Autor Tópico: Laguna 2006 (2.0 DCI 150 cv ) custa a pegar  (Lida 248238 vezes)

Offline Jorge Carreira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Moita
  • Garagem : Grand Snenic II 2.0DCI OUT2006
Re: Laguna 2006 (2.0 DCI 150 cv ) custa a pegar
« Responder #330 em: 17 de Dezembro de 2013, 23:09 pm »
Ja agora o que te disseram na marca, para achares que te estão a enganar?

em primeiro lugar fazia como o alvaro, fazia um teste de compressão. Se queres passar já  às soluções, troca já as velas para 7v.
Mas pelo teu comentário, não gostastes de nenhuma solução que te deram até agora.

E já agora podes deixar o sr de  lado.  :wink:

Boa noite caracol

Quando me referi que me sentia enganado, foi em relação a outros carros, outra marca, não a renault....
Quando existiam problemas, a impressão que dava, é que estavam a fugir das responsabilidades....
E fui "escaldado" em algumas situações....

Offline Jorge Carreira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #331 em: 18 de Dezembro de 2013, 22:45 pm »
Boas rapaziada.......

Fui hoje á oficina onde mudei as velas, e confirmado....
Quando colocaram as novas, eram de anel branco. Não foi efetuada qualquer alteração na configuração do carro, e por isso elas pifaram...

Na ofina onde fui, que têm a máquina/programa da Renault ( acho que se chama CLIP ou algo parecido), não dá/conseguem fazer a alteração necessária......

Já está marcado. Amanhã entra no concessionário da Renault.....

A diferença, é que na oficina a montagem das velas custou cerca de 100€, na renault, conforme o Sr carvalho, passa dos 300!!!
Que remédio!!!

Depois dou noticias..
Cumprimentos

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #332 em: 18 de Dezembro de 2013, 22:50 pm »
falavas para a caçoilauto que fazia te isso .... voces não leem os topicos / mensagens

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #333 em: 19 de Dezembro de 2013, 11:11 am »
Boas
Pois, agora podem dizer, "porque nao foste  à oficina x, y etc".

Mas tal como disse mais atrás, eu antes de pôr as velas de 7v, fui a um agente Renault em Sintra e à Bosh Car Service Servidiesel, a ambos me disseram que se fossem eles a fazer o trabalho, limitavam-se pura e simplesmente a trocalas...(claro que quem está na Recepcao Renault nao pode saber tudo) que nao tinham conhecimento de alguma reprogramacao. E eu assim fiz, dessa vez. Claro que se queimaram, mas eu andei mais de um ano pensando que nao.

Cumprimentos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #334 em: 19 de Dezembro de 2013, 23:02 pm »
alvaro, eu respondi ao user anterior ;) e não a ti

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #335 em: 20 de Dezembro de 2013, 10:25 am »
Certo, Artur.
Foi só para esclarecer alguns users, que nao se dao ao trabalho de ler as paginas anteriores.

Cump.tos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Jorge Carreira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #336 em: 20 de Dezembro de 2013, 22:09 pm »
Boa noite.

Fui hoje à Renault buscar a carrinha.

Explicaram-me que foi efetuada a colocação de 4 velas, conforme uma nota técnica da renault, que implica a reprogramação.

Disseram-me também, que nestes motores, é "normal" que o arranque demore mais um pouco que noutros motores. Têm situações em que  "problema" surgiu aos 30 mil Kms. Disseram-me que é devido a este motor ter uma taxa de compressão muito inferior ao normal (cerca de 30% a menos que o 1.5 dci, por exemplo). para o tornar mais duradouro....

Situações em que o proprio motor perde compressão, também já tiveram... (mas a mercedes também, digo eu....que conheço um caso).

A taxa de compressão do meu,já não é a mesma de que quando era novo ( mas acho que é normal com 130 000Km).

Agora é aguardar...por novos capitulos.....ou a continuação deste...

cumprimentos

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #337 em: 20 de Dezembro de 2013, 22:26 pm »
Agora vai ficar bom! Fala a experiencia...

Quanto à compressao, é verdade que este motor foi construido propositadamente com uma taxa de compressao (compression ratio) mais baixa que a maioria dos outros motores, sendo isso para favorecer a duracao do material, tal como te disseram.
Por esse motivo, quando arranca, nao é tao energico/explosivo como os outros diesel.

Cumprimentos

Offline NunoMaria

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Prior Velho
  • Garagem : Laguna 2.0dci 2006
« Responder #338 em: 24 de Janeiro de 2014, 16:31 pm »
Acho que ja perguntei mas ninguem me respondeu ao tirar a vareta do oleo no meu sai fumo branco

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #339 em: 24 de Janeiro de 2014, 18:00 pm »
Se leres as paginas anteriores, vais ver que tambem se fala disso.
O meu deita vapores pela tampa do oleo.
Sempre deitou!

Offline Jorge Carreira

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #340 em: 26 de Janeiro de 2014, 20:01 pm »
Um mês depois de terem sido substituídas as velas e efectuada a reprogramação, tudo ok.....
Espero que assim continue....

Um abraço a todos

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #341 em: 18 de Fevereiro de 2014, 21:48 pm »
voltando a trazer este tópico à tona. a ler em fóruns estrangeiros surgiu no meio de algumas conversas que o problema da falta de compressão pode ser da camisa do pistão ficar vidrada... eu sempre pensei que a camisa do pistão deveria ser o mais lisa possível, mas parece que isso não é bem verdade, ela deve ter micro-saliencias onde fica o óleo que lubrifica os segmentos.

por isso o problema pode não ser do motor em si mas do tipo de óleo usado e da condução que é feita.

e agora uma pergunta para os mais entendidos (caçoila chamado à recepcão :laugh:). caso seja esse o problema é possível diagnosticar sem abrir o motor?

e como resolver?
os aditivos de limpeza de depósitos no motor podem resultar? falo por exemplo do produto que a renault usa para quando um motor agarra. segundo disse o artur uma vez esse produto é um dos melhores a descarbonizar o motor. existem outros como por exemplo o da liqui-molly: http://www.liqui-moly.pt/liquimoly/produktdb.nsf/id/pt_5200.html?Opendocument&land=PT

solução mais a fundo será abrir o motor e retirar os resíduos fisicamente? falo do uso de uma "honing tool" (http://www.brushresearch.com/cylinder_hones.php).
usar esta máquina e substituir os segmentos será suficiente?

Já li também que caso o problema ainda esteja no inicio que uma grande estirada a fundo pode ajudar a resolver. o aumento da temperatura do motor ajuda a soltar os depósitos.

e voltando às causas. este problema parece só aparecer nas versões de 150cv sem FAP. ora como o Artur já referiu atrás esta versão usa o oleo 5W40, ao passo que as versões com FAP usam o 5W30 low sap's. deduzo que o melhor será passar a usar o 5W30 sendo essa uma das poucas variáveis nestes motores.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #342 em: 19 de Fevereiro de 2014, 22:21 pm »
depois de mais alguma leituras... se o problema a for a chamada "glaze" que não é mais do que contaminantes (carvão, etc) pode ser possível resolver sem abrir o motor.  a meu ver pode haver 2 soluções independentes, ou até realizar as duas coisas ao mesmo tempo. Falo de um aditivo a ser colocado no óleo e outro directamente para a admissão para remover os depósitos na parte de cima do motor.

exemplos:

aditivo na admissão

Subaru Upper Engine Cleaner SA 459

Terraclean Fuel and Post Combustion Decarbonizer

aditivo ao oleo

LIQUI MOLY Engine flush

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #343 em: 19 de Fevereiro de 2014, 23:06 pm »
Isso não é o mesmo que fazer uma descarborização ou lá o nome que tem?

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #344 em: 20 de Fevereiro de 2014, 00:44 am »
Rodinhas, é isso mesmo. Agora eu queria saber qual a melhor para retirar a contaminação da parede do cilindro. É que no youtube tem muita gente a fAzer a descarbonizacao a deitar água aos poucos na admissão.

Um post que user me mandou por pm

Boas!!Sou novo ca no forum,mas esse problema na minha laguna ja é velho :sad:.No inicio começou por pegar mal só de manhã,depois durante o dia pegava bem,ultimamente o prolema tem-se agravado, quase sempre pega mal. das velas nao é que já foram substituidas (coloquei as velas ,ficaram desligadas devido a ter de ir á renault fazer a reprogramação, e pegou normalmente sem as mesmas, o que me leva a pensar que o problema nao é derivado daí. )Há um tempo atrás devido a uma avaria no travão de estacionamento fiz o diagnostico para eliminar e apareceu avaria na vavula de admissão. vávula essa que interfer ao ligar e desligar o motor(um sintoma que é habitual acontecer no meu caso o motor ao desligar estremesse mais do que o normal). será que já apareceu essa avaria(na vavula) a alguem?... de momento não sei bem o que fazer pois existem várias hipoteses de anomalias para que aconteça o problema referido... se souberem algo agradeço que comuniquem... obrigada :huh: