Autor Tópico: Fumo branco nos diesel com FAP  (Lida 37149 vezes)

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
Re: Fumo branco nos diesel com FAP
« Responder #15 em: 13 de Janeiro de 2011, 12:50 pm »
a tua viatura tem o motor M9R , 150cv , sem fap .
faz a revisão de 20 mil em 20 mil ou anual .
fizes te a ultima em 28.06.2010 com 132 mil km .

Só um aparte , alguma vez te foi debitado o bloco hidraulico ( abs ) ? é que numa das facturas aparece lá debitado isso e se foi debitado , foi mal debitado , pois a viatura tem uma ots amarela de substituição gratuita desse bloco e está activa , acaba em 2011 se não estou em erro .

Ok Artur, obrigado pelo esclarecimento. Só não percebo como tenho no DUA os 127Kw.
Eu de facto estive na Renault por essa altura, mas ela já contava com 139M km e não 132. Eu comprei-a em Abril 2010 com 136M.
Eu fui lá porque ela vibrava muito ao desligar e acabou por se verificar ser de 2 apoios de motor, o central e um lateral e ainda mudaram o corpo da borboleta. Tudo isto estava contemplado na garantia e não me foi cobrado nada. E nunca me falaram em bloco hidráulico. A única coisa que paguei, foi um diagnóstico que pedi para fazerem, que não acusou nada.
Já me apareceu uma vez, foi a msg para verificar o airbag, mas como não está na garantia, vou ter que esperar um pouco.

Offline JMendes

• 1.0 SCe
  • *
  • Olá
  • Garagem : Laguna III Break eCo2 1.5 Dci Confort
« Responder #16 em: 10 de Agosto de 2013, 17:01 pm »
ja vi muitos a serem regenerados via clip ( e demora um bom bocadooooooooooooooo )
e já vi alguns que só a segunda regeneração é que se safou ....

Olá Artur, poderia explicar-me como é que eu posso "regenerar via clip"?
Eu tenho uma - Laguna III 1.5 DCi 110CV   (KT0A 81Kw)  - VF1KT0A0640612400
com 100.400 Km

Não sei se tem FAP, mas desconfio que sim...
Ontem o motor parou depois de andar apenas 4 ou 5 Km, e já não voltou a pegar...

Não acende nenhuma luz avisadora, e quando ponho a chávena ignição faz os testes de inicio e dá OK.
As revisões têm sido feitas dentro do tempo certo, a ultima revisão foi há 6 meses com mudança de todos os filtros (pelo menos os que eu conheço)
A correia de distribuição está em bom estado...

Como disse, não sei se tem FAP, mas o que já consegui ver é que não sai absolutamente fumo nenhum pelo escape.

Consigo pôr o motor a trabalhar quando retiro a tampa do óleo... isso mesmo, a tampa por onde se mete óleo!
quando a retiro, consigo por o motor a trabalhar - para além de jurrar algum óleo, sai bastante fumo branco por ali!?!?...

No entanto no escape, não sai nada, nem aquece!

Se tiver FAP, presumo que seja por falta de "autorregenerações"... por isso, pergunto - como é que eu posso "regenerar via clip"?

Ou será que alguém me pode explicar o que é que está a acontecer com a minha Laguna?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #17 em: 10 de Agosto de 2013, 17:08 pm »
Não terás o catalizador completamente entupido??

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #18 em: 10 de Agosto de 2013, 20:42 pm »
não percebi :S o motor não trabalha e queres regenerar o fap ? :S

Offline JMendes

• 1.0 SCe
  • *
  • Olá
« Responder #19 em: 10 de Agosto de 2013, 20:51 pm »
não percebi :S o motor não trabalha e queres regenerar o fap ? :S
Sim, eu consigo por o motor a trabalhar quando tiro a tampa do óleo... parece estranho eu sei, mas é verdade... sai o fumo por aí e o motor trabalha (fumo branco..)

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #20 em: 10 de Agosto de 2013, 20:54 pm »
opá eu não percebo nada disto, mas sair fumo assim por ai não é bom sinal deve haver passagem durante a compressão, não?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #21 em: 10 de Agosto de 2013, 20:56 pm »
Sim, eu consigo por o motor a trabalhar quando tiro a tampa do óleo... parece estranho eu sei, mas é verdade... sai o fumo por aí e o motor trabalha (fumo branco..)

então se o motor não pega de forma normal e apenas com essa tampa aberta ( o que não tem qualquer tipo de logica ) não seria o ideal perceber o que se esta a passar , sei lá , talvez num mecanico ...... Em vez de andar a insistir ?

Offline JMendes

• 1.0 SCe
  • *
  • Olá
« Responder #22 em: 11 de Agosto de 2013, 08:26 am »
Não terás o catalizador completamente entupido??
Não, o fumo não chega ao catalisador... o tubo de escape à saída do motor nem aquece!

então se o motor não pega de forma normal e apenas com essa tampa aberta ( o que não tem qualquer tipo de logica ) não seria o ideal perceber o que se esta a passar , sei lá , talvez num mecanico ...... Em vez de andar a insistir ?
É isso mesmo que estou a fazer... estou com um mecânico a tentar perceber o que se passa... mas o mecânico que tem cerca de 30 anos de experiencia, nunca viu nada assim! Nem eu!

opá eu não percebo nada disto, mas sair fumo assim por ai não é bom sinal deve haver passagem durante a compressão, não?
Pois, esse é o meu medo! Mas, a verdade é que quando ponho o motor a trabalhar, ele roda bem, certinho...
o que é estranho também, é que não tenho acelerador... por mais que carregue no acelerador, o motor não passa da mesma rotação...
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 02:11 am por rodinhas »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #23 em: 12 de Agosto de 2013, 02:08 am »
Nesse caso e se o escape não aquece, a primeira coisa que eu fazia, era na junção junto ao catalizador ( se houver ) ou noutro ponto mais junto ao motor, e ver se ao rodar o motor (não é preciso por a trabalhar), se sentia o ar dos cilindros a sair.

Para tentar ver se há alguma obstrução de gazes na tubagem, ou se não serão as válvulas de escape que por alguma razão tenham ficado fechadas.
Mas também não percebo como é que o consegues por a trabalhar com a tampa do óleo aberta, é que é muita compressão a ter que sair por ai.

Ah, e de certeza que o motor está a trabalhar certinho, quando tens a tampa aberta?

« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 02:28 am por rodinhas »

Offline JMendes

• 1.0 SCe
  • *
  • Olá
« Responder #24 em: 12 de Agosto de 2013, 09:18 am »
É verdade, por mais incrível que pareça, trabalha certinho...
De facto não sai ar nenhum do motor. Eu desliguei o tubo de escape á saída do coletor, e não sai nada...
Será mesmo das válvulas? O que as faria ficar fechadas?
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 12:28 pm por carlosjcm »

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #25 em: 12 de Agosto de 2013, 13:36 pm »
Sinceramente não entendo nada do que estas a descrever.

Nada têm significado lógico nessa história da tampa.

Quais válvulas ??? se as valvulas de escape estiverem fechados o carro não trabalha..... quanto mais ainda trabalhar certinho :laugh:

Offline Alex Bento

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Morelena
  • Garagem : Renault Mégane II 1.5 dCi 80/82cv 3P
« Responder #26 em: 12 de Agosto de 2013, 19:19 pm »
Tira o sistema de escape todo (desde a saída do turbo até às ponteiras e desmancha depois tudo em secções, ligadas por juntas que têm parafusos). No FAP, que está completamente entupido pela tua descrição, aponta com uma pistola de uma máquina de lavar à pressão no sentido contrário ao fluxo de ar. Vai sair calhaus de carvão e água muito suja. Passa a pistola também pelo resto do sistema de escape. ATENÇÃO AOS SENSORES E A TUDO O RESTO QUE SEJA ELÉCTRICO/ELECTRÓNICO.
Quanto ao incrível acontecimento de o carro trabalhar quando tiras a tampa do óleo, isso significa que o ar está todo a passar por onde não devia, ou seja, já não tens segmentos!
Isto é o infeliz diagnóstico de alguém que está a estudar engenharia mecânica e que até tem alguma noção de como trabalha um motor automóvel.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #27 em: 12 de Agosto de 2013, 19:31 pm »
é preciso dizer o que estudas para ser credivel ? é que sinceramente e desculpa me a honestidade já vi tanta bacorada tua pelo forum fora que sinceramente ponho em duvida o que andas a aprender na escola ....

Essa de lavar o fap com agua a pressão é para acabar de o matar .... há liquidos proprios para esse efeito

se já não tivesse segmentos, nunca na vida iria pegar .....

mas se é isto que andam a ensinar nas escolas, tudo o que vi e aprendi até hoje está errado

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #28 em: 12 de Agosto de 2013, 21:15 pm »
Ó alex, desculpa lá mas só mandas bitaites...capazes de induzir completamente em erro alguem que venha aqui colocar uma duvida, e depois pronto...sais da conversa e mandas mais um bitaite noutra duvida.

Afinal como é??  :laugh:
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #29 em: 12 de Agosto de 2013, 23:54 pm »
E de morrer a rir com a lavagem do fap .

Alex já agora fiquei na dúvida : lavo o Fap com quê ? Só água ou algum produto em especial ??

Já sei acho que tendo em conta as temperaturas que atinge dentro do fap , vou usar uma embalagem de "FORZA" para tirar as gorduras tal como num forno dum fogão. :laugh: