Autor Tópico: Instalar sensores laguna 1  (Lida 20041 vezes)

Offline ricardocastro

• Aproveitar o intervalo da vida...
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: ermesinde
  • Garagem : Renault Megane Break 1.5 dci
Re: Instalar sensores laguna 1
« Responder #30 em: 07 de Janeiro de 2016, 12:26 pm »
pelo que pesquisei existe uma ficha por baixo da manete das velocidades, chamado de interruptor de luz de marcha atrás.
mas sem duvida que tenho de levar a um eletricista

Offline ricardocastro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #31 em: 07 de Janeiro de 2016, 17:21 pm »
pessoal preciso urgente que alguém me diga qual a relé ou se é fusível e relé que faz funcionar o climatronic; é que com este tempo faz muita falta e o meu eletricista só pega no carro na segunda.até lá tenho de perceber o que faz ligar o climatronic se apenas relé ou as duas coisas relé e fusível e a sua localização. obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #32 em: 07 de Janeiro de 2016, 22:05 pm »
Verifica os fusíveis com um multímetro ou coisa do género, pois  nem sempre o filamento desaparece, mas fica queimado na mesma.
Depois verifica os do compartimento do motor.

Depois, o mais certo é teres ligado os sensores utilizando dois positivos, o da marcha atrás e o dos mínimos, e só funciona porque acaba por fazer massa na mesma através do circuito da marcha atrás até chegar ao fusível.

Depois fica a dica para futuro, massa, liga-se sempre À chapa e não aos fios que possam estar nas fichas, pois assim eliminas uma hipótese de fazer merd@ como foi o caso.
Depois por fim, considera um multímetro ou um busca-polos o melhor amigo do electricista da c*na.

O que devias ter feito, era encontrar o fio que leva corrente À lampada de marcha atrás, depois ligavas o positivo dos sensores a esse fio, e a massa dos sensores directamente no terminal de massa (diga-se um parafuso que aperta na chapa do carro e onde está também o fio que faz a massa dos farolins) que se encontra por baixo da alcatifa lateral da bagageira ou por ai perto.
Se tivesses feito as ligações desta maneira tão simples, não tinha acontecido isso ;)

Offline ricardocastro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #33 em: 07 de Janeiro de 2016, 23:24 pm »
Sls obrigado pela ajuda. Mas eu fiz exactamente isso, e com muita calma. Neste carro em questão está uma ficha no lado direito da mala onde nessa ficha esta ligada toda a cablagem para os farolins da mala, quando a mala que são em separado dos laterais, se é que me faço entender. E nessa ficha o positivo da marcha atrás são dois fios da mesma cor que estão num só terminal,descarnei apenas um pouco pata fazer contato e tudo ok, mas de um momento parao outro deixei de ter no farolim da mala onde ae encontra a luz de marcha atras e farol de nevoeiro, deixei de ter luz, e apartir desse momento quando ligo os minimos ou medios é que tenho sensores a funcionar, o que eu refiro é que ouve um momento em qie devo ter encostado o busca polos em agum contato da ficha que deu chispa, e se tera sido disso que provocou está perda de luzes de marcha atrás e nevoeiro e o climatronic não ligar, uma pergunta o climatronic está protegido por fusível ou posso ter corrido o risco de ter avariado?

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #34 em: 07 de Janeiro de 2016, 23:59 pm »
Desculpa lá. Mas cada vez que falas do assunto, contas mais um bocadinho do que aconteceu. Conta lá tudo de uma vez e tira lá umas fotos a essa tal ficha que falas e onde ligaste  e o que descarnaste, etc.
Quantos terminais tem essa tal ficha e que luzes existem na tampa da mala para além de nevoeiro e marcha atrás?

Offline ricardocastro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #35 em: 08 de Janeiro de 2016, 00:03 am »
Quando levantas a mala sobe tambem farolim de marcha atras e farol de nevoeiro. Sao dois fios ligados em um terminal. Mas a minha preocupação é o climatronic.e eu ja tinha referido isto tudo luis.

Xmarine

• Visitante
« Responder #36 em: 08 de Janeiro de 2016, 00:52 am »
O que me parece é que tens o modulo a fazer massa onde não devia...

Por isso, leva o carro a um electricista. Com sorte, ainda não queimou totalmente o modulo de comando do AC...

Sent from my french rubbish car with my german rubish car.

Offline ricardocastro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #37 em: 08 de Janeiro de 2016, 20:00 pm »
Pessoal hoje fui aqui numa zona industrial na minha zona onde tem uma oficina da Bosch dedicada a electricidade auto, esteve 3 horas em diagnóstico com o carro o electricista, fusiveis e relés tudo ok, desmontou o painel do AC e limpa os contatos faz o teste e tudo ok.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #38 em: 08 de Janeiro de 2016, 20:59 pm »
E o causador deste tópico? Ou seja...sensores de estacionamento, já trabalham com a marcha atrás? E as luzes de marcha atrás e nevoeiro, já trabalham?

Offline ricardocastro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #39 em: 09 de Janeiro de 2016, 00:25 am »
Sim ja trabalha...os sensores não foram ligados visto que já tinha de deixa o carro para o dia de amanhã é não posso estar sem o carro. Mas a dúvida mantenho, qu3 caraças se passou ali. Agora a massa ja percebi onde se faz, agora como os farolins sao separados, ou seja existe uma ficha que tem a cablagem toda para toda a iluminação, eu penso que fiz asneira foi mexer nessa ficha, pelo que percebi eu tenho que ir é a mala onde está a ficha que liga a luz de marcha atrás e farol de nevoeiro, engrenar e apanhar o positivo da marcha atrás, mas pelo sim pelo não vou deixar para o electricista.  :azn:

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #40 em: 09 de Janeiro de 2016, 10:25 am »
Mau! Então mas isso foi o que te disseram desde o início. Afinal onde foste ligar os sensores?

Offline ricardocastro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #41 em: 09 de Janeiro de 2016, 12:11 pm »
Eu liguei nessa tal ficha que se encontra do lado esquerdo da mala, uma ficha tipo "scart" onde está ligada a cablagem para toda a iluminação traseira e escova. Mas eu tenho é que encaminhar o cabo positivo da alimentação dos sensores para o positivo da ficha onde se encontra a lâmpada de marcha atrás, é pah quando nao se sabe mais vale estar quieto. E como eu engrenei e apanhei nessa ficha o positivo liguei lá, certo que é o positivo da marcha atrás mas faz mais alguma coisa. E aí nada pode ser ligada. Têm de ser ligada a ficha onde se encontra a liz de marcha atrás. (Positivo)

Offline ricardocastro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #42 em: 09 de Janeiro de 2016, 19:19 pm »
olhem aí pessoal as fichas que falo, a do fundo com o módulo das lâmpadas e a de cá apenas a ficha, estas sao as fichas que ligam ao módulo para a lampada de marcha atrás e nevoeiro, engrenando marcha atrás apanho numa destas fichas o positivo, duvida tanto faz em que terminal ligo o positivo?

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #43 em: 10 de Janeiro de 2016, 12:08 pm »
Depois do que já te dissemos por cá, só me ocorre dizer...Sim, tanto faz. Faz de contas que é o totobola!

Offline ricardocastro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #44 em: 10 de Janeiro de 2016, 14:17 pm »
 :happy: