Autor Tópico: Instalação de xenon original clio III  (Lida 57215 vezes)

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #45 em: 13 de Fevereiro de 2017, 17:39 pm »
DEPO é melhot que TYC, mesmo que ambas sejam artigos de 'concorrência'

apsear de ser de marca diferente comprei umas novas da DEPO para um corsa C com regulação eletrica e ficou tudo a maneira encaixou tudo , e no carro até parece que são de origem :)

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #46 em: 13 de Fevereiro de 2017, 18:27 pm »
Do material DEPO que já vi, no caso de opticas o encaixe é perfeito como uma original. A grande diferença é no espelho que se nota que está muito longe de um original. Numa que tive notava-se que concentrava muito a luz num ponto em vez de espalhar por todo o "comprimento" do feixe.

Já outro material tipo pára-choques e afins, a qualidade deixa muito a desejar. No inicio está muito bem mas passado 2 ou 3 meses notava-se que os únicos sítios onde o material não ficava todo descaído era na zona dos apoios... Depois ficavam umas gretas muito más entre o pára-choques e os farolins (no caso da frente)...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #47 em: 13 de Fevereiro de 2017, 22:54 pm »
Os esquemas dizem se é para volante à esquerda ou à direita, depois há que ver se não tem uma particularidade qualquer, que não se aplica em todas as situações.
Esse relé pode ser comum aos dois faróis ou então é a alimentação para o regulador de altura por exemplo.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Clio III
« Responder #48 em: 14 de Fevereiro de 2017, 02:25 am »
Do material DEPO que já vi, no caso de opticas o encaixe é perfeito como uma original. A grande diferença é no espelho que se nota que está muito longe de um original. Numa que tive notava-se que concentrava muito a luz num ponto em vez de espalhar por todo o "comprimento" do feixe.

Já outro material tipo pára-choques e afins, a qualidade deixa muito a desejar. No inicio está muito bem mas passado 2 ou 3 meses notava-se que os únicos sítios onde o material não ficava todo descaído era na zona dos apoios... Depois ficavam umas gretas muito más entre o pára-choques e os farolins (no caso da frente)...
apsear de ser de marca diferente comprei umas novas da DEPO para um corsa C com regulação eletrica e ficou tudo a maneira encaixou tudo , e no carro até parece que são de origem :)

Se tudo correr bem já tenho o problema das óticas resolvido. Hoje comprei um par de oticas usadas com tudo completo. Foi o negócio oportuno no timing certo e a um preço excelente. :dance: Vêm da Lituânia e conjuntamente com as óticas, vem também um regulador interior apenas com o botão de dimming da iluminação do tablier.  :assobio:

Dependendo do estado dos projectores ainda vou ponderar se faço o retrofit ou não do projector aftermarket.

Os esquemas dizem se é para volante à esquerda ou à direita, depois há que ver se não tem uma particularidade qualquer, que não se aplica em todas as situações.
Esse relé pode ser comum aos dois faróis ou então é a alimentação para o regulador de altura por exemplo.

Penso que não Tony, mas vou confirmar nos esquemas anteriores a esse relé para ver de onde vem o sinal de corrente para ele. Entretanto coloco aqui as imagens.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #49 em: 16 de Fevereiro de 2017, 18:18 pm »
Mais um pequeno avanço neste projecto. Depois de muita pesquisa e de muitas chamadas para sucateiras, lá descobri uma que poe especial favor, me vendeu algumas das fichas que necessito para a instalação dos niveladores. Arranjei as duas fichas para os sensores de nivelamento e para os motores das oticas. Foram provenientes de uma Laguna 3. Falta-me apenas uma ficha de 10 vias para a centralina. Se alguém quiser vender, ou souber onde arranjar agradeço a informação. Já percebi que comprar fichas na Renault é para esquecer. Das que precisava só vendiam a dos sensores e pela modica quantia de 49€.  Aqui uma foto das ditas cujas:

« Última modificação: 19 de Abril de 2018, 10:22 am por Martins SDI »

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #50 em: 18 de Fevereiro de 2017, 12:47 pm »
Se ajudar, esta é a ficha que preciso:

A referência que aparece em cima (243427Y015) será a referência da peça?
« Última modificação: 19 de Abril de 2018, 10:23 am por Martins SDI »

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #51 em: 18 de Fevereiro de 2017, 13:21 pm »
Relativamente à questão que coloquei anteriormente sobre a alimentação do médio no farol esquerdo, o esquema é bastante complexo, mas penso que já arranjei uma forma de pelo menos perceber se tenho a cablagem necessária para instalar tudo como de origem. Então é o seguinte:

Se existir sinal +12V no fusivel 5 ou 12, em principio bastará colocar um relé na posição C e depois instalar um fio directamente à ligação do médio na ficha do farol. Se não existir, fica tudo como está. Estive a verificar, e da forma como está tudo ligado com halogéneo, os farois DTO e ESQ têm exactamente a mesma protecção, por isso, também não deverá haver problema em ficar assim.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #52 em: 19 de Fevereiro de 2017, 18:13 pm »
Más noticias, não tenho pré instalação para xenon, e também não tenho pré instalação para lava-faróis:

Não existem terminais no local dos relés A,B e C nem no fusível 12. Existe apenas o fusível 5 porque é comum a outras partes elétricas.

Assim sendo, para os médios não vou mexer na instalação e para a bomba dos faróis terei de adaptar um relé.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #53 em: 19 de Fevereiro de 2017, 18:29 pm »
A forma mais fácil é deixares estar a instalação original  dos farois e adaptares só o necessário para acender os xenon, e quanto À bomba dos lava-farois liga À bomba do limpa-vidros, com um diodo, de forma que quando ligues para lavar o vidro da frente lave também os farois, e ficas com o problema resolvido sem grandes invenções.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #54 em: 19 de Fevereiro de 2017, 18:53 pm »
Sim, relativamente aos médios é o que vou fazer. A bomba vou colocar um relé para a bomba ligar apenas quando os médios tiverem ligados.  :wink:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #55 em: 19 de Fevereiro de 2017, 19:25 pm »
Sim, mas depois com é que o accionas? vais colocar um botão só para os mijas?

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #56 em: 19 de Fevereiro de 2017, 21:02 pm »
Estou a pensar em algo deste género:

Ou então trocar os sinais da bomba do para brisas e médios para não interferir com o xenon do médio ao ligar a bomba lava farois.
« Última modificação: 19 de Abril de 2018, 10:24 am por Martins SDI »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #57 em: 20 de Fevereiro de 2017, 02:23 am »
A ideia está correcta, mas julgo que vais ter que por  um diodo na mesma no fio que vem da bomba do lava vidros ou na ligação à massa, é indiferente. É que ao mandar ahus para o vidro de trás , a polaridade  da bomba é invertida e o relé pode ser acionado. Com o diodo, o relé só funciona quando o fio é positivo

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #58 em: 20 de Fevereiro de 2017, 11:04 am »
Bem pensado. 😉

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #59 em: 20 de Fevereiro de 2017, 13:08 pm »
Boas pessoal,

Estou a abrir este tópico porque estou com alguma dificuldade em encontrar uma ficha para a centralina de faróis do meu Clio 3. Já fui à Renault e disseram-me que essa ficha não é vendida separadamente, vendem apenas a cablagem do motor completa. Nas sucateiras ainda não consegui encontrar nada. E nas que encontrei não vendem a ficha separadamente da cablagem. Sei que esta ficha é compatível com os seguintes modelos desde que venham equipados com xenon de origem: Laguna 2 e 3, Clio 3, Megane 2, Modus, Scenic, etc.

Será que me conseguem indicar outro local onde esta ficha seja usada, para tentar encontrar um "part number" a partir do qual possa fazer encomenda na Renault? Se souberem de alguma ficha idêntica noutra marca também serve. 

Aqui vão umas fotos:

O mais parecido que encontrei foi esta no aliexpress:

https://pt.aliexpress.com/item/5-Sets-Female-Male-Electrical-Wire-Connectors-Plugs-1-8-AMP-10-Pins-Way-Connector-For/32763444919.html?spm=2114.16010208.99999999.264.jhlRqY

Mas parece-me ter os burados demasiado espaçados para encaixar nos pinos originais.

« Última modificação: 19 de Abril de 2018, 10:24 am por Martins SDI »