Autor Tópico: DRL no Clio III  (Lida 39991 vezes)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: DRL no Clio III
« Responder #30 em: 17 de Maio de 2015, 06:50 am »
Agora depende muito da habilidade para fazer a coisa e o grau de perfeição pretendido.

Se não te sentes À vontade para fazer as coisas mais vale fazer como o rui disse, entregar a quem sabe ;)
Nos aqui só queremos que isso fique bem instalado e tu fiques com isso impecável e que depois não aconteça o que o artur disse  :laugh:

então descarnar o fio um pouco mas depois fica de fora e isso não.

Qualquer gajo percebe que ao descarnar o fio para colocar um terminal ou soldar lá o fio depois vai ter que o isolar bem.... digo eu :|
Sim tanto faz, ser do minimo direito como do esquerdo.
Sim, o terminal tem uma mola que faz com que não saia da ficha, tens é que descobrir como desarmar a dita mola, normalmente costuma haver um pequeno espaço entre o terminal e a ficha, e com a ajuda de uma agulha consegues desarmar a mola.

Como já tinha dito e volto a frisar, se não te sentes à vontade para fazer isto é sempre preferível entregar a quem sabe, para depois no fim conseguires por o carro a andar ;) e as luzes a acender.

Já agora...
Já agora explica lá como é que vai ser feita essa ligação dos DRL, vai um fio aos minimos e como é que é feita a alimentação deles? liga directamente à bateria, ou vai ter que ser ligado a um pós-ignição?

Offline Artur_Barreto

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portalegre
  • Garagem : Renault Clio III Dynamic S
« Responder #31 em: 17 de Maio de 2015, 11:09 am »
pois foi agora mesmo experimentar e surge outro problema, se ligar directamente a bateria estão sempre ligadas  :lipsrsealed:
o que tenho que fazer, comprar um módulo ou alimentar por outro sitio? liguei o fio branco a ficha e quando ligo os mínimos não desliguem estão sempre ligadas.

Quanto a ligação aos mínimos estou em pensar em colocar um bocado de fio de cobre e colocar junto ao fio, depois isolo. Experimentei agora com o multímetro em voltagem ~V para ver havia passagem de corrente no fio que instalei e o preto coloquei no massa da bateria e quando dou pelo espanto  :shocked: que lá se foi outro fusível.. o que será? :sad:     

Xmarine

• Visitante
« Responder #32 em: 17 de Maio de 2015, 11:27 am »
A medir tensões DC com o multimetro em AC?

Ligações com fio unifilar das casas?

Puxadas de bateria sem protecção?

Fusiveis queimados...?

Fazer experiencias em fios de unidades de controlo sem saber minimamente o que está a fazer?

Ok..... acho que o unico que tem razão aqui é o Artur...

cheira me que depois de montares isso, vais necessitar de um eletrecista para o carro andar outra vez ....

Agora vais dizer que o meu post é inutil que nada adianra e que nao estou a ajudar em nada, bla bla bla

Eu até ajudava. Mas do que vi, não sabes nem o básico de electricidade auto nem o básico de usar um multimetro. O pessoal já te deu dicas úteis que tu nem percebeste patavina...
Posto isto...a melhor ajuda que te posso dar é aconselhar-te a levares o carro a um electricista antes que faças m**** ;)

Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 11:36 am por Estique La Pisse »

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #33 em: 17 de Maio de 2015, 11:40 am »
pois foi agora mesmo experimentar e surge outro problema, se ligar directamente a bateria estão sempre ligadas  :lipsrsealed:
o que tenho que fazer, comprar um módulo ou alimentar por outro sitio? liguei o fio branco a ficha e quando ligo os mínimos não desliguem estão sempre ligadas.

Quanto a ligação aos mínimos estou em pensar em colocar um bocado de fio de cobre e colocar junto ao fio, depois isolo. Experimentei agora com o multímetro em voltagem ~V para ver havia passagem de corrente no fio que instalei e o preto coloquei no massa da bateria e quando dou pelo espanto  :shocked: que lá se foi outro fusível.. o que será? :sad:     

3.....
2.....
1....

:blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup: :blowup:

Offline Artur_Barreto

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #34 em: 17 de Maio de 2015, 12:12 pm »
hehehe..... queres ver Artur começa a explodir  :grin: então eu fiz a ligação e não deu qualquer problema ??!!
Calma com vocês.

(Estique La Pisse) Volta a ler bem desde do inicio do post, também não é preciso ir a um electricista para me montar as DRL hehehehah, Atenção só queimei uns fusíveis  :wink:

Estou a ver que é melhor entregar o trabalho a que perceba.
Antes de mais para fechar este tópico queria agradecer pela ajuda prestada.
Cumps

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #35 em: 17 de Maio de 2015, 13:02 pm »
A medir tensões DC com o multimetro em AC?

Este exemplo não "queima" nada, apenas resulta em medições sem nexo.
O pior foi ter tentado medir qualquer coisa com o multimetro no modo de medição de corrente (A) seja AC ou DC. Isto é o mesmo que pegar num fio, encostar as pontas a 2 sitios diferente e de repente temos um belo curto circuito.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #36 em: 17 de Maio de 2015, 13:39 pm »
Sim, claro que sim... mas isso apenas demonstra que o rapaz devia ter estudado o básico de electricidade e do funcionamento do multimetro.

Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.

Offline pjrcampos

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
« Responder #37 em: 17 de Maio de 2015, 14:57 pm »
Eu nunca te mandei medir corrente. Se o fizeste, não foi por eu te ter dito. Eu disse para medires tensão. Tenho um princípio básico quando tento ajudar alguém aqui, e que é falar apenas quando sei o que estou a dizer. E neste caso, como a electricidade faz parte da minha profissão, e o multímetro é uma das ferramentas de trabalho, acho que te expliquei o que tinhas de fazer. E quando te Aconselhei a ligar no fio dos mínimos, foi precisamente porque percebi que não eras mestre em electricidade, e assim corrias menos riscos de fazer asneira, do que ir mexer numa caixa cheia de fios...
Esse kit deve vir com um módulo de comando, que tem uma alimentação (+ e -), que normalmente já traz um fusível de protecção. Se nao tem, nunca devias ligar nada directo a bateria, e colocar um. O modulo detecta que o carro está a trabalhar, pois quando tal acontece, o alternador eleva a tensão para perto dos 13,7 VDC, superior aos 12VDC da bateria com o carro desligado. É assim que funcionam esses módulos. Têm depois um outro fio que se liga nos mínimos para desligar ( ou em alternativa fazer dimming, consoante o modulo) as DRL. Se te enganares, e ligares esse fio ao positivo em vez do +, então acontece o que dizes, que é as luzes ficarem sempre ligadas.
Mas de facto, perante tudo o que foi dito e aconteceu, quando não sabemos, devemos tentar ouvir (ou ler) com muita atenção os conselhos, ou então, não inventar, e pedir a quem sabe, para evitar acidentes desagradáveis.
Desejo-te sorte...
Abraço

Xmarine

• Visitante
« Responder #38 em: 17 de Maio de 2015, 15:04 pm »

(Estique La Pisse) Volta a ler bem desde do inicio do post, também não é preciso ir a um electricista para me montar as DRL hehehehah, Atenção só queimei uns fusíveis  :wink:

Precisamente por ter lido desde o inicio é que acho que deves ir ;)

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #39 em: 17 de Maio de 2015, 15:19 pm »
Drl em carros que não tem de origem é uma mariquice :) cuidado com as invenções, eu não dormia descansado com essa fiarada que prai anda
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Xmarine

• Visitante
« Responder #40 em: 17 de Maio de 2015, 15:43 pm »
Acho que há uma maneira muito mais interessante de meter DRL num carro como o clio 3. Tipo VW golf, com os maximos ligados a 5v.

Esses led's DRL em carros que não tragam de origem, normalmente fica horrivel.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #41 em: 17 de Maio de 2015, 15:53 pm »
(...) Se te enganares, e ligares esse fio ao positivo em vez do +, então acontece o que dizes, que é as luzes ficarem sempre ligadas.
(...)

Não confundam mais o rapaz  :laugh:

Por alguma razão eu perguntei como é que ia ser feita essa ligação dos drl, pois estava mesmo a espera de que ia acontecer algo do género de ficarem sempre acesas caso não tenha o dito modulo, ou este ficasse mal montado.

Offline Artur_Barreto

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #42 em: 17 de Maio de 2015, 16:59 pm »
PRONTO JÁ CHEGA OK!?

No entanto vou monta-las na Renault, mas (Tony do atrelado) é preciso o módulo ou não??
Se calhar com o módulo não há tanto prigo com ligações manhosas ou não? 

Xmarine

• Visitante
« Responder #43 em: 17 de Maio de 2015, 17:05 pm »
Na renault montam material não vendido por eles e já mexido? Ok...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #44 em: 17 de Maio de 2015, 17:41 pm »
PRONTO JÁ CHEGA OK!?

menos .... muito menos ....