essa conclusão? E logo nos 4? Isso cheira-me a esturro... Sou mais um a aconselhar uma segunda opinião.

Offline infinity

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 30 de Março de 2012, 17:44 pm »
Sim a compressao esta baixa nos 4 cilindros... Dois dos cilindros estao mesmo muito baixos e outros dois estao a baixo mas nao tanto...

Eu comprei a carrinha com 3,5 anos.... Na renault disseram-me que ha registos dela das revisoes ate aos 90000km que foi ate quando eu a comprei e deixei de ir à origem... Nas minhas maos nunca faltou oleo ou agua....

O mecanico ja abriu o motor e parece que tem bastante calo os cilindros onde andam os pistoes (desculpem a falta de precisam nos termos tecnicos mas sou bastante ignorante em mecanica).

A unica explicacao que vejo e ela ter de facto mais km do que de facto la marca... No entanto, o desgaste que o proprio interior da carrinha tem nao faz prever mais km do que la marcam.... Tou num dilema....

A carrinha nao anda logo tambem se torna dificil perguntar outras opinioes a outros mecanicos...

Se alguem souber das diferencas entre o M9R 740 e o 742 agradecia :-)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #6 em: 30 de Março de 2012, 19:02 pm »
Pois é muito azar.
Esses motores tal como foi dito e leio em varios foruns franceses, espanhois, ingleses  etc, nao costumam dar "barraca".
Mas tambem ha quem faça 100mil klm por ano ou mais e nao ande a poupar material pois o carro é p vender em "estado novo"...

Quem sabe o trato q ele levou?...

Quanto ao motor, M9R742 nao faço ideia...

Cumptos

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #7 em: 30 de Março de 2012, 20:11 pm »
Essa dos 4 cilindros não me convence. Não te convenças que é preciso um motor novo. Primeiro tenta uma segunda opinião como já referiram aqui e depois vê então se os custos de um "novo" motor te compensam.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #8 em: 30 de Março de 2012, 20:35 pm »
Vou pensar em voz alta:
Um carro que vai em andamento não perde compressao de um momento para o outro e não deixa de andar assim
O levar a outro mecanico uma vez que já está desmontado tambem está fora de questão
Quanto ao indice do motor como já é fim de semana não sei responder, mas em principio deve implicar ter de mudar mais coisas, centralina ?
De momento não te posso dizer mais nada

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #9 em: 30 de Março de 2012, 22:11 pm »
m9r 742 se não estou enganado é a versão sem FAP tal como o 740. Por isso deve ser compactivel.
Com FAP é o 802 e é de 175cv.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #10 em: 30 de Março de 2012, 22:46 pm »
o 740 é dos laguna II o 742 é do laguna III , é uma questão de verificar os perifericos do motor e seu posicionamento .
quanto ao motor já estar desmontado , é porque alguem deu ordem para isso . E mais te digo , é preciso ser um mecanico todo poderoso para detectar compressão baixa nesse motor e desarma lo logo de seguida ... Não sei para que pois para esse motor não há material , só tudo completo .... Bom mecanico sim senhor ( ler em tom ironico )

Offline pedro campos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #11 em: 31 de Março de 2012, 01:28 am »
eu acrescento... na minha tb foi diagnosticada falta de compressao nos 4 cilindros como justificação para o problema de arranque a frio... dizia o mecanico do concessionario... que a compressao estava muito baixa, tinha pouco menos de 20 quando deveria ser 30 para estar bem nestes motores...quando depois eu descobri aqui neste forum que o valor correcto deste motor (igual ao teu) é 19... quando o confrontei com esse valor, depois confirmou que afinal não seria problema de compressao... e tb já falava em abrir o motor...
sugiro perguntar qual o valor que dava de compressao no teu... a mim até mostraram o grafico de cada cilindro e tudo...estavam mesmo convencidos que estava baixo...

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #12 em: 01 de Abril de 2012, 13:27 pm »
Infinity, antes desse episódio na auto-estrada,  já tinhas notado alguma coisa de anormal no comportamento do motor?

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #13 em: 01 de Abril de 2012, 15:47 pm »
Por uma "motor" desses nas mãos de Manel GT faz-me imensa confusão! O meu 1.5dci eu não metia.. preferia pagar mais qualquer coisa do que correr riscos de ser enganado, que parece-me que é o caso!

Mas também não sou muito entendido nisso.

De qualquer forma, faz o que já disseram aqui.. pergunta qual era os valores. Se ele tiver a enganar-te chama um reboque.

Offline infinity

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 02 de Abril de 2012, 16:31 pm »
Antes de mais quero agradecer vos pela vossa ajuda!

De facto nao havia sintomas de nada antes de acontecer isto!

Eu por norma (se calhar erradamente) em tudo na minha vida gosto de confiar nas pessoas até prova em contrário!

Os valores de compressao eram entre os 9/12 que ele me disse e o normal segundo ele seriam 22!

So hoje ao final do dia é que vou saber mais pormenores mas eu ja estive a ver o motor!

De facto os cilindros onde andam os pistons tem um calo em cima perfeitamente visivel e ao passar o dedo nota-se! O bi massa tb tem bastante folga!

Migos aquele motor parece ter alguns 400000km! Mas e impossivel que os tenha! Eu ja vi o historico dele na renault e a carrinha esteve na revisao dos 90000km pouco antes de eu a comprar e sempre foi la assistida... Para além disso o interior da carrinha está impecavel o que nao,me leva a acreditar em tal kilometragem!

Começo a acreditar na versao inicial do mecanico que diz que a carrinha deve ter levado algum esquentamento (algum tubo de agua que rebentou eventualmente) antes do anterior dono a vender... Isso provocou destemperamento do aço e a carrinha teve a partir daí um desgaste anormal!

Logo que tenha mais informações vou escrevendo aqui!

Abraço a todos!