Autor Tópico: Instalação de xenon original clio III  (Lida 57244 vezes)

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Instalação de xenon original clio III
« Responder #105 em: 22 de Março de 2017, 11:44 am »
Está a correr muito bem.
Este de invenção, para que corra bem, antes da fase de montagem requer que se faça ensaios antes.

Com isto quero dizer que antes de teres passado para a fase de montagem devias ter feito um ensaio aos componentes todos, isto para evitar situações como o caso do lava faróis.
Pois andar a montar e desmontar parachoques é um grande pincel, quando se desmonta, deixa-se logo pronto para montar, assim vais ter que o desmontar de novo  :laugh:

Tony fiz todas as contas antes de comprar o material dos lava faróis. Mas uma coisa é ver o material e o para-choque em fotos,noutra é testar no local. As bombas que tenho davam perfeitamente para adaptar na parte superior do para choques, teria apenas de desbastar o suporte do para choques que aperta nas oticas e abrir o buraco para o aspersor. O meu problema foi o canto das oticas. Como as bombas são compridas, batem nas oticas por 0,5 cm... Desmontar o para-choque nem é o pior. 5 minutos e está fora. :wink:

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #106 em: 22 de Março de 2017, 11:56 am »
Onde se põe um "gosto"? :-D
E o motor da agua vedou?
Em relação aos mijas, já furaste o parachoques? Faz a duração quando tiveres mesmo a certeza qual aplicar!

Não podes pôr "like" mas podes sempre comentar, o efeito é ainda melhor. Sim vedou perfeitamente. Ainda não furei nada no para-choques para os mijas. Só o farei quando tiver 100% de certeza que tudo encaixará. Para já terei de aguardar pelo material.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #107 em: 22 de Março de 2017, 12:30 pm »
E mais um update: O sensor frontal já está instalado. Mas os faróis continuam a baixar para o mínimo após ligar a ignição. Deve faltar activar alguma função. A máquina Delphi do do meu colega não tem a função de ajustar o nivelamento ou activar o xenon para o Clio 3. Já fiz marcação, de tarde vou passar numa Renault para tentar fazer isso. Se alguém tiver alguma informação sobre o que é necessário activar agradecia.

Offline bruno065

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #108 em: 23 de Março de 2017, 09:48 am »
Esses faróis, não dá para regular com uma chave? Os do laguna, de xénon, podes regular para a altura "nominal" e a partir daí ele depois regula na estrada conforme a estrada/ carga. Será que os teus estão a ir para o mínimo ou para o nominal? Podes fazer o teste de tirar o regulador de trás fora, ligar os faróis e mexeres a ver se eles alteram a posição

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #109 em: 23 de Março de 2017, 13:48 pm »
Deve precisar de ser calibrado com a clip
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #110 em: 23 de Março de 2017, 14:13 pm »
Ontem passei na Renault. A centralina de farois e os sensores foram detetados com a Clip, mas os dois sensores estavam em erro, não deu para Calibrar. Disseram-me que poderia ser algum fio mal ligado. Ainda pedi para testarem as leituras, mas não estiveram para isso. Enfim, serviço Renault...

Já estive a rever todas as ligações e está tudo correto. Estive a ler a voltagem que chega às fichas nos pinos 1 e 5 e tenho 5V em ambas, pelo que, descartei eventual problema da centralina. Testei também as resistências em ambos os sensores (entre o pino onde entra o sinal positivo da centralina e o pino de saída do sinal do sensor). No traseiro tenho uma leitura de ~600. No frontal a leitura é 0. Penso que o sensor frontal está em curto-circuito.

Agora surge-me uma dúvida. Será que o módulo do sensor é igual nos meganes e nos Clios? Visualmente parece ser igual. Consigo arranjar um sensor de um Megane 2 usado. Se fossem iguais trocava apenas o módulo e aproveitava o meu braço.

Aqui os sensores do Megane:

e o do Clio:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #111 em: 23 de Março de 2017, 17:10 pm »
à partida poderão ser iguais mas Às vezes só para complicar a coisa trocam a posição dos fios entre modelos/marcas.

O que tens que ver com o multimetro é se os terminais têm as mesmas medições, nos dois sensores.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #112 em: 24 de Março de 2017, 11:29 am »
A acompanhar com atenção este tópico. Pretendo fazer o mesmo no meu Megane 2. Para já tenho a centralina de faróis e a cablagem frontal completa(que liga na UPC, centralina de faróis e faróis, etc). E mandei vir os dois sensores, mas infelizmente um veio "aldrabado" com os pinos partidos, portanto nada a fazer. Tenho de arranjar outro para substituir aquele e depois fazer a cablagem que liga os dois sensores.
A coisa anda em banho-maria por falta de tempo.

Parabéns pelo trabalho. Vou acompanhar até final.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #113 em: 25 de Março de 2017, 01:11 am »
à partida poderão ser iguais mas Às vezes só para complicar a coisa trocam a posição dos fios entre modelos/marcas.

O que tens que ver com o multimetro é se os terminais têm as mesmas medições, nos dois sensores.

Já comprei um sendor de um Laguna. A ficha e o formato são iguais, só muda a côr, a caixa é preta. Vamos ver se vai dar. As fichas que comprei são de um Laguna 3 e os fios estavam na mesma posição das do Clio 3, por isso, acho que deve ser tudo igual. Os valores de resistência é que não sei se poderão variar. Mas teoricamente, se houver alguma diferença, isso deverá ser compensado com a calibração, certo?

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #114 em: 25 de Março de 2017, 01:16 am »
Luis Nogueira, boa sorte com isso. É algo bastante trabalhoso, mas depois o resultado final compensa bastante. À medida que for montando vou colocando aqui o processo.

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #115 em: 25 de Março de 2017, 11:33 am »
Excelente trabalho  :smiley:

Estou curioso para ver como ficam a funcionar os lava-faróis sem ser os ditos "cornitos" :smiley:

Num Clio 2 francês já vi aplicarem o sistema de um Velsatis se não estou em erro e ficou muito bom
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #116 em: 25 de Março de 2017, 14:48 pm »
Por acaso não tens o link dessa aplicação? Também cheguei a ponderar esses do Vel Satis, ou mesmo os dos Lagunas 3.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #117 em: 28 de Março de 2017, 22:28 pm »
Bem pessoal, más noticias. Estive a testar o sensor traseiro com voltagem e cheguei à conclusão que afinal quem está morto é  o sensor traseiro e não o frontal (ou então poderão ser os dois, ainda não testei o frontal). Basicamente, os sensores tem 3 fios ligados: entrada de 5V, massa e sinal de saída (0-5V). Testei fazer leituras no sensor traseiro e independentemente de mexer com o braço a leitura de saída não muda, é sempre 1V. 

Até aqui tudo pacifico, visto que já comprei outro sensor de uma Laguna. Mas quando o recebi, deparei-me com um problema adicional. Descobri que os sensores têm ângulo de montagem, ou seja, o ângulo do sensor traseiro original do Clio é 0º, enquanto que, o que comprei é de 90º.  :angry: Experimentei montar o sensor do Laguna na perpendicular. Será que irá funcionar? Como não tenho Clip, amanhã terei de ir novamente à Renault verificar se os sensores já não estão em erro, para tentar calibrar os faróis.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #118 em: 28 de Março de 2017, 22:39 pm »
Aqui umas fotos:

Sensor original:

Sensor alterado:

Tive de alterar a bola de aperto na carroceria, aplicando a de metal do Laguna, mas o encaixe na carroceria ficou perfeito. Falta saber apenas se as leituras coincidirão com as originais... Se não funcionar lá terei de deixar 140€ na Renault...  :shocked:

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #119 em: 29 de Março de 2017, 00:44 am »
Onde arranjas esse material com tanta facilidade?
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe