Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
17 de Abril de 2026, 05:18 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Instalar sensores laguna 1
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
2
[
3
]
4
5
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Instalar sensores laguna 1 (Lida 20031 vezes)
ricardocastro
Aproveitar o intervalo da vida...
0.9 TCe
Localidade: ermesinde
Garagem : Renault Megane Break 1.5 dci
Re: Instalar sensores laguna 1
«
Responder #30 em:
07 de Janeiro de 2016, 12:26 pm »
pelo que pesquisei existe uma ficha por baixo da manete das velocidades, chamado de interruptor de luz de marcha atrás.
mas sem duvida que tenho de levar a um eletricista
Registado
ricardocastro
0.9 TCe
«
Responder #31 em:
07 de Janeiro de 2016, 17:21 pm »
pessoal preciso urgente que alguém me diga qual a relé ou se é fusÃvel e relé que faz funcionar o climatronic; é que com este tempo faz muita falta e o meu eletricista só pega no carro na segunda.até lá tenho de perceber o que faz ligar o climatronic se apenas relé ou as duas coisas relé e fusÃvel e a sua localização. obrigado
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #32 em:
07 de Janeiro de 2016, 22:05 pm »
Verifica os fusÃveis com um multÃmetro ou coisa do género, pois nem sempre o filamento desaparece, mas fica queimado na mesma.
Depois verifica os do compartimento do motor.
Depois, o mais certo é teres ligado os sensores utilizando dois positivos, o da marcha atrás e o dos mÃnimos, e só funciona porque acaba por fazer massa na mesma através do circuito da marcha atrás até chegar ao fusÃvel.
Depois fica a dica para futuro, massa, liga-se sempre À chapa e não aos fios que possam estar nas fichas, pois assim eliminas uma hipótese de fazer merd@ como foi o caso.
Depois por fim, considera um multÃmetro ou um busca-polos o melhor amigo do electricista da c*na.
O que devias ter feito, era encontrar o fio que leva corrente À lampada de marcha atrás, depois ligavas o positivo dos sensores a esse fio, e a massa dos sensores directamente no terminal de massa (diga-se um parafuso que aperta na chapa do carro e onde está também o fio que faz a massa dos farolins) que se encontra por baixo da alcatifa lateral da bagageira ou por ai perto.
Se tivesses feito as ligações desta maneira tão simples, não tinha acontecido isso
Registado
ricardocastro
0.9 TCe
«
Responder #33 em:
07 de Janeiro de 2016, 23:24 pm »
Sls obrigado pela ajuda. Mas eu fiz exactamente isso, e com muita calma. Neste carro em questão está uma ficha no lado direito da mala onde nessa ficha esta ligada toda a cablagem para os farolins da mala, quando a mala que são em separado dos laterais, se é que me faço entender. E nessa ficha o positivo da marcha atrás são dois fios da mesma cor que estão num só terminal,descarnei apenas um pouco pata fazer contato e tudo ok, mas de um momento parao outro deixei de ter no farolim da mala onde ae encontra a luz de marcha atras e farol de nevoeiro, deixei de ter luz, e apartir desse momento quando ligo os minimos ou medios é que tenho sensores a funcionar, o que eu refiro é que ouve um momento em qie devo ter encostado o busca polos em agum contato da ficha que deu chispa, e se tera sido disso que provocou está perda de luzes de marcha atrás e nevoeiro e o climatronic não ligar, uma pergunta o climatronic está protegido por fusÃvel ou posso ter corrido o risco de ter avariado?
Registado
luisnogueira
Moderadores
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Parede
Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
«
Responder #34 em:
07 de Janeiro de 2016, 23:59 pm »
Desculpa lá. Mas cada vez que falas do assunto, contas mais um bocadinho do que aconteceu. Conta lá tudo de uma vez e tira lá umas fotos a essa tal ficha que falas e onde ligaste e o que descarnaste, etc.
Quantos terminais tem essa tal ficha e que luzes existem na tampa da mala para além de nevoeiro e marcha atrás?
Registado
ricardocastro
0.9 TCe
«
Responder #35 em:
08 de Janeiro de 2016, 00:03 am »
Quando levantas a mala sobe tambem farolim de marcha atras e farol de nevoeiro. Sao dois fios ligados em um terminal. Mas a minha preocupação é o climatronic.e eu ja tinha referido isto tudo luis.
Registado
Xmarine
Visitante
«
Responder #36 em:
08 de Janeiro de 2016, 00:52 am »
O que me parece é que tens o modulo a fazer massa onde não devia...
Por isso, leva o carro a um electricista. Com sorte, ainda não queimou totalmente o modulo de comando do AC...
Sent from my french rubbish car with my german rubish car.
Registado
ricardocastro
0.9 TCe
«
Responder #37 em:
08 de Janeiro de 2016, 20:00 pm »
Pessoal hoje fui aqui numa zona industrial na minha zona onde tem uma oficina da Bosch dedicada a electricidade auto, esteve 3 horas em diagnóstico com o carro o electricista, fusiveis e relés tudo ok, desmontou o painel do AC e limpa os contatos faz o teste e tudo ok.
Registado
luisnogueira
Moderadores
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #38 em:
08 de Janeiro de 2016, 20:59 pm »
E o causador deste tópico? Ou seja...sensores de estacionamento, já trabalham com a marcha atrás? E as luzes de marcha atrás e nevoeiro, já trabalham?
Registado
ricardocastro
0.9 TCe
«
Responder #39 em:
09 de Janeiro de 2016, 00:25 am »
Sim ja trabalha...os sensores não foram ligados visto que já tinha de deixa o carro para o dia de amanhã é não posso estar sem o carro. Mas a dúvida mantenho, qu3 caraças se passou ali. Agora a massa ja percebi onde se faz, agora como os farolins sao separados, ou seja existe uma ficha que tem a cablagem toda para toda a iluminação, eu penso que fiz asneira foi mexer nessa ficha, pelo que percebi eu tenho que ir é a mala onde está a ficha que liga a luz de marcha atrás e farol de nevoeiro, engrenar e apanhar o positivo da marcha atrás, mas pelo sim pelo não vou deixar para o electricista.
Registado
luisnogueira
Moderadores
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #40 em:
09 de Janeiro de 2016, 10:25 am »
Mau! Então mas isso foi o que te disseram desde o inÃcio. Afinal onde foste ligar os sensores?
Registado
ricardocastro
0.9 TCe
«
Responder #41 em:
09 de Janeiro de 2016, 12:11 pm »
Eu liguei nessa tal ficha que se encontra do lado esquerdo da mala, uma ficha tipo "scart" onde está ligada a cablagem para toda a iluminação traseira e escova. Mas eu tenho é que encaminhar o cabo positivo da alimentação dos sensores para o positivo da ficha onde se encontra a lâmpada de marcha atrás, é pah quando nao se sabe mais vale estar quieto. E como eu engrenei e apanhei nessa ficha o positivo liguei lá, certo que é o positivo da marcha atrás mas faz mais alguma coisa. E aà nada pode ser ligada. Têm de ser ligada a ficha onde se encontra a liz de marcha atrás. (Positivo)
Registado
ricardocastro
0.9 TCe
«
Responder #42 em:
09 de Janeiro de 2016, 19:19 pm »
olhem aà pessoal as fichas que falo, a do fundo com o módulo das lâmpadas e a de cá apenas a ficha, estas sao as fichas que ligam ao módulo para a lampada de marcha atrás e nevoeiro, engrenando marcha atrás apanho numa destas fichas o positivo, duvida tanto faz em que terminal ligo o positivo?
Registado
luisnogueira
Moderadores
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #43 em:
10 de Janeiro de 2016, 12:08 pm »
Depois do que já te dissemos por cá, só me ocorre dizer...Sim, tanto faz. Faz de contas que é o totobola!
Registado
ricardocastro
0.9 TCe
«
Responder #44 em:
10 de Janeiro de 2016, 14:17 pm »
Registado
Imprimir